BLOWER (SUPERCHARGER) quem instala?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

BLOWER (SUPERCHARGER) quem instala?

Mensagem não lida por DÉCO »

entao galera pretendo colocar um M65 ( da Mercedes) no meu 2.0 alcool (m45 é fraco para 2.0) :evil:

ja me informei muito sobre as vantagems e estou disposto a pagar (sei que é caro)

-o que vou precisar alem do compressor?
-alguem conhece (se posivel no estado de SP) quem instale? -com experiencia neste equipamento-

AGRADEÇO antecipadamente a ajuda de voces !!!! :smt023

abraço

Déco
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Re: BLOWER (SUPERCHARGER) quem instala?

Mensagem não lida por Rafaelo »

a instalação em si é o seguinte, nao precisa usar oleo do motor dispensando o "aeroquip" ja que ele tem oleo interno. tubulação da pressurização idem, nao precisa da valvula de alivio e so uma mangueira ou flange ate a entrada da admissao. o suporte do compressor tem que ser bem fabricado nada de gambiarra de ferro fundido e parafusos fora de especificação. lembre-se isso gera muito torque na correia do compressor um empenamento ou fadiga de material e fatal. o suporte tem que ser feito em aço ou aluminio "aeroespacial" oque sairia muito caro ate pela solda especial. opte por aço e parafusos 10.5 caprixa no suporte :smt023

vai precisa de uma correia apropriada, interessante seria usar a polia do vira do tubarao que ja tem a correia poly V e usar ela so pro compressor(tem que ver se a polia do compressor casa com a polia estriada do monza pra poder usar) e claro a auxiliar original dela pro alternador, fazendo o alinhamento correto do nariz do compressor com ela etc. isso se o teu monza nao tiver AC e DH senao vai complicar a parada legal...

tem que fazer a flange que entra no carburador ou usar o original caso venha e ligar o mangote da pressurização ate a boca do carbura, geralmente os cara nao mandam esse coletor do compressor. como o teu é carburado fica um pouco mais facil, mas mesmo assim complicado.

em termos de ajuste e acerto e bem limitado no teu caso por ser carburado, como a pressao maxima dele com a polia original nao é grande comparado ao do turbo quente na devidas proporções. é aceitavel pro padrao original do motor nao precisa de gerenciador de turbo,bico suplementar,troca de combustivel,taxa, etc. vai ter que aumentar a giclagem e atrasas um pouco o ponto inicial do distribuidor(lembre-se vai entrar bastante ar obvio entao a mistura vai fica pobre senao dar comida pra mistura). sendo carburado o melhor e tu instalar uma sonda boa bosch 4 fios no escape e monitorar o ajuste da mistura. se ficar pobre, nao de pau ate deixar a mistura pouco gorda. usa a regulagem original da mistura se fica pobre aumente a giclagem e vai regulando ate atingir o ponto ideal.

ainda tem o tensionador da polia outro pepino pra resolver...

a MO e bem mais cara que o turbo isso nao tenha duvida essas sao algumas das coisa principal a ser feita.

esse é um projeto muito interresante e que tem ser bem feito, um outro tipo de "blower" e o centrifugo mais caro porem mais facil de instalar... o mais facil de todos e o turbo quente e que da mais potencia, porem ele tem seus ponto negavitos e acho que vc ja viu eles, assim como o compressor roots tem os dele.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Rafaelo escreveu:a instalação em si é o seguinte, nao precisa usar oleo do motor dispensando o "aeroquip" ja que ele tem oleo interno. tubulação da pressurização idem, nao precisa da valvula de alivio e so uma mangueira ou flange ate a entrada da admissao. o suporte do compressor tem que ser bem fabricado nada de gambiarra de ferro fundido e parafusos fora de especificação. lembre-se isso gera muito torque na correia do compressor um empenamento ou fadiga de material e fatal. o suporte tem que ser feito em aço ou aluminio "aeroespacial" oque sairia muito caro ate pela solda especial. opte por aço e parafusos 10.5 caprixa no suporte :smt023

vai precisa de uma correia apropriada, interessante seria usar a polia do vira do tubarao que ja tem a correia poly V e usar ela so pro compressor(tem que ver se a polia do compressor casa com a polia estriada do monza pra poder usar) e claro a auxiliar original dela pro alternador, fazendo o alinhamento correto do nariz do compressor com ela etc. isso se o teu monza nao tiver AC e DH senao vai complicar a parada legal...

tem que fazer a flange que entra no carburador ou usar o original caso venha e ligar o mangote da pressurização ate a boca do carbura, geralmente os cara nao mandam esse coletor do compressor. como o teu é carburado fica um pouco mais facil, mas mesmo assim complicado.

em termos de ajuste e acerto e bem limitado no teu caso por ser carburado, como a pressao maxima dele com a polia original nao é grande comparado ao do turbo quente na devidas proporções. é aceitavel pro padrao original do motor nao precisa de gerenciador de turbo,bico suplementar,troca de combustivel,taxa, etc. vai ter que aumentar a giclagem e atrasas um pouco o ponto inicial do distribuidor(lembre-se vai entrar bastante ar obvio entao a mistura vai fica pobre senao dar comida pra mistura). sendo carburado o melhor e tu instalar uma sonda boa bosch 4 fios no escape e monitorar o ajuste da mistura. se ficar pobre, nao de pau ate deixar a mistura pouco gorda. usa a regulagem original da mistura se fica pobre aumente a giclagem e vai regulando ate atingir o ponto ideal.

