Duvidas na Conversão para Alcool
-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Duvidas na Conversão para Alcool
E ai galera blz?
Então, meu pai possui uma Ipanema 2.0 EFI que de vez em quando da umas fumadinhas. Mais pra frente quando for mecher no motor tenho a ideia de fazer a conversão completa para alcool (trocando pistões, bico, velas, etc.).
Mas minha duvida refere-se ao sistema de partida a frio. Tem como colocar o sistema original da GM? No cofre do motor existe uma ponta de um chicote sobrando perto do reservatorio do limpador, creio eu que seja pra conectar a bombinha de partida a frio. Na caixa de fusiveis há o espaço para o rele de partida a frio. O que vai ficar faltando é a resistencia para aquecimento do coletor se precisar (tem o fusivel disso ai).
- Como fazer para a centralina reconhecer tal adaptação e o sistema funcionar? O remapeamento dela para o alcool pode fazer isso?
- A linha de combustivel da gasolina entra aonde? será necessária a troca do corpo da borboleta para o do modelo a alcool?
Agradeço quem ajudar!
Abraços
Guilherme.
Então, meu pai possui uma Ipanema 2.0 EFI que de vez em quando da umas fumadinhas. Mais pra frente quando for mecher no motor tenho a ideia de fazer a conversão completa para alcool (trocando pistões, bico, velas, etc.).
Mas minha duvida refere-se ao sistema de partida a frio. Tem como colocar o sistema original da GM? No cofre do motor existe uma ponta de um chicote sobrando perto do reservatorio do limpador, creio eu que seja pra conectar a bombinha de partida a frio. Na caixa de fusiveis há o espaço para o rele de partida a frio. O que vai ficar faltando é a resistencia para aquecimento do coletor se precisar (tem o fusivel disso ai).
- Como fazer para a centralina reconhecer tal adaptação e o sistema funcionar? O remapeamento dela para o alcool pode fazer isso?
- A linha de combustivel da gasolina entra aonde? será necessária a troca do corpo da borboleta para o do modelo a alcool?
Agradeço quem ajudar!
Abraços
Guilherme.
Ipanema SL/E 2.0 EFi
O coração é o mesmo!
O coração é o mesmo!
-
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Duvidas na Conversão para Alcool
Sim, voce precisará de um fusível, o rele e trocar a central. Não sei se reprogramando a central daria certo o injetor automatico.guilherme_mdp escreveu:Mas minha duvida refere-se ao sistema de partida a frio. Tem como colocar o sistema original da GM? No cofre do motor existe uma ponta de um chicote sobrando perto do reservatorio do limpador, creio eu que seja pra conectar a bombinha de partida a frio. Na caixa de fusiveis há o espaço para o rele de partida a frio.
Também o sinal vem da central. Aconselho vc trocar ela por um original do alcoolguilherme_mdp escreveu:O que vai ficar faltando é a resistencia para aquecimento do coletor se precisar (tem o fusivel disso ai).
Voce quer dizer a linha da Partida à frio, Me parece que é em qualquer tomada de vácuo.guilherme_mdp escreveu: - A linha de combustivel da gasolina entra aonde? será necessária a troca do corpo da borboleta para o do modelo a alcool?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Ou então faz ela a parte, com acionamento por uma chavinha no painel...
Funciona e será menos trabalho$o que mexer na central...
Agora, dependendo da região onde mora, pode ser que nem precise de partida a frio... Eu faria a conversão primeiro trocando o bico e adiantando o ponto.
E depois, quando o motor tiver que ser feito mesmo, já aproveita e troca os pistões... :smt023
Funciona e será menos trabalho$o que mexer na central...

Agora, dependendo da região onde mora, pode ser que nem precise de partida a frio... Eu faria a conversão primeiro trocando o bico e adiantando o ponto.
E depois, quando o motor tiver que ser feito mesmo, já aproveita e troca os pistões... :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro Classic (Nível 7)
500EF escreveu:Ou então faz ela a parte, com acionamento por uma chavinha no painel...
Funciona e será menos trabalho$o que mexer na central...![]()
Também acho mais prático, e certamente mais barato, fazer uma chavinha no painel!
Mas acho necessário partida, mesmo que se more em lugar quente. Eu moro no Rio, e no inverno o carro não pega no álcool de jeito nenhum!
- 500EF
- MODERADOR
É mesmo??? Achei que era só em lugares mais frios que dava problema, porque o meu muito raramente não pega de primeira, mesmo em dias frios (aqui em BH chega a cair de 15 graus no inverno)... Deve ser por causa do módulo de ignição então...TheRipper escreveu: Também acho mais prático, e certamente mais barato, fazer uma chavinha no painel!
Mas acho necessário partida, mesmo que se more em lugar quente. Eu moro no Rio, e no inverno o carro não pega no álcool de jeito nenhum!

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Deve ser sim uma grande ajudinha do módulo de ignição... qualquer carro a álcool ao acabar a gasolina no reservatório de partida, é O parto para fazer pegar no inverno (ao menos aqui no PR, onde no verão acontece de dar 15º, e no inverno então.... 3, 2 ... 1º) ... até pega, mas a bateria tem que ser muito boa500EF escreveu:Deve ser por causa do módulo de ignição então...

Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009

-
- Membro Classic (Nível 7)
Sei... CM "papai noel" Racing... sua injeção multiponto não tem nada a ver com isso, né?500EF escreveu:É mesmo??? Achei que era só em lugares mais frios que dava problema, porque o meu muito raramente não pega de primeira, mesmo em dias frios (aqui em BH chega a cair de 15 graus no inverno)... Deve ser por causa do módulo de ignição então...TheRipper escreveu: Também acho mais prático, e certamente mais barato, fazer uma chavinha no painel!

Meu pai tem um Dobló 1.8, motor GM, que pega de primeira com álcool puro em qualquer situação, ele nem coloca gasolina no reservatório, pois pode estar o frio que for que pega no estalo da chave. Será que vem com ignição CM de fábrica? :P
- 500EF
- MODERADOR
Eu estava falando sério... não estava debochando...
Não imaginava que em um lugar quente como o Rio precisaria de injetar gasolina para partida...
Quanto a ser MPFI, deve ajudar, mas usando o mesmo exemplo dos Flex, meu tio que também mora aqui em BH, tem um Astra Flex 2.0 e se ele não colocar gasolina no tanquinho, disse que tem dia que fica bem ruim de pegar... E meu pai, que também tem um Palio com motor GM 1.8 Flex, não gosta da partida e funcionamento do carro no álcool enquanto frio... Segundo ele, só fica razoável quando tem pelo menos alguns litros de gasolina misturada no tanque...
Por isso pensei na ignição, pois fora ela, não vi outro fator que justificasse...

Não imaginava que em um lugar quente como o Rio precisaria de injetar gasolina para partida...
Quanto a ser MPFI, deve ajudar, mas usando o mesmo exemplo dos Flex, meu tio que também mora aqui em BH, tem um Astra Flex 2.0 e se ele não colocar gasolina no tanquinho, disse que tem dia que fica bem ruim de pegar... E meu pai, que também tem um Palio com motor GM 1.8 Flex, não gosta da partida e funcionamento do carro no álcool enquanto frio... Segundo ele, só fica razoável quando tem pelo menos alguns litros de gasolina misturada no tanque...

Por isso pensei na ignição, pois fora ela, não vi outro fator que justificasse...

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.