Dúvida sobre retificar o motor.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Tati Goulart
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Dúvida sobre retificar o motor.

Mensagem não lida por Tati Goulart »

Olá pessoal, tenho um monza sedan 1.8 SL/E, alcool,1986,porém o motor está fraco e vou ter que retificar, ouvi falar sobre motor familia 2 e motor parcial, os dois são a mesma coisa? Eles vem completo? Meu mecanico disse que fazer só a parte debaixo do motor não compensa, tem que ser inteiro, por isso queria saber se compensa trocar de motor, e qual devo procurar? Alguém sabe se posso passar ele pra gasolina? Peço desculpas pois sou leiga no assunto, ouvi que a unica solução seria vender, mas não quero desfazer do meu velhinho :(
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Dúvida sobre retificar o motor.

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá tati acho que você deve dar uma olhada no tópico

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 49&t=32345

Este fala sobre as vantagens de se adquirir um novo motor e dá muitas dicas de qual o melhor proceder.

Além disso fique tranquilo, o pessoal do fórum é 10 e vai te ajudar. :smt023

Abraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Só para esclarecer...
Motor Chevrolet Família I é utilizado no Corsa, Celta, Meriva, Montana... Pode ser 1.0, 1.6 e 1.8.
Motor Chevrolet Família II é utilizado no Monza, Astra, Vectra, Zafira, S-10, Omega... Pode ser 1.6, 1.8. 2.0, 2.2 e 2.4.

No caso do Monza que usa motores Família II, ele pode ser Fase I que foi fabricado até 1986 e o Fase II, fabricado dos modelos 87 em diante.
Há muitas diferença entre o Fase I e o Fase II.

No caso, se optar por troca de motor entre Fase I e Fase II, esse deve ser completo, com cabeçote, coletor de admissão e carburador. Assim se mantém as características do motor e seu desempenho.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

Tati foi bom perguntar antes de mais nada.

nem todo motor familia 2 do monza é compativel com o bloco FGP 2.0 familia II. o teu caso é um deles, por o teu ser um Fase 1 vai ter alguns probleminhas pra fazer a troca de bloco.

1° teu sistema é 1.8 e o bloco 2.0 nesse caso precisaria montar um motor carburador 2E 2.0 alcool pra ser compativel.
2° a taxa de compressao que teu cabeçote pode fornecer nao é compativel com o bloco, nao vem o caso explicar tecnicamente, mas nao vai ficar bom.
3° o proprio cabeçote do fase 1 não foi feito pro fase 2(bloco), apesar que pode ser instalado e o motor funcionar, mas vai funcionar de forma errada.
4° e o pior, teu volante do motor é o magrinho Fase 1, a furação do volante nao é compativel com a furaçao do cubo do virabrequim desse bloco Fase 2, portanto precisaria trocar o volante pra o modelo 87

-------------

minha opinao que no teu caso nao valeria apena, a nao ser que tu queira fazer a coisa certa e montar um verdadeiro 2.0 alcool carburado, mas o custo disso será alto.
olhe meus videos:

https://www.youtube.com/watch?v=rsIpFxZ0e5k
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Tati Goulart
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Ano: 1986

Mensagem não lida por Tati Goulart »

Obrigado a todos pela resposta, era exatamente o que queria saber, mas tenho uma duvida, já que vou ter que retificar será que consigo passar ele pra gasolina? Sei que o custo da gasolina ta alto, mas se eu paro meu carro por 1 hora tenho que voltar a esquentar e pra sair de manhã é quase 15 min pra esquentar, então queria um carro que eu perca menos tempo, e já que vou mexer no motor já faria tudo.
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Ano: 1991

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Provavelmente sim, e minha opinião é que deve fazer isso. Durante 20 anos tive 3 monzas movidos á álcool, todos eles funcionavam bem, mas atualmente os dois que tenho são movidos a gasolina, não se compara. Acabaram com o nosso álcool. É verdade que boa parte da gasolina contém álcool, mas ainda assim eu prefiro. Você elimina vários dispositivos para partida á frio, motor funciona redondinho logo no início da manhã, elimina problema com destruição do carburador, é isso aí. :smt020

Não posso dar dicas dessa adaptação, mas o pessoal do fórum certamente dará bom suporte técnico, com certeza. :smt023

Abraços, e poste os resultados.

Gilmar
Vectra 97 GLS
Tilim80
Ano: 1988

Mensagem não lida por Tilim80 »

Ola amigos sou novo no forum e tenho uma duvida se pergunto no forum errado desculpem ainda estou aprendendo a usar o forum vamos lá tenho um Monza classic 88 89 e esta em processo de reforma e minha duvida seria da troca do bloco motor tenho um motor completo OHC 2.0 mpfi e vou usar nesse Monza que é carburado. Mas queria saber se existe como eu usar o bloco do carburado no injetado por causa de numeração e se é viavel já que vou ter de retificar gostaria de saber se existe condições de adaptação minha preocupação é o sensor hall no meu bloco carburado na existe lugar pra ele do resto não vi nada diferente a não ser o virabrequim OK abracao ai falou
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

Tilim80 escreveu:Ola amigos sou novo no forum e tenho uma duvida se pergunto no forum errado desculpem ainda estou aprendendo a usar o forum vamos lá tenho um Monza classic 88 89 e esta em processo de reforma e minha duvida seria da troca do bloco motor tenho um motor completo OHC 2.0 mpfi e vou usar nesse Monza que é carburado. Mas queria saber se existe como eu usar o bloco do carburado no injetado por causa de numeração e se é viavel já que vou ter de retificar gostaria de saber se existe condições de adaptação minha preocupação é o sensor hall no meu bloco carburado na existe lugar pra ele do resto não vi nada diferente a não ser o virabrequim OK abracao ai falou
de que "carro e ano" saiu esse motor injetado?

depende.

se for captura de rotação por distribuidor nao precisa adaptar, continua tudo igual
se for captura por roda fonica sim, precisa adaptaçao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder