Amigos, infelizmente mais uma vez algumas fotos foram perdidas no armazenamento gratuito.
A primeira vez foi no Imageshack que resolveu cobrar a hospedagem e quem não pagou perdeu a maioria das fotos.
Agora, parte das fotos armazenadas no TinyPic sumiram. Por sorte eu tenho as fotos no meu PC e vou reeditar a matéria do MODULO HEI EXTERNO, só que nesta reedição vou colocar apenas a parte final e funcional, omitindo os ensaios, as tentativas e os erros. Porém, se algum associado do fórum necessitar ou tiver dúvida poderei enviá-las por MP.
TOPICO DE ORIGEM: viewtopic.php?f=14&t=29634
MODULO HEI EXTERNO NA CHURRASQUEIRA
INTRODUÇÃO IMPORTANTE (DA ORIGEM):
Tenho visto algumas matérias aqui no fórum como a do Dutra e do Coy e algumas outras no Kadetteiros (C. Walter e Franchico), e no Google também achei módulos Hei de outra conformação também fora de confinamentos. Todos objetivaram minimizar um dos fatores de queima que é a temperatura.
Há alguns dias eu medi a temperatura da carcaça do distribuidor e ela estava em torno de 80ºC veículo estacionado e motor funcionando. Lembrando que a temperatura ideal de trabalho do motor é de 90 à 95ºC, o que justifica os 80ºC devido o distribuidor estar acoplado na torre do cabeçote. E isto me motivou a fazer a modificação que é reversível.
Se ocorrer aumento de tensão por problema do regulador de voltagem o acréscimo também deverá ser dissipado pelo transistor de potência do modulo. Então, 80º + xºC do trabalho normal com 14.3V + yºC do eventual excesso de tensão para 15 ou 16V... ‘era uma vez’
Mas, se houver um curto circuito, isto é, o fio positivo ‘triscando’ na massa/lataria irá detonar qualquer Marca: Delphi, Marelli, Thomson, Xing-ling.
Há uma variação enorme de preços desse componente no mercado: o MTE (R$79,00) que perde em qualidade para M. Marelli (R$90,00) e para o imbatível Delphi (R$192,00). Em algumas cidades o Delphi alcança R$250,00.
Mantendo o contato usual com a bobina impulsora e o fechamento do alojamento do Hei no distribuidor temos:

Com uma chave de fenda fina alavanque para cima no entorno até arrebentar os fios, pouco resistentes.
Depois de aberta da placa dissipadora, com um ‘alicatinho de corte’ elimine os fios ainda presos na carcaça e na placa, preservando os terminais fundidos na carcaça que serão utilizados.
No MTE, você encontrará uma ‘geleca de silicone’ na cavidade e envolvendo a placa; limpe-a como puder.

Utilize o terminal de uma bobina impulsora velha e compre um conector 2 vias para o sensor de temperatura (se pedir para o Hei, não encontra ). Se não tiver um conector da impulsora poderá ser usado um terminalzinho fêmea de 2,8mm de latão que funcionará perfeitamente. Nas eletrônicas da vida é fácil de encontrar.
Se você for trocar a bobina impulsora escolha Delphi e acompanhe a disposição do fio negativo e positivo.
Se a bobina que está usando não é da Delphi ou não tem certeza, terá que tirar tampa do distribuidor e identificar a cor do negativo para facilitar a preparação antecipada/etapas.


Com um multímetro, teste a continuidade entre os conectores machos e fêmeas, ou simplesmente siga as soldagens da foto.

O dissipador de calor e a ventoinha (cooler) são encontrados em lojas de artigos/acessórios de informatica. Este era um conjunto dissipador para o processador. Paguei em jan.14 R$12,00

A criatividade é sua. Furadeira, broca, parafusos. Suporte feito com sucata de alumínio.

O cooler sopra o ar pelas aletas saindo pelas laterais provocando arraste térmico. Se inverter o ventilador ele irá puxar o ar pelas aletas e deverá dar na mesma. Por mais que aqueça ao sol sob a churrasqueira a temperatura será menor que 55ºC ou 25 a 20ºC à menor que encostado ao distribuidor/cabeçote.



