VENTOINHA LOUCA!
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
Re: VENTOINHA LOUCA!
Outra coisa que achei estranho, é que o pessoal diz que se tiver A/C a ventoinha fica ligada direto no primeiro estágio. No meu carro ela fica parada independente se eu estiver ou não usando o ar.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Modelo: Monza GLS
- Ano: 1996
- Injeção: EFi
Condição errada para um Monza.
Ligou o A/C a ventoinha deve ficar sempre ligada. Ao ligar o A/C, de início funciona a primeira é velocidade e depois de um certo tempo vai para a segunda. Mas de forma alguma a ventoinha deve ficar parada com A/C acionado, mesmo se o motor estiver frio.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Já fiz de tudo e o problema ainda persiste.
A ventoinha do radiador continua ligando e desligando toda hr.
Ainda não mexi nos relés.
A ventoinha do radiador continua ligando e desligando toda hr.
Ainda não mexi nos relés.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Retirou o conjunto das alavancas e a chave de acionamento do A/C?
Desmontou e verificou seu correto funcionamento?
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Ano: 1994
Carlos Freirede forma alguma a ventoinha deve ficar parada com A/C acionado, mesmo se o motor estiver frio.
Como eu já comentei aqui, eu tive um Monza GLS 2.0 94/95, que adquiri quase novo, em 1998, com 28 mil Km reais rodados (reais, confirmados pelo libreto de inspeções), no qual o eletroventilador do radiador não ligava ao se ligar o ar condicionado.
Ligava-se o ar condicionado e nada de ventoinha. Ao atingir o meio da escala, a ventoinha entrava já na segunda velocidade. Também não entrava a ventoinha abaixo do meio da escala.
Se eu andasse com ar desligado, ao atingir o meio da escala de temperatura a ventoinha entrava na primeira velocidade. Nunca na segunda.
Rodei com esse carro no Rio de Janeiro, verão após verão, e nunca esquentou mais do que o normal.
Acho que ele saiu assim de fábrica. Se ele tinha um problema, teriam de ser dois problemas, um o não acionamento ao se ligar o ar, coisa que não depende de nenhum pressostato, e nunca entrar a segunda velocidade antes do meio da escala, problema que seria no pressostato de acionamento da alta velocidade do eletroventilador.
Já no Monza atual, um GLS 2.0 94/94, ao ligar o ar entra a primeira velocidade, e de vez em quando, principalmente se eu estiver com o carro parado ou em baixa velocidade, entra a segunda velocidade. Se eu rodar sem ar, ao atingir o meio da escala também entra a segunda velocidade, coisa que no outro Monza não acontecia.
Até hoje não sei se essa condição (do primeiro Monza) era normal. Como nunca tive problemas...

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
Luiz Carlos, já comentamos muito sobre essas condições do Monza entre 94 e 96 em outros tópicos sobre condições de ligar a ventoinha com A/C desligado. Creio que já ficou praticamente esclarecido que 94 e parte de 95 é como o seu atual Monza e parte de 95 e o 96 é como o meu.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Fiz o processo de reiniciar o módulo pela bateria. Não sei se e coincidência, mas quando liguei td de novo dei a partida e a ventoinha não disparou, de cara fiquei aliviado, pois pensei q tinha matado a charada, mas logo depois de uns 10 ou 15 minutos quanto a ventoinha disparou para refrigerar o radiador o problema voltou de novo, já estou ficando louco...
-
- Monzeiro Jr. (Nível 0)
Já retirei o seletor do A/C e dei uma geral nele, como mostra no passo a passo aqui no fórum e o problema persiste...