Tambem sou do RJ e tive o mesmo problema ate que decidi instalar um amortecedor na tampa do porta malas (tem um tuto aqui mesmo) e estou muito satisfeito com o resultado.marcelo marques escreveu:chamei um lanterneiro(como chamamos aqui no Rio) ele mesmo nao arriscou em tirar,de repente na hora de tirar a pressao é muita e pode causar acidente
COMO TROCAR A MOLA DE TORÇÃO DO PORTA MALAS - 1991?
- coy
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2119
- Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
- Cidade: itaguai
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Club
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Re: COMO TROCAR A MOLA DE TORÇÃO DO PORTA MALAS - 1991?
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
-
- Mensagens: 7
- Registrado em: 06 Nov 2009, 11:21
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: COMO TROCAR A MOLA DE TORÇÃO DO PORTA MALAS - 1991?
OLÁ AMIGOS, AQUI VAI A INFORMAÇÃO CORRETA PARA SE TROCAR A MOLA DE TORÇÃO DO PORTA MALAS DO MONZA, NO MEU CASO É UM 1993 QUE QUEBROU A MOLA DO LADO ESQUERDO DE QUEM OLHA O CARRO DA TRASEIRA PARA A DIANTEIRA, LADO DO MOTORISTA OK? ESSA MOLA É A QUE MANTEM ABERTA A TAMPA, E A DO DIREITO É A QUE MANTEM-A FECHADA.
VOCÊ LAVARÁ MENOS DE 30'' PARA COLOCAR ESSA MOLA. 1º TEM QUE ENCAIXAR A TRAVA CURTA EM FORMA DE (U) DA MOLA NA EXTREMIDADE DA TAMPA AO LADO DA LATERAL DO CARRO. ACOMPANHE A POSIÇÃO DA MOLA QUE JÁ ESTÁ ENCAIXADA NO LADO DIREITO OU VICE VERSA. É NESSAS CANALETAS QUE SE DÁ MAIS OU MENOS TENSÃO NESTA MOLA. NA PRIMEIRA CANALETA OLHANDO DE FORA PARA DENTRO DO PORTA MALAS É A QUE DÁ MENOS PRESSÃO E A SEGUNDA CANALETA É A PRESSÃO IDEAL PARA QUE A TAMPA FIQUE ABERTA VERTICALMENTE. DEPOIS DE TRAVAR A MOLA NA CANALETA, VEM A PARTE MAIS FÁCIL, SÓ PRECISARÁ DE UMA CHAVE DE FENDA DE TAMANHO MÉDIO E NÃO MUITO GROSSA, ISSO REQUER JEITO E NÃO FORÇA.
LOGO ABAIXO DA LUZ CENTRAL DO PORTA MALAS É ONDE ENCONTRAMOS DOIS ORIFÍCIOS ONDE SE ENCAIXARÁ AS MOLAS LADO DIREITO E LADO ESQUERDO. PEQUE A CHAVE DE FENDA E COLOQUE NA MOLA POR BAIXO PARA LEVANTÁ-LA, VOCÊ SENTIRÁ A PRESSÃO DA MOLA. O SEGREDO ESTÁ AQUI, COLOQUE A PONTA DA CHAVE DE FENDA NESSE ORIFÍCIO, AGORA É SÓ FAZER UM POUQUINHO DE FORÇA PARA QUE MOLA DESLIZE PELA CHAVE DE FENDA E TRAVE AUTOMATICAMENTE NESTE ORIFÍCIO. OBS: ESSE SERVIÇO É FEITO COM A TAMPA NO LUGAR E ABERTA. POR FAVOR NÃO COMPLIQUEM. E PARA RETIRAR A MOLA É O MESMO PROCESSO. COM A CHAVE DE FENDA NO ORIFÍCIO, LEVANTE COM CUIDADO A PONTA DA MOLA E DEIXE DESLIZAR BEM DEVAGAR SOBRE A CHAVE ATÉ RETIRAR TOTALMENTE A PRESSÃO. É UTILIZADO O MÍNIMO DE FORÇA.
ESTÁ PRONTO MEUS AMIGOS, UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.
VOCÊ LAVARÁ MENOS DE 30'' PARA COLOCAR ESSA MOLA. 1º TEM QUE ENCAIXAR A TRAVA CURTA EM FORMA DE (U) DA MOLA NA EXTREMIDADE DA TAMPA AO LADO DA LATERAL DO CARRO. ACOMPANHE A POSIÇÃO DA MOLA QUE JÁ ESTÁ ENCAIXADA NO LADO DIREITO OU VICE VERSA. É NESSAS CANALETAS QUE SE DÁ MAIS OU MENOS TENSÃO NESTA MOLA. NA PRIMEIRA CANALETA OLHANDO DE FORA PARA DENTRO DO PORTA MALAS É A QUE DÁ MENOS PRESSÃO E A SEGUNDA CANALETA É A PRESSÃO IDEAL PARA QUE A TAMPA FIQUE ABERTA VERTICALMENTE. DEPOIS DE TRAVAR A MOLA NA CANALETA, VEM A PARTE MAIS FÁCIL, SÓ PRECISARÁ DE UMA CHAVE DE FENDA DE TAMANHO MÉDIO E NÃO MUITO GROSSA, ISSO REQUER JEITO E NÃO FORÇA.
LOGO ABAIXO DA LUZ CENTRAL DO PORTA MALAS É ONDE ENCONTRAMOS DOIS ORIFÍCIOS ONDE SE ENCAIXARÁ AS MOLAS LADO DIREITO E LADO ESQUERDO. PEQUE A CHAVE DE FENDA E COLOQUE NA MOLA POR BAIXO PARA LEVANTÁ-LA, VOCÊ SENTIRÁ A PRESSÃO DA MOLA. O SEGREDO ESTÁ AQUI, COLOQUE A PONTA DA CHAVE DE FENDA NESSE ORIFÍCIO, AGORA É SÓ FAZER UM POUQUINHO DE FORÇA PARA QUE MOLA DESLIZE PELA CHAVE DE FENDA E TRAVE AUTOMATICAMENTE NESTE ORIFÍCIO. OBS: ESSE SERVIÇO É FEITO COM A TAMPA NO LUGAR E ABERTA. POR FAVOR NÃO COMPLIQUEM. E PARA RETIRAR A MOLA É O MESMO PROCESSO. COM A CHAVE DE FENDA NO ORIFÍCIO, LEVANTE COM CUIDADO A PONTA DA MOLA E DEIXE DESLIZAR BEM DEVAGAR SOBRE A CHAVE ATÉ RETIRAR TOTALMENTE A PRESSÃO. É UTILIZADO O MÍNIMO DE FORÇA.
ESTÁ PRONTO MEUS AMIGOS, UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.
-
- Mensagens: 7
- Registrado em: 06 Nov 2009, 11:21
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: COMO TROCAR A MOLA DE TORÇÃO DO PORTA MALAS - 1991?
Olá amigos, um dia quebrou a mola esquerda da tampa, que é bem mais fácil de trocar do que o da direita. Com a mola esquerda quebrada, a tampa ficou fechada e pesada para abri-la, assim aconteceu com a mola direita, a tampa ficou fechada e pesada para abri-la. Conclusão: As duas molas fazem com que a tampa fique aberta e com pressão. No meu entender não existe uma mola para abrir e outra para fechar, como a tampa é muito pesada, foram criadas 2 MOLAS, A DA ESQUERDA E A DA DIREITA E ESSAS MOLAS TRABALHAM JUNTAS PARA SOMENTE ABRIR A TAMPA DO PORTA MALAS DO MONZA VISTO QUE, PARA FECHAR A TAMPA É PRECISO FAZER UMA CERTA FORÇA DEVIDO A PRESSÃO CONTIDA NAS MOLAS. ABRAÇOS
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 29
- Registrado em: 19 Set 2015, 08:16
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: COMO TROCAR A MOLA DE TORÇÃO DO PORTA MALAS - 1991?
link razoável sobre a montagem das molas do portamalas
abç
abç
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4243
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: COMO TROCAR A MOLA DE TORÇÃO DO PORTA MALAS - 1991?
Carlos Marchesini escreveu:
Tem um detalhe que acontece com a tampa do porta malas do Monza, e acontecia também com a do Chevette, que usa o mesmo sistema que eu não consigo entender. Ao estacionar o carro em uma ladeira aqui do meu prédio, a tampa não abre totalmente.
Não vi nenhuma relação entre a posição do carro (na subida) e a ação das molas.
Mas com certeza acontece, pois já dei várias cabeçadas na maledeta por isso.
Carlos, sobre aquele seu macete para instalar ou remover molas, o ideal seria um vídeo. Mesmo que fosse simulado, mostrando os lugares onde colocar a chave, etc...Mas seria pedir demais...
Abs
Eu também achava que as duas molas eram para abrir, mas de tanto ouvir dizer que uma trabalhava ao contrário da outra, acabei acreditando.não existe uma mola para abrir e outra para fechar, como a tampa é muito pesada, foram criadas 2 MOLAS, A DA ESQUERDA E A DA DIREITA E ESSAS MOLAS TRABALHAM JUNTAS PARA SOMENTE ABRIR A TAMPA DO PORTA MALAS DO MONZA
Tem um detalhe que acontece com a tampa do porta malas do Monza, e acontecia também com a do Chevette, que usa o mesmo sistema que eu não consigo entender. Ao estacionar o carro em uma ladeira aqui do meu prédio, a tampa não abre totalmente.
Não vi nenhuma relação entre a posição do carro (na subida) e a ação das molas.
Mas com certeza acontece, pois já dei várias cabeçadas na maledeta por isso.
Carlos, sobre aquele seu macete para instalar ou remover molas, o ideal seria um vídeo. Mesmo que fosse simulado, mostrando os lugares onde colocar a chave, etc...Mas seria pedir demais...

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