Duvida: funçao deste rele

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Luiz Carlos [Rio]
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida: funçao deste rele

Mensagem não lida por Luiz Carlos [Rio] »

Rafaelo escreveu:
o interruptor de ciclagem fica na linha da baixa pressao(zona fria), ele identifica a pressao dessa linha. lembra das aulas de fisica? quando mais frio, menor é a pressao. por tanto se cair a um determinado ponto o pressostato arma, passando uma tensao positiva pra ECU. ae a ECU desativa o AC pela porta do rele.compressor. isso evita que congele o sistema, e volta a re- armar quando o sistema começa aquecer e a pressao sobe... bem simples o funcionamento e de vital importancia :smt023

* ja o interruptor de alta pressao fica na linha da altapressao(zona quente), ele identifica a sobre pressao nominal. mesma coisa que em cima, avisa na porta da ECU que o sistema esta em anomalia, e ativa a 2° velocidade do AC, raramente entra nessa condição normal de funcionamento. isso é uma barreira de proteçao do sistema pra nao explodir o AC
Rafaelo

No Monza são 3 interruptores de pressão (pressostatos), um na linha de baixa (Tubulação de maior diâmetro) e 2 na linha de alta (tubulação de menor diâmetro)

O que fica na linha de baixa evita que o sistema funcione sem a quantidade de gás prevista no projeto. Tanto que qdo o gás vaza, o primeiro sintoma que se percebe é que o compressor fica armando e desarmando constantemente.
Os que ficam na linha de alta pressão, um deles evita que a pressão dessa linha ultrapasse os limites, desligando o compressor, e o outro existe só para mudar a velocidade do eletroventilador do radiador. Ao se ligar o ar condicionado, o eletroventilador entra na baixa velocidade e permanece ligado até que se desligue o ar condicionado. Se houver um excesso de pressão na linha (pressão muito menor do que a que aciona o interruptor de alta pressão), é solicitado à ECU que ligue o massa para o relé de alta velocidade da ventoinha. Essa condição ocorre frequentemente, principalmente se o carro estiver parado.

Eu tinha aqui a tabela com as pressões dos 3 interruptores, mas ficou no meu pc bichado. Até onde eu me lembro, o interruptor de alta abre a 400 psi, o da 2ª velocidade da ventoinha a 220 psi. Já o de ciclagem é coisa muito mais baixa. Como o de ciclagem está na linha de baixa, ao ligar o compressor a tendência é cair a pressão nessa linha, não por causa da temperatura, mas porque o gás da linha está sendo sugado transferido para o lado de alta pelo compressor.

É bem fácil testar tudo isso no Monza em funcionamento, com o uso dos manômetros.

Abs
Sou o Luiz Carlos (Rio)
Fui mudar meu email no perfil (o email antigo não existe mais) e deu algum problema, que me impede o acesso na conta antiga
Enquanto não resolvo isso junto à administração, estou neste perfil novo.
Abs
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por italo_ »

Ja que to com o manual aberto aqui, pra quem interessar:

Interruptor de alta pressao: abre a cerca de 30,6 BAR (tolerancia de +/- 1,4BAR) = 430 PSI (tolerancia de +/-20 psi)
Interruptor de solicitaçao da segunda velocidade do eletroventilador: fecha contato a cerca de 14,9 BAR (tolerancia 0,7BAR) = 210 psi (+/-20 psi)
Interruptor de ciclagem: "se fecha a 3,1 a 3,5 BAR (43 a 49 psi) e abre a aproximadamente 1,8 BAR (25psi)" pagina 146 do manual
Luiz Carlos [Rio]
Membro SL (Ní­vel 1)

Este vídeo cita o trabalho dos 3 pressostatos que existem no sistema do Monza e fala outras coisas bem interessantes.
Inclusive que sistemas modernos não usam mais pressostatos e sim transdutores. Eu não sabia disso. :smt021

Se o Rafaelo pretende bolar um sistema moderno, acho que esse é o caminho. Nada de pressostatos. :lol:

https://youtu.be/LIa9C7vkwGs

Abs
Sou o Luiz Carlos (Rio)
Fui mudar meu email no perfil (o email antigo não existe mais) e deu algum problema, que me impede o acesso na conta antiga
Abs
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz, não expliquei direito.

sao dois pressostatos que tem conexão com as portas da ECU(monitoramento), e outro é interruptor "geral". nao tendo ligaçao com a ECU e quando desarma desliga todo o sistema ja que ele é a linha corrente alta potencia do compressor(positivo). e o mesmo é responsavel pela passagem do interruptor de ciclagem(IN na ECU), e a solicitaçao do AC(IN na ECU) informando que o AC foi solicitado dae ela aumenta a passagem de ar ja que a ECU recebe o sinal da solicitação, ativa as flags internas, aciona a velocidade 1° da ventoinha, entre outros.

a da baixa pressao Luiz nao é so isso, sim, serve pra isso tb, meu omega original é assim tb. mas tb tem a funçao pra ciclagem do AC, o nome ja esta dizendo. é pelo frio, esta escrito no manual, quando mais frio menor é a pressao luiz. olha a tabela de gas
Imagem

por isso que muda os pressostatos em cada tipo de gas, e o pessoal amador quando repara nao se lembra disso. negocio é científico rsrsrs e a prova esta ae :wink:

o resto esta certinho mesmo, foi oque aprendi no manual.

e tem as diretrizes de proteçao que citei antes. ele desarma em algumas situaçoes prevista no projeto.

vale lembrar que esse interruptor de alta pressao é a ultima barreira de proteçao do AC, se a solicitação da alta velocidade falhar seja por(defeito no ventilador, pressostato, fiação,etc) vai continuar aumentando a pressao do sistema descontroladamente. é ae que entra a ultima barreira. que é desarmar o sistema, se falhar esse acontece uma tragédia no cofre! explode ele todo como uma batia. na net se encontra varios casos assim... e nao é carro velho. carro novo, vi la fora umas imagem de explosao do AC detona tudo.
Luiz Carlos [Rio] escreveu:Se o Rafaelo pretende bolar um sistema moderno, acho que esse é o caminho. Nada de pressostatos. :lol:
Luiz, minha ECU que estou projetando é uma ECU OEM(original) desenhada especialmente pra monzas originais EFI. ou seja, utilizando a engenharia original do carro, sem precisar fazer nenhuma adaptação.

é por isso que estudei o funcionamento do AC original do carro em questao, e tao pouco posso modificar o projeto, tanto da ECU como do carro. senão fugiria do objetivo do meu produto.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Luiz Carlos [Rio]
Membro SL (Ní­vel 1)

vale lembrar que esse interruptor de alta pressao é a ultima barreira de proteçao do AC, se a solicitação da alta velocidade falhar seja por(defeito no ventilador, pressostato, fiação,etc) vai continuar aumentando a pressao do sistema descontroladamente. é ae que entra a ultima barreira. que é desarmar o sistema, se falhar esse acontece uma tragédia no cofre! explode ele todo como uma batia. na net se encontra varios casos assim... e nao é carro velho. carro novo, vi la fora umas imagem de explosao do AC detona tudo.
Rafaelo

Esse manual que vc está estudando é mesmo de Monza?
No Monza, se o interruptor de alta pressão falhar e a pressão subir, existe uma válvula de alivio, que libera o fluido refrigerante para a atmosfera, evitando qualquer dano maior ao sistema:

Imagem

Abs
Sou o Luiz Carlos (Rio)
Abs
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)

Perfeito, Luiz. No o efi também conta com essa valvula de segurança (nao há nenhum plug nela, é facilmente identificada né). Ela sim é a última barreira contra a explosão do sistema kkkkk Rafaelo deve ter esquecido de citá-la

Hoje a tarde fui no desmanche e comprei a última coisa que faltava para eu começar o serviço: o suporte do compressor completinho, com parafusos e buchas. Mas o que quero compartilhar aqui é que o cara me deu, de graça mesmo, um dos conectores da ECM, aquele menor sabe.....cortou ele com os fios la do chicote. Entao vou poder transplantar os plugs que quero para o meu carro, fazer as ligações de forma sólida e tirar a dúvida se ha ou nao ha diferença na ECM do monza com ar ou sem ar de fábrica! Amanha a noite posto os resultados independente o que seja.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos [Rio] escreveu:Esse manual que vc está estudando é mesmo de Monza?
sim, é o oficial da multec fornecido pela GM. tu nao tem nao? la diz tudo e mais um pouco. peguei aqui no forum, me poupou horas de trabalho so lendo ele.
Luiz Carlos [Rio] escreveu: No Monza, se o interruptor de alta pressão falhar e a pressão subir, existe uma válvula de alivio, que libera o fluido refrigerante para a atmosfera, evitando qualquer dano maior ao sistema:
interessante, como o manual nao diz nada a respeito nao li sobre isso. é so mais da injeção e suas proteções assistida.

realmente é a ultima barreira, e dificilmente chegaria nela.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
italo_
Membro GL (Ní­vel 2)

Fiquei devendo uma resposta aos amigos aqui sobre se no meu monza a ECM ja ta programa ou nao pro AC e de como eu faria as ligaçoes na central.
Bom, infelizmente nao pude parar o carro final de semana, quando fiquei de fazer o teste! A boa noticia é que o farei hoje rs
Agora outra coisa que queria compartilhar com voces é que...... Esse final de semana, apesar de nao realizar o teste, retirei a o acabamento que guarda a ECM e fui examinar os conectores, so pra "refletir" sabem como é? rsrs.... tive uma agradavel surpresa ao ver que todos, exatamente todos os fios e conectores que participam do sistema do AC ja estam la no chicote original do carro! Legal saber disso, pois me deu um novo animo. Ja to com todas as peças em maos, ja marquei pra segunda feira instalarem a parte de tubulaçao do ac, condensador e compressor, mas agora sei que ha alguma chance de ter a ECM operando plenamente sobre o sistema e, dessa forma, ter um carro agradavel de se dirigir. Hoje vou tentar "buscar" estes fios no meio do chicote. Mas o que eu ja vi é que alguns deles vao por um chicotezinho menor que passa por cima do porta-luvas, onde inclusive ha um conector grande que o separa ao meio. Nao sei qual a funçao do resto deste chicote, mas ta la. Alguem sabe disso? Vai ser dificil garimpar todo o chicote pra ver aonde estes fios do AC "morrem" em "fundo cego" se é que me entendem..... Nao quero corta-los logo apos o conector da ECM e imenda-los, isso me da repulsa kkkkkkk

No mais é isso, em breve novos resultados. Ah..... Sobre a caixa evaporadora. Eu instalei ela no lugar da minha caixa de ar original, com os dutos dela saindo na boca dos dutos antigos. Acho que vai funcionar.

Abraços!
Responder