Há tempos meu Monza está parado por causa de um barulho anormal no motor.
Não consegui identificar a fonte do ruído, até levei o carro a uma oficina onde costumo levar meu Fiat Mille, para darem uma olhada (ou escutada) e também não conseguiram dizer de onde vem o tal barulho.
Dizem que pode ser bomba dágua, mas só desmontando algumas coisas para ter certeza.
Hoje, cansado de ver o Monza parado, resolvi agir.
Tirei a correia de acessórios, para girar o motor sem alternador, bomba hidráulica da direção e esticador da correia de acessórios.
Depois de remover a correia, dei partida rapidamente e...o ruído continuou.

Resolvi então remover a capa da correia dentada e dar uma olhada na correia, no tensor e ver se havia algum atrito anormal entre correia e capa da correia.
Removida a capa, tudo me pareceu normal, com exceção da bomba dágua. A polia dela está muito próxima da capa traseira da correia dentada (foi instalada em oficina), achei que pode ser possível atrito entre as duas. Lembrei do post do Ricardo Ximenes, cuja bomba Indisa estava pegando na capa traseira. Essa Indisa que está instalada no meu carro tem a polia dentada de metal, ao contrário da dele, que ele diz ser de plástico. Mas acho que está próxima demais da capa, o que pode estar ocasionando ruído. O ruído é parecido com o que eu ouvia no meu Fiat Mille depois de ter substituído a correia dentada dele, e ao tirar a capa vi que ela estava frouxa, batendo na lata. Afrouxou depois de uns dias de instalada, acho que laceou um pouco.
Retirei o tensor, para checar se o rolamento dele está bom.
O tensor parece estar bom, sem folgas ou ruídos no rolamento. Mas a parte plástica dele está um tanto estranha, como pode ser visto na foto abaixo:

O tensor em questão é original GM, trocado em 2007, quando troquei também a bomba dágua.
Bem, vou trocar o tensor, a correia e a bomba dágua, que parece estar girando dura na mão.
Mas, apesar de burro velho, dei uma mancada: girei um pouco a polia de válvulas com o motor sem a correia. Fiz isso para ter acesso aos dois parafusos superiores de fixação da capa de proteção da correia, para ver se estavam apertados ou frouxos). Já li em vários lugares que no Monza à gasolina com motor 2.0 não ocorre atropelamento de válvula, mas estou na dúvida.

Vou reinstalar a correia velha para girar o motor para o PMA, mas estou receoso. E se tudo o que li não for verdade e eu acabar empenando uma haste de válvula?
Abraços