Acabou o divertimento a temperatura ao sair de casa para a cidade estava em 34ºC desligado. No caminho a temperatura desceu até 30ºC e se manteve por bom tempo e depois oscilou até 33ºC, desceu para 30ºC e cheguei em casa com 31ºC
E, supondo que o Hei queime por variação aguda da tensão, curto do positivo na lataria, vazamento de alta tensão para a massa.
Se acontecer na rua é possível voltar a configuração anterior, isto é, tira-se o distribuidor, desconecta a carcaça do Hei (by pass)... pega-se o Hei novo (pode ser até ching ling) do porta malas e instala no distribuidor e a extensão encaixa-se no novo sem problemas.
por waldir » Sex, 22/08/2014 - 19:41 PM
EM CONTINUIDADE À OBSERVAÇÃO DE COMPORTAMENTO DO MODULO HEI COLOCADO NA "CHURRASQUEIRA"
E AFERIÇÃO DE TEMPERATURA
Na tabela abaixo os apontamentos de temperatura num trajeto de 10Km ida e volta, sendo que após as 17:45 é sob congestionamento constante (ida e volta)

Com esta tabela chega-se à 3 conclusões que o HEI sob voltagem de 13,8V à 14,2V transfere ao dissipador 33 a 38ºC com picos de 40, 44 e 50ºC
1.0 - Considerando que encapsulado no distribuidor o HEI recebe do cabeçote 80ºC (medido anteriormente) ( + ) mais 50ºC de pico chega a atingir 130ºC que é próximo do limite de temperatura dos transistores de potência da MTE por exemplo. Por observação os da Delphi e Marelli devem aguentar cerca de 200ºC
1.1 - Porém, como já foi dito a temperatura não é a principal causa de queima dos módulos Hei, mas sim pode ser decorrente da tensão. O motivo principal é a tensão/voltagem acima dos 14,5V por falha do regulador de voltagem que é transformado em calor e dissipado pelo transistor de potência por um tempo, mas, certamente na faixa critica de trabalho.
2.0 - Pode-se trabalhar com o modulo Hei somente com um bom dissipador (sem cooler) que a temperatura na maior parte do tempo ficará aquém dos 80ºC do cabeçote
2.1 - Esta informação é válida somente para os módulos instalados na "churrasqueira"
2.2 - Os módulos instalados no compartimento do motor, com ou sem cooler trabalharão na maior parte do tempo próximo a 80ºC como foi demonstrado em tabelas anteriores, devido a ventoinha de arrefecimento do radiador agregar temperatura no dissipador dedicado ao HEI.
3.0 - O funcionamento do HEI com dissipador + (cooler ventilando) instalados na "churrasqueira" manterá a temperatura próximo a do ambiente externo e às vezes até 3ºC mais baixo. Isto é, mantida a tensão entre 13,5V à 14,3V. Acima disso mais calor será transferido ao dissipador que ainda poderá manter a "saúde" do Hei, até que outros componentes do circuito resistores smd e CI sejam danificados pela tensão alta.
Repetindo, causas de queima do HEI
1 - Voltagem acima de 14,5V
2 - Vazamento de alta tensão da bobina de ignição para a massa entrando pelo negativo do HEI (inclusive testando INOCENTEMENTE se há corrente/faiscamento nas velas próximo ao distribuidor)
3 - Excesso de pasta térmica
4 - Pasta térmica insuficiente ou falta dela.
5 - Pasta térmica em excesso isolando o orifício do parafuso que forma o aterramento do HEI (aterramento deficiente dedicado ao HEI e UCE no cabeçote)
6 - Curto do positivo da bateria com a massa (tensão positiva entrando pelo aterramento do HEI)
7 - Alta temperatura no dissipador do HEI, 80ºC do cabeçote + alta temperatura gerado pelo dissipador do HEI por excesso de tensão maior que 14,5V
8 - Procedência do HEI (Ching Ling, No Name) ou reconhecidamente 'fracos' como o MTE, até então.
Embora as causas de queima acima relacionadas reduzem a 'vida' de qualquer Hei cujo transistor de potência trabalhe em faixa inferior de temperatura dos demais conhecidos.
9 - Indiscutivelmente as marcas de qualidade e robustas são: Delphi e Magnete Marelli (desde 20.08.10 = 4 anos) que queimam se não observadas as advertências acima.
10 - Maior vilão de todos os itens relacionados é o regulador do alternador que 'abre' (não regulando mais nada) e a falta de costume de leitura constante do voltímetro do painel, que sinaliza mudança de tensão, não é observada, mas, no primeiro sinal de falha há tempo ainda para preservar o HEI instalado com a troca por novo regulador do alternador. (É R$35,00 do regulador contra R$200,00 do Delphi; R$100,00 do M. Marelli; R$ 75,00 do MTE).
VIDE TÓPICO COMPLEMENTAR
viewtopic.php?f=15&t=32505
Em tempo: o Modulo Hei da Magnete Marelli em uso desde 20.08.10 completou 5 anos e destes 2 anos e 10 meses de churrasqueira. :smt023
waldir
17.11.2015