Duvidas na Conversão para Alcool
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Duvidas na Conversão para Alcool
E ai galera blz?
Então, meu pai possui uma Ipanema 2.0 EFI que de vez em quando da umas fumadinhas. Mais pra frente quando for mecher no motor tenho a ideia de fazer a conversão completa para alcool (trocando pistões, bico, velas, etc.).
Mas minha duvida refere-se ao sistema de partida a frio. Tem como colocar o sistema original da GM? No cofre do motor existe uma ponta de um chicote sobrando perto do reservatorio do limpador, creio eu que seja pra conectar a bombinha de partida a frio. Na caixa de fusiveis há o espaço para o rele de partida a frio. O que vai ficar faltando é a resistencia para aquecimento do coletor se precisar (tem o fusivel disso ai).
- Como fazer para a centralina reconhecer tal adaptação e o sistema funcionar? O remapeamento dela para o alcool pode fazer isso?
- A linha de combustivel da gasolina entra aonde? será necessária a troca do corpo da borboleta para o do modelo a alcool?
Agradeço quem ajudar!
Abraços
Guilherme.
Então, meu pai possui uma Ipanema 2.0 EFI que de vez em quando da umas fumadinhas. Mais pra frente quando for mecher no motor tenho a ideia de fazer a conversão completa para alcool (trocando pistões, bico, velas, etc.).
Mas minha duvida refere-se ao sistema de partida a frio. Tem como colocar o sistema original da GM? No cofre do motor existe uma ponta de um chicote sobrando perto do reservatorio do limpador, creio eu que seja pra conectar a bombinha de partida a frio. Na caixa de fusiveis há o espaço para o rele de partida a frio. O que vai ficar faltando é a resistencia para aquecimento do coletor se precisar (tem o fusivel disso ai).
- Como fazer para a centralina reconhecer tal adaptação e o sistema funcionar? O remapeamento dela para o alcool pode fazer isso?
- A linha de combustivel da gasolina entra aonde? será necessária a troca do corpo da borboleta para o do modelo a alcool?
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Abraços
Guilherme.
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Re: Duvidas na Conversão para Alcool
Sim, voce precisará de um fusível, o rele e trocar a central. Não sei se reprogramando a central daria certo o injetor automatico.guilherme_mdp escreveu:Mas minha duvida refere-se ao sistema de partida a frio. Tem como colocar o sistema original da GM? No cofre do motor existe uma ponta de um chicote sobrando perto do reservatorio do limpador, creio eu que seja pra conectar a bombinha de partida a frio. Na caixa de fusiveis há o espaço para o rele de partida a frio.
- Como fazer para a centralina reconhecer tal adaptação e o sistema funcionar? O remapeamento dela para o alcool pode fazer isso?
Também o sinal vem da central. Aconselho vc trocar ela por um original do alcoolguilherme_mdp escreveu:O que vai ficar faltando é a resistencia para aquecimento do coletor se precisar (tem o fusivel disso ai).
Voce quer dizer a linha da Partida à frio, Me parece que é em qualquer tomada de vácuo.guilherme_mdp escreveu: - A linha de combustivel da gasolina entra aonde? será necessária a troca do corpo da borboleta para o do modelo a alcool?
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Re: Duvidas na Conversão para Alcool
Ou então faz ela a parte, com acionamento por uma chavinha no painel...
Funciona e será menos trabalho$o que mexer na central...
Agora, dependendo da região onde mora, pode ser que nem precise de partida a frio... Eu faria a conversão primeiro trocando o bico e adiantando o ponto.
E depois, quando o motor tiver que ser feito mesmo, já aproveita e troca os pistões... :smt023
Funciona e será menos trabalho$o que mexer na central...

Agora, dependendo da região onde mora, pode ser que nem precise de partida a frio... Eu faria a conversão primeiro trocando o bico e adiantando o ponto.
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Eduardo Rettore
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Re: Duvidas na Conversão para Alcool
500EF escreveu:Ou então faz ela a parte, com acionamento por uma chavinha no painel...
Funciona e será menos trabalho$o que mexer na central...![]()
Agora, dependendo da região onde mora, pode ser que nem precise de partida a frio... Eu faria a conversão primeiro trocando o bico e adiantando o ponto.
E depois, quando o motor tiver que ser feito mesmo, já aproveita e troca os pistões... :smt023
Também acho mais prático, e certamente mais barato, fazer uma chavinha no painel!
Mas acho necessário partida, mesmo que se more em lugar quente. Eu moro no Rio, e no inverno o carro não pega no álcool de jeito nenhum!
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Re: Duvidas na Conversão para Alcool
É mesmo??? Achei que era só em lugares mais frios que dava problema, porque o meu muito raramente não pega de primeira, mesmo em dias frios (aqui em BH chega a cair de 15 graus no inverno)... Deve ser por causa do módulo de ignição então...TheRipper escreveu: Também acho mais prático, e certamente mais barato, fazer uma chavinha no painel!
Mas acho necessário partida, mesmo que se more em lugar quente. Eu moro no Rio, e no inverno o carro não pega no álcool de jeito nenhum!

Eduardo Rettore
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Re: Duvidas na Conversão para Alcool
Deve ser sim uma grande ajudinha do módulo de ignição... qualquer carro a álcool ao acabar a gasolina no reservatório de partida, é O parto para fazer pegar no inverno (ao menos aqui no PR, onde no verão acontece de dar 15º, e no inverno então.... 3, 2 ... 1º) ... até pega, mas a bateria tem que ser muito boa500EF escreveu:Deve ser por causa do módulo de ignição então...

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Re: Duvidas na Conversão para Alcool
Sei... CM "papai noel" Racing... sua injeção multiponto não tem nada a ver com isso, né?500EF escreveu:É mesmo??? Achei que era só em lugares mais frios que dava problema, porque o meu muito raramente não pega de primeira, mesmo em dias frios (aqui em BH chega a cair de 15 graus no inverno)... Deve ser por causa do módulo de ignição então...TheRipper escreveu: Também acho mais prático, e certamente mais barato, fazer uma chavinha no painel!
Mas acho necessário partida, mesmo que se more em lugar quente. Eu moro no Rio, e no inverno o carro não pega no álcool de jeito nenhum!

Meu pai tem um Dobló 1.8, motor GM, que pega de primeira com álcool puro em qualquer situação, ele nem coloca gasolina no reservatório, pois pode estar o frio que for que pega no estalo da chave. Será que vem com ignição CM de fábrica? :P
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Re: Duvidas na Conversão para Alcool
Eu estava falando sério... não estava debochando...
Não imaginava que em um lugar quente como o Rio precisaria de injetar gasolina para partida...
Quanto a ser MPFI, deve ajudar, mas usando o mesmo exemplo dos Flex, meu tio que também mora aqui em BH, tem um Astra Flex 2.0 e se ele não colocar gasolina no tanquinho, disse que tem dia que fica bem ruim de pegar... E meu pai, que também tem um Palio com motor GM 1.8 Flex, não gosta da partida e funcionamento do carro no álcool enquanto frio... Segundo ele, só fica razoável quando tem pelo menos alguns litros de gasolina misturada no tanque...
Por isso pensei na ignição, pois fora ela, não vi outro fator que justificasse...

Não imaginava que em um lugar quente como o Rio precisaria de injetar gasolina para partida...
Quanto a ser MPFI, deve ajudar, mas usando o mesmo exemplo dos Flex, meu tio que também mora aqui em BH, tem um Astra Flex 2.0 e se ele não colocar gasolina no tanquinho, disse que tem dia que fica bem ruim de pegar... E meu pai, que também tem um Palio com motor GM 1.8 Flex, não gosta da partida e funcionamento do carro no álcool enquanto frio... Segundo ele, só fica razoável quando tem pelo menos alguns litros de gasolina misturada no tanque...

Por isso pensei na ignição, pois fora ela, não vi outro fator que justificasse...

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