Valeu Edu!
Verdade, mercado muito carente mesmo, rs .. todo dia aparece um monte de gente pedindo pra fazer um monte de coisa. E não é só carro velho não... carros novos também! O pessoal dos Vectra C já estão relatando que diversos acabamentos internos dos Vectras 2005-2011 já estão quase impossíveis de achar...
Bom, como disse ontem, hoje é dia de atualizar as novas sobre o VCD né, rs...
1 - Interior
Bancos:
Sobre aquela mudança de interior que eu estava fazendo, no fim das contas, optei por manter só o banco traseiro de Vectra B... que de fato é muito melhor que do A, além de ser mais 'completo' por assim dizer. Os dianteiros depois de muito andar e reparar as vantagens X desvantagens.. bom, acabou que preferi por voltar com os originais. Além de 'pegada' e tal, tinha o fato de nada na instalação ali ser plug n play, já tinha dado muito trabalho adaptar os bancos ao carro, e ainda daria muito mais pra fazer os ajustes finais sem que partisse pra algo que fosse descaracterizar o carro.
Bom por um lado, que isso me fez 'antenar' para o que hoje estou procurando, que são os bancos dianteiros de Corsa GSi, que são totalmente plug n' play... e fora o mecanismo de rebatimento, ainda segue o padrão na linha Vectra A: Na europa, os Vectra GSi e Vectra Turbo eram equipados de série com aqueles bancos.
Só que ... Aqui no Brasil, eles só saíram em dois modelos: Kadett Sport e Corsa GSi. Não preciso comentar sobre a raridade que são né? Ainda mais pra achar uma sucata que tenha os bancos em bom estado, rs..
Mas a procura continua, e o dia que estiver com tudo em mãos.. aí eu decido sobre o que fazer quanto a forração.
Forros de Porta:
Em quanto os bancos não ficam do jeito que quero.. eu continuo insistindo na reforma dos forros de porta, mas não anda fácil encontrar tempo suficiente para terminá-los. Vou tentar tirar umas duas semanas de folga na virada do ano pra cuidar disso..... e falando sobre forros de porta, aí vai entrar mais uma coisinha diferente, além do navalhado 97+: As molduras que imitam madeira, estão sendo substituídas por peças em Fibra de Carbono autênticas (E de minha produção). Irei guardar as originais... mas possivelmente eu nunca vá querer usá-las de novo, rs
Coluna "A"
Troquei a forração das colunas (de novo!), e agora seguem um padrão de textura bem próximo das colunas B e C. A cor é exatamente igual a do Tabelier, ficou muito muito bom.. inclusive as réplicas que fiz são baseadas nelas. As minhas continuam sendo as originais forradas, mas em breve também devo guardá-las para colocar a réplica no lugar. Mais nova, mais justinha.. rs
Volante
Ainda estou com o volante de Calibra guardado! ... Eu tentei sacar o volante de "Corsa" atual pra colocá-lo, porém sem sucesso... então deixei de lado, quando for alinhar o carro da próxima vez, levo ele e peço pra ajudarem a instalar.
2 - Mecânica
Motor e Injeção
Continuo juntando peças (já estou na quarta caixa!) para terminar de montar o restante do "C20XE" .. entre aspas mesmo, por que muita coisa não é como deveria ser num C20XE de verdade, rs .. eu cheguei a pensar em montar uma parte de baixo 100% nova, de maior cilindrada, porém acabei optando por manter 2.0 ... e não exagerar na taxa. Os negócios vão indo bem, e se continuarem pelo menos como estão.. os planos é turbinar o carrinho nos anos a seguir. Logo, vou ir preparando a 'base' pra isso. Os pistões vão provavelmente ser os do Astra 16v, e se eu achar um motor parcial por um preço racional, já aproveito pra colocar tudo novo. Lembram da minha Chevy 500 que está guardada no sítio da família, aguardando uma boa reforma? Pois é .. imagino que ela ficaria feliz em receber o C20NE! Seria benéfico aos dois carros, montar logo um motor todo novo pro Vectra.
Sobre o cabeçote, que já está montado, não lembro se mencionei.. mas ele está a uma migalhinha de chegar no mínimo .. os Coscast e KS dos C20XE por natureza são bem baixos, mais baixos que os 16v nacionais inclusive .. as válvulas ficam literalmente faceadas com a base do cabeçote, com as quinas quase dentro da área de volume ali da junta. Eu estou confiante que vai ficar tudo certo, mas estou a procura de um jogo de parafusos que me dê maior confiabilidade na montagem.. e já que tenho que comprar o resto das juntas de tampa de válvulas, e as junta de escape e junta de cabeçote em aço, passei a cogitar em trazer da Europa um kit completo para uso no C20LET, a versão turbinada do XE. Já iria 'ficar sobrando' peça pra quando quiser turbinar.. então faz logo de uma vez.
A tampa de válvulas continua do mesmo jeito que antes, com uma camada de preto alta temperatura, mas ainda não preparei a régua das velas, nem defini a pintura final das peças... como é cosmético, acho que vou deixar isso só pra quando estiver montando o motor mesmo.
Sobre a injeção, dei uma revisada geral no chicote da Motronic SFI, bicos e sensores... estão tudo no jeito pra quando for montar, isso por que devo rodar com a I.E. original em quanto ele for aspro, em toda a fase antes de começar a me preparar para turbinar, e consequentemente, montar uma programável.
Transmissão
Na última mexida no conjunto, a única coisa que fiz, foi substituir todo o conjunto de trambulador pelo do Vectra B (Trambulador, hastes do liame, varão e buchas). Eu já estava cansado de tentar regular o original, e como não estava ficando bom, parti pro conjunto inteiro do B.. que caiu muiiiiito melhor no carro, embora ainda falta uns ajustezinhos finais.
Sobre a caixa em si, eu ainda mantenho a opinião de que a F18CR não casa com meu estilo de condução... é muito curta, e extremamente desconfortável em estrada (Aos 110, parece um Corsa berrando de quinta, rs) .. Cheguei a cotar o jogo longo de cora e pinhão, mas acaba sendo mais vantajoso pegar logo uma caixa longa, a F18WR que equipa os Vectra B 16v. Estou à procura de um bom negócio no momento, envolvendo uma transmissão mais adequada. A minha atual CR sairá sem deixar saudades, kkk
Freios
Estou com as pinças dianteiras do Vectra B 16v (280mm / 288mm).... porém como ainda estou com o motor original, e minhas rodas ainda são as aro 14, estou as deixando para depois.. quando vierem as rodas novas.
Rodas
Ainda não escolhi modelo, e tão pouco estou à procura.. mas é 95% certeza de que os próximos aros, serão 17". Já tive aro 15 no Vectra, Aro 16 embora bonito não compensa ($), então o que sobra (e cabe!), é aro 17.
Uma leve paginada nas primeiras páginas do tópico deve mostrar uma montagem que fiz, do meu carro com as raiadas Infinity Ocklahom 17".. provavelmente seria algo próximo daquilo, faz muito o meu gosto... mas é coisa que vai esperar, no mínimo, eu terminar de montar o motor (Mesmo que fora do carro, rs). Um passo de cada vez!
Suspensão
Atualmente meu carro usa amortecedores TurboGás Cofap de Vectra GSi nos quatro cantos, e um jogo de molas esportivas da Aliperti. O setup atual não deixa a desejar, porém já se mostrou ineficiente em estradas acima dos 200 km/h... é aquela velha sensação de carros velhos de que o bicho vai levantar vôo... logo, a muito venho pensando em outras opções... coisa que provavelmente vai acabar em amortecedores preparados, na medida, e um kit de molas Eibach Pro. Legal que vai ajudar a dar uma melhorada no stance... to achando meu carro meio alto - sempre achei, mesmo com as esportivas, kkk
3 - Som
Felizmente eu parei com aquela coisa que tinha de querer "sonzão" no carro ainda na época que tinha meu Monza! .. Mas a busca pelo sistema de melhor qualidade e custo pé no chão, nunca foi deixada pra trás. Soma isso com o fato de eu ter que ficar carregando uma malinha de CD's dentro do porta luvas, e já dá pra entender a necessidade.
Uma coisa que eu faço questão desde que tive meu primeiro Marea, é sobre o "player": Quanto mais original, melhor. Não quero descaracterizar o painel do carro. Por isso a única opção que se encaixa no projeto, é o CD Player com USB original Chevrolet dos Astra, Meriva e Zafira, que além de um visual clássico.. ainda "ostentam" a iluminação ambar. Melhor impossível.
Também meus falantes precisam urgente de reposição, principalmente os tweeters do painel, então realmente, é hora de dar um jeito no som do habitáculo (e por que não, melhorar também a caixinha de grave eu meu amigo Robson me deu de presente na compra do VCD? rs) ..
Som é projeto pra curto prazo, ainda mais por que não é tão caro.... então uma ou outra peça desse 'pacote' deve começar a chegar em breve.
4 - Estética
A muitos anos eu sonho em montar no carro, o kit de carroceria do Vectra Europeu... mas é complicado. Eu estou a meses tentando achar um conjunto na Europa qual o vendedor se disponha a enviar para outros países, mas até o momento não consegui nada.... nem mesmo que enviassem para um endereço postal que tenho na Áustria.
Uma pena... mas bom, em quanto o kit europeu não é opção palpável, eis que prefiro manter o carro original. Eu até tenho os spoilers laterais originais do Vectra GSi aqui em casa.... mas sinceramente, nunca caíram no meu gosto.
Já quanto ao aerofólio.. é uma peça qual eu não consigo mais imaginar o carro sem. Realmente, a "rabeta" que cobre toda a traseira da tampa dos Vectra é show.. adoro ela, mas isso não impede de fazer umas modificações, rs .. Assim que eu estiver produzindo estas peças, muito em breve, eu irei substituir meu aerofólio atual pelo mesmíssimo modelo, porém "liso", sem espaço para o emblema... como em algumas versões na Europa são. Fica bem legal! ..
Além do aero, já tenho a grade dianteira Opel aqui... ela irá fazer parte deste pacote com absoluta certeza, só estou esperando pra quando terminar de trocar tudo que tem emblema Chevrolet no carro... Volante, Aero e Rodas. Vai demorar um pouquinho, rs
Outra coisa que ainda considero um pouco 'distante', é sobre a possibilidade de eu fazer um capô em fibra de carbono pro Vectra. É possível e tenho vontade sim... ainda mais se tratando de ter a peça como 'vitrine', montada no carro. Mas o visual mais 'nervoso' assim só se justifica com cavalaria.... então deixa pra, pelo menos, quando o C20XE já estiver no cofre.
Já emendando o gancho em estética, tem a questão de pintura... e finalmente algumas fotos recentes do velho Vectra.
Aproximadamente 2 meses atrás, fizemos uma descontaminação da pintura usando clay, numa lavagem completa e cera após a descontaminação que deixou a pintura que havia sido revitalizada em Abril / 2015 bem 'lisa' de novo... porém tinha uns micro arradinhos destes mais de 20 meses desde que o polimento técnico e restauração da pintura foi feita.
Então na última Sexta Feira, dia 02, ele recebeu uma lavagem geral e 'maquinada' de politriz usando cera Menzerna, e acabamento com selante Wolfgang, o que literalmente zerou a pintura de novo... nada de micro riscos mais... pelo menos por mais um semestre pelo menos, pois carro preto.. todo mundo sabe né, é ...! rs ... Aliás... eu deveria vitrificar essa pintura sim, porém existem alguns pontos que devo fazer uma correção com repintura em breve.. então vou deixar pra vitrificar só quando estiver 100% nova mesmo. Não é pintura geral, longe disso... só algumas pequenas áreas de paralamas, parachoques e capô... imagino que durante 2017 isso vai acontecer, cedo ou tarde.
Bem dizer que o trabalho levou o dia inteirinho, das 9 da manhã até as 9 da noite.. claro que dando umas paradinhas pra descanso, um café, um lanche e um papo com os amigos que sempre passam pela Carvalho Detail, rs .. Meu primo, quem sempre me ajudou a cuidar da pintura do Vectra, é realmente um cara ..... o trabalho dele sempre flui com uma naturalidade sem comparação, e o resultado sempre me deixa com o sorriso no rosto.
Daqui, umas dele já prontinho antes de retornar à minha garagem 'semi-coberta'... é uma pena, pois do jeito que ele fica aqui em casa, suja bem rápido mesmo quando só parado na garagem. Não tem jeito... mas pelo menos dá pra curtir por um tempo, e o mais importante.. a pintura fica sempre protegida.
E como ele fica no sol:
Bom... acho que isso tudo dá pra lhes atualizar sobre tudo que está acontecendo ou planejado pro VCD. Caso eu venha sumir por mais alguns meses, vocês já vão estar cientes das coisas que tenho em mente pra ele, rs