ainda tem o tensionador da polia outro pepino pra resolver...

a MO e bem mais cara que o turbo isso nao tenha duvida essas sao algumas das coisa principal a ser feita.

esse é um projeto muito interresante e que tem ser bem feito, um outro tipo de "blower" e o centrifugo mais caro porem mais facil de instalar... o mais facil de todos e o turbo quente e que da mais potencia, porem ele tem seus ponto negavitos e acho que vc ja viu eles, assim como o compressor roots tem os dele.
Entao Rafaelo tenho conhecimento de tudo que emvolve uma boa instalaçao do equipamento, mas nao tinha pensado na sonda que é uma otima solucao para afinaçao, voce citou o turbo, nao escolhi por motivos obvios e no caso do monza em especial o blower vai ter um resultado melhor pois ele nao tem hesitaçao ou seja, enquanto o turbo esta" pensando "em criar pressao o motor com blower ja ta longe, outra coiza é um M65 que com certeza vai gerar muita pressao até superior a maioria dos turbos médios. DETALHE -nao pretendo usar para competiçao
A pressao pretendo conseguir a ideal através de um bom dimensionamento da polia do blower (maior ou menor) e gicles.

Muito obrigado Rafaelo, e continuem dando opnioes, e quem souber quem instala me informe !! :smt023

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

Deco essa empresa instala http://www.blower.com.br/Blower/index.asp é ae da tua cidade inclusive fizeram um S10 entre outros.

eu esqueci de falar em cima é quase obrigatorio tu trocar de comando. esse comando do monza 255º +- nao lembro a duração original mas pouco importa. nao vai da conta do recado, precisa de um comando com maior duração na admissao pra poder preencher mais os cilindros. nao é dificil achar blower mal dimencionados por ae que chegam a dar impate em potencia com o motor original. no youtube tem alguns exemplos... e tem outros bem sucedidos.

é claro quem vai dicidir isso e o preparador, mas um comando intermediario 278º aceitaria bem e a lenta nao ia ficar afetada.

essa empresa ae é ferrada pra instalar blowers deve ter seu preço né nao custa se informa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

deco escreveu: Entao Rafaelo tenho conhecimento de tudo que emvolve uma boa instalaçao do equipamento, mas nao tinha pensado na sonda que é uma otima solucao para afinaçao, voce citou o turbo, nao escolhi por motivos obvios e no caso do monza em especial o blower vai ter um resultado melhor pois ele nao tem hesitaçao ou seja, enquanto o turbo esta" pensando "em criar pressao o motor com blower ja ta longe,
Você pode justificar o uso do blower por querer fazer algo diferente do trivial, ou qualquer outra coisa. Menos dizer que o turbo fica "pensando" em criar pressão enquanto o blower já estaria longe.

Posso garantir que na prática isso não acontece...

Com um turbo bem dimensionado, mesmo em marchas mais baixas e giro por volta de 2.000 rpm pode afundar o pé que já sai lixando instantaneamente.

E pense também que quem quer andar para valer, NUNCA, repito, NUNCA, está com giro abaixo de 2000 rpm... hehehe :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
RENATO.POA
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RENATO.POA »

O blower tem algumas vantagens interesantes, a principio vai parecer que o carro tem uma cilindrada maior, já que vc terá uma resposta desde os baixos giros!
Eu sempre pensei nisto até mesmo porque o blower m65 é utilisado ma mercedes compressor então é coisa boa mas ele usa um óleo específico para ele procure se informar a respeito!
o blower m65 diferentemente já tem um corpo de borboleta integrado não sei qual acho que o m45 que é do mini cooper vc faz uma tubulação de pressurização como no turbo, não sei se é esta a ordem vou pesquisar e depois aviso

Abraço
Renato
Tira o olho do meu monzão...rsrsrsrsrs
Projeto de injeção programável: viewtopic.php?f=4&t=23399
filipegarbero
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por filipegarbero »

Amigo pode nos falar se ja fez a operaçao e a respeito do valor total e o resultado prático? ?
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

filipegarbero escreveu:Amigo pode nos falar se ja fez a operaçao e a respeito do valor total e o resultado prático? ?
.
Entao Felipe, estudei muito o assunto na epoca (2010) mas o custo ja era absurdo na epoca para minha condiçao financeira (em torno de R$ 8000,00) ,completo, (ie programavel etec) instalado e testado, hoje nao faço ideia do preço, cotei na MVS , ele garantiu 320 cv com o M62 .
Este preço na epoca era TUDO novo .

Hoje com aproximadamente 4 a 5 mil eu instalo uma turbina com alguns acessorios especiais (que pouca gente tem) e fica um turbo igual original, coisa de profissional e NAO quebra !

SE INTERESSOU ? entra em contato com o Eduardo Retore (500ef) por mensagem particular que ele sabe onde e como instalar um sistema igual ao dele, estou te falando de coisa de PRIMEIRA nada de ebaralhar, nada de falhas, coisa top mesmo !!

Meu projeto do turbo continua "engavetado" nao sei até quando, mas uma hora tiro da gaveta hehe :ok:

abraço
Responder