RafaeloRafaelo escreveu:
o interruptor de ciclagem fica na linha da baixa pressao(zona fria), ele identifica a pressao dessa linha. lembra das aulas de fisica? quando mais frio, menor é a pressao. por tanto se cair a um determinado ponto o pressostato arma, passando uma tensao positiva pra ECU. ae a ECU desativa o AC pela porta do rele.compressor. isso evita que congele o sistema, e volta a re- armar quando o sistema começa aquecer e a pressao sobe... bem simples o funcionamento e de vital importancia :smt023
* ja o interruptor de alta pressao fica na linha da altapressao(zona quente), ele identifica a sobre pressao nominal. mesma coisa que em cima, avisa na porta da ECU que o sistema esta em anomalia, e ativa a 2° velocidade do AC, raramente entra nessa condição normal de funcionamento. isso é uma barreira de proteçao do sistema pra nao explodir o AC
No Monza são 3 interruptores de pressão (pressostatos), um na linha de baixa (Tubulação de maior diâmetro) e 2 na linha de alta (tubulação de menor diâmetro)
O que fica na linha de baixa evita que o sistema funcione sem a quantidade de gás prevista no projeto. Tanto que qdo o gás vaza, o primeiro sintoma que se percebe é que o compressor fica armando e desarmando constantemente.
Os que ficam na linha de alta pressão, um deles evita que a pressão dessa linha ultrapasse os limites, desligando o compressor, e o outro existe só para mudar a velocidade do eletroventilador do radiador. Ao se ligar o ar condicionado, o eletroventilador entra na baixa velocidade e permanece ligado até que se desligue o ar condicionado. Se houver um excesso de pressão na linha (pressão muito menor do que a que aciona o interruptor de alta pressão), é solicitado à ECU que ligue o massa para o relé de alta velocidade da ventoinha. Essa condição ocorre frequentemente, principalmente se o carro estiver parado.
Eu tinha aqui a tabela com as pressões dos 3 interruptores, mas ficou no meu pc bichado. Até onde eu me lembro, o interruptor de alta abre a 400 psi, o da 2ª velocidade da ventoinha a 220 psi. Já o de ciclagem é coisa muito mais baixa. Como o de ciclagem está na linha de baixa, ao ligar o compressor a tendência é cair a pressão nessa linha, não por causa da temperatura, mas porque o gás da linha está sendo sugado transferido para o lado de alta pelo compressor.
É bem fácil testar tudo isso no Monza em funcionamento, com o uso dos manômetros.
Abs