Falha? Módulo HEI? Contagiros "louco"?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Falha? Módulo HEI? Contagiros "louco"?

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Carlos Freire:
Li muito no forum sobre os sintomas, e aprendi aqui que não se deve trocar uma peça por "achar que ela com defeito" sem os devidos testes, como meu pai bateu o pé de que queria tudo novo, ele comprou a bobina, velas, modulo e a impulsora. Guardei as peças antigas e nesse caso com todo esse ocorrido eu peguei elas de volta para trocar e tentar achar a solução. No caso da UCE, vou insistir com o eletricista para que ele passe o scan e verifique essa parte da rotação e sinal. O problema é que ele é muito enrolado, fala que vai e não vai, tem que ficar no pé, mas até achar outro, vou insistir.

PedroCTR:
Cara, o que vc disse faz todo sentido, eu to suspeitando sobre o aterramento também, já que o mecânico trocou de lugar o fio que faz o terra do motor com a central, tive problema com isso antes. Falei com ele sobre isso e ele disse que não tem nada a ver, agora eu vou insistir para que ele coloque no mesmo lugar onde estava o fio. O modulo hey está com pasta térmica, sei pois foi eu mesmo quem troquei, como eu trabalho na área técnica em informática sei da importância de uma boa aplicação desse produto.

Agora a questão que não me responderam.
É normal o modulo hey esquentar sem ao menos o motor ligar?
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Agora a questão que não me responderam.
É normal o modulo hey esquentar sem ao menos o motor ligar?
Carlos, não é normal. Ele só começa a esquentar após o funcionamento. Se o Hei estiver no distribuidor quando o motor aquecer vai receber 80ºC constante do cabeçote do motor e aquecerá mais 20 à 40 graus se a tensão/voltagem estiver até 14,3V.
Se o Hei estiver fora do distribuidor e no cofre do motor trabalhará mais frio, mas nem tanto, por que ao acionar a ventoinha na 2ª velocidade o calor do radiador será somado aos 20 a 40 graus do Hei.

Se a voltagem do alternador/regulador estiver acima de 14,3V (isto é não regulando mais nada) o excesso de voltagem será dissipado em forma de calor... se o Hei for Delphi ou Marelli poderá aguentar bem. Se for MTE ou Xing Ling poderá queimar.

Pasta para melhorar a dissipação: deve ser colocada na medida exata. Excesso aquece e falta não dissipa. O cuidado maior é que a pasta não isole o o negativo do Hei.

Vc ecreveu que ao girar a chave vc escuta barulho da faisca. Será que vc não está escutando o barulho da bomba que pressiona a linha de combustível e para caso não gire a chave até a partida?

É necessário rever as conexões do Hei com a bobina, o aterramento do rei, o aterramento da UCE que normalmente é atrás da torre do cabeçote. Reforçar o aterramento na lataria ou no bloco ou no cabeçote. Verificar a tensão que o regulador do alternador está deixando ´passar quando o motor estiver funcionando.

vide topico: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=15&t=30784
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)

Então Waldir, eu conheço o barulho da bomba, e esse que eu escuto é exatamente de faísca de amperagem baixa, igual aquelas fontes de video game, como Mega Drive ou Super Nintendo, quando encostamos os dois polos rapidamente para ver se tem corrente..
O carro não chega a ligar, mas será que na hora que o arranque está girando o motor o alternador manda essa voltagem acima dos 14v, ou o alternador só começa a trabalhar corretamente quando o motor está em funcionamento?
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)

Levei em outro eletricista, o rapaz me disse que o Modulo Central queimou. Como eu tenho 2, 1.8 e 2.0, ele fez o teste nos 2 e me disse q iria arrumar outro, pq nenhum estava funcionando, fiquei com um pé atras, pq a luz da injeção acende, tentei fazer o teste lampejante jumpeando o ponto A e B e o carro não ligou em modo teste. Agora quero ver resultado que vão dar. Alguém q entenda pode me dizer se esse teste que fiz já é suficiente para saber se está queimado?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse teste não é suficiente.

Tem que verificar tensões, sinais de entrada e sinais de saída para condenar uma UCE.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)

Não sei se está queimado, mas noticias boas.
O eletricista trocou o distribuidor e a central, girou a chave e funcionou de primeira.. Agora se queimou não sei, mas foi o unico jeito q fez funcionar foi trocando. Agora vou ver o q faço com essas 2 centrais...
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)

Conclusão, 2 centrais queimada porque o eletricista ligou o chicote errasdo, também 2 disteibuidores foram pro saco.. Valor do preju, R$ 300 Themers... Fora isso, carro ta uma beleza, motor totalmente retificado, agora é so andar e curtir o Monzão.
jairo062
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Ano: 1992
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por jairo062 »

tenho monza sle 2.0 92 ja troquei a bobina,rotor,bobina impusora,modulo hey 4 vezes,cabo e velas e quando esquenta ele desliga e liga intermitente parece que corta a corrente .Deixo ele esfriar por 2 horas +ou- ele volta a dar a mesma coisa por favor me ajudem
Responder