Waldir, eu fiz os testes e o lampejante, acusa erro 33 sempre e no multímetro sempre essas medições que postei antes, as mangueiras estão certas. Só queria ter certeza de mais algum possível teste antes de comprar um sensor novowaldir escreveu:É possível desconectar o MAP e dar a partida, se melhorar o defeito está no MAP. Confira se não há inversão nas mangueiras conectadas no TBI
Se a luz de anomalia acende, faça o teste lampejante e veja o que acusa.
Procure o teste na seção de dicas.
TESTE NO SENSOR M A P
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: TESTE NO SENSOR M A P
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
davis,
33 é mangueira furada. Eu tenho um joelho na entrada do MAP conectado com um caninho de polipropileno que entra num outro joelho e no TBI. E já me ocorreu de trinca na borracha do joelho. Como eu não tinha outro eu vedei com silicone de alta e substitui na próxima semana (Kit limpeza do TBI)
Como o seu Monza é a gasolina pode ser algum dano na conexão ou borracha de vedação junto ao TBI.
Vc disse que ao trocar a borracha resolveu por uma semana. Inspecione novamente mais criteriosamente e com boa iluminação. Quando encaixa nos diâmetros maiores a mangueira abre ou se colocou larga demais fica frouxa e entra ar acusando o código 33.
Codigo 34 quando a mangueira dobra ou quando há combustível dentro da MAP
33 é mangueira furada. Eu tenho um joelho na entrada do MAP conectado com um caninho de polipropileno que entra num outro joelho e no TBI. E já me ocorreu de trinca na borracha do joelho. Como eu não tinha outro eu vedei com silicone de alta e substitui na próxima semana (Kit limpeza do TBI)
Como o seu Monza é a gasolina pode ser algum dano na conexão ou borracha de vedação junto ao TBI.
Vc disse que ao trocar a borracha resolveu por uma semana. Inspecione novamente mais criteriosamente e com boa iluminação. Quando encaixa nos diâmetros maiores a mangueira abre ou se colocou larga demais fica frouxa e entra ar acusando o código 33.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Então Waldir, eu troquei tudo pq nesse joelho de borracha tinha quebrado e a mangueira estava bem ressecada. Eu desmontei tudo e olhei com cuidado junto com uma lanterna e não achei nenhum furo ou entrada de ar. Essa borracha realmente é de um diâmetro menor, mas quando coloquei no sensor deixei a borracha um tempo em água quente pra ficar mais fácil de ajustar e fiz isso com o sensor fora do carro, avaliei bem antes de colocar de volta pra ter certeza que não teria algum dano na borrachawaldir escreveu:davis,
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Bom dia galera, depois de 1 mês eu consegui parar pra analisar esse problema com calma e percebi que a mangueira estava mal encaixada, fazendo com que o orifício do sensor ficasse obstruído ou com pouca passagem de ar. O problema foi resolvido removendo a mangueira e reconectando com mais cuidado e atenção. Lembrando que não estou usando um conector tipo "L", usei uma mangueira de 3mm pra fazer as conexões.gdavis escreveu:Então Waldir, eu troquei tudo pq nesse joelho de borracha tinha quebrado e a mangueira estava bem ressecada. Eu desmontei tudo e olhei com cuidado junto com uma lanterna e não achei nenhum furo ou entrada de ar. Essa borracha realmente é de um diâmetro menor, mas quando coloquei no sensor deixei a borracha um tempo em água quente pra ficar mais fácil de ajustar e fiz isso com o sensor fora do carro, avaliei bem antes de colocar de volta pra ter certeza que não teria algum dano na borrachawaldir escreveu:davis,
Obrigado a todos que ajudaram e insistiram nesse problema da mangueira.
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Ano: 1994
Verifiquei que a tensão de retorno no sensor map do meu carro fica em torno de 1,0 volts inicialmente, conforme o motor vai aquecendo chega a 0,2 volts. Acredito que não deveria cair tanto, correto?
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
Rafael, eu estava verificando na apostila do Doutor IE e consta que a medição do retorno pode cair até 220mV que é o seu caso.
Na aceleração a voltagem (no retorno) podendo chegar acima de 3V e na desaceleração a voltagem mergulha.
Vc está sentindo alguma dificuldade?
Quando o meu MAP estava com problema ele não sustentava a aceleração e só descobri que era o MAP por que eu desliguei e vim embora pra casa numa boa e depois providenciei a troca pelo 'estepe' que tinha em casa eram Delphi e o que pifou era mais novo que o que estava guardado.
Se não está com problemas deixe quieto. No meu caso como estou a 700 metros posso ter leitura até de 0,8V inicialmente.
A membrana interna do MAP ela flamba e muda a voltagem de retorno

Na aceleração a voltagem (no retorno) podendo chegar acima de 3V e na desaceleração a voltagem mergulha.
Vc está sentindo alguma dificuldade?
Quando o meu MAP estava com problema ele não sustentava a aceleração e só descobri que era o MAP por que eu desliguei e vim embora pra casa numa boa e depois providenciei a troca pelo 'estepe' que tinha em casa eram Delphi e o que pifou era mais novo que o que estava guardado.
Se não está com problemas deixe quieto. No meu caso como estou a 700 metros posso ter leitura até de 0,8V inicialmente.
A membrana interna do MAP ela flamba e muda a voltagem de retorno

MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- rafamts
Waldir, obrigado pelas informações. Desconfiei do map pois meu carro está oscilando muito a marcha lenta na fase fria. Fica pipocando muito com má queima de combustível. Depois que o motor esquenta fica uma maravilha. Já testei o sensor de borboleta e de temperatura e estão ok. Válvula termostática também ok. Por isso decidi averiguar o map.
Abraço,
Rafael
Abraço,
Rafael
- rafamts
Waldir, testei novamente o map e acredito que esteja ok. Ficou dentro dos valores especificados por você. Em acelaração ultrapassou 3,0 volts, e em desacelerações caiu para perto de 220 milivolts. Em marcha lenta ficou mais ou menos estável. Troque a mangueira do map, pois já estava desgastada!