Ventoinha travou ...

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
luiz Antônio scapin
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Mar 2018, 19:14
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Ventoinha travou ...

Mensagem não lida por luiz Antônio scapin »

Boa noite pessoal !!!
Acompanho vcs a um bom tempo e sempre consigo resolver minhas dúvidas e problemas por aqui ... Mas aconteceu de travar o motor da ventoinha ... Desmontei e estava num estado deplorável !!!
Comprei outro novo e instalei.
Ocorre que quando da queima do velho, mais alguma coisa aconteceu, pois a nova não está acionando quando chega na temperatura de início de trabalho ...
Fiz ligação direta e o motor novo está perfeito!!!
Também descobri que dos dois fios, um marrom (negativo) e outro verde ( positivo), o problema está no verde, pois não vem corrente por ele quando o motor do carro está quente o suficiente p acionar a ventoinha.
Algum relé, algum fusível, o q poderia ser??
Alguém pode me dar uma ajuda ....?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17870
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha travou ...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não foi informado se esse Monza tem A/C ou não.
Se olhar no manual do proprietário do veículo, vai ver que a ventoinha do radiador usa o fusível L5 (30A) para modelos sem A/C.
O fio que alimenta a ventoinha também é um tipo de fusível e pode abrir.
Também há 1 relê da ventoinha para veículos sem A/C ou 2 para veículos com A/C.
No caso do Monza EFI, quem aciona e desaciona a ventoinha do radiador através dos relês, é a UCE. Por isso é muito importante aferir a temperatura de trabalho do motor, usando um scanner em conjunto com termômetro de mira a laser. Desta forma, saberá se o marcador do painel está correto ou não e se a ventoinha ligou aos 101ºC e desligou aos 94ºC, condição normal do Monza EFI.

Para auxiliar essa manutenção use o esquema elétrico da IE Multec 700, que consta o esquema do eletro ventilador do radiador ou do sistema de A/C (caso tiver o equipamento) ou ainda, o esquema do mini manual de reparos do Monza 93. Todos com link disponíveis na seção de manuais deste fórum.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
luiz Antônio scapin
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Mar 2018, 19:14
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Ventoinha travou ...

Mensagem não lida por luiz Antônio scapin »

Prezado Carlos Freire ... O Monza em questão tem AC sim ....
Já localizei e testei os dois fusíveis ... Eles estavam intactos, não queimaram !!!!
Também localizei ambos os relés de primeiro e segundo estágios ...
Tem como testar esses relês , pois se eles não armarem não chegará corrente no motor da ventoinha ...
Gostaria de testar esses dois relés p resolver o problema ou descartar essa possibilidade !!!
Tem como testar ???
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17870
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha travou ...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim, tem como testar. Basta energizar a bobina de cada um deles e e verificar se a chave está atuando e fechando os contatos.
Também pode fazer aterrando o fio que vai para UCE. Outra forma seria entrando no modo de serviço ou ainda, soltando o sensor de temperatura. As duas condições faz acionar a ventoinha na segunda velocidade.
O mais importante que é verificar se o motor chegou a 101ºC para acionar a ventoinha, não foi informado se foi verificado.

Uma outra coisa, para que a ventoinha funcione, no caso do Monza com A/C, é preciso que o motor esteja funcionando e a bateria carregando. Se a luz de carga da bateria não acender ao ligar o contato e, apagar assim que o motor entrar em funcionamento, as ventoinhas interna e externa param de funcionar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
luiz Antônio scapin
Mensagens: 5
Registrado em: 06 Mar 2018, 19:14
Cidade: Santo André
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Ventoinha travou ...

Mensagem não lida por luiz Antônio scapin »

Boa noite pessoal ....
Problema solucionado !!!!
Após substituir a ventoinha queimada por uma nova, .... está não entrava em operação pois o relé simplesmente não estava armando !!!
Então ... Substituído este relé q tb "deu pau", tudo ficou devidamente resolvido !!!
Deixei motor do carro ligado após o término dos serviços e conferência do líquido de arrefecimento ... Ventoinha ligou e desligou várias vezes durante o tempo de teste !!!

Agradeço as dicas que foram passadas .... Pois foram de grande valia !!!! Abraços !!!!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4252
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventoinha travou ...

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

... O Monza em questão tem AC sim ....
Já localizei e testei os dois fusíveis ... Eles estavam intactos, não queimaram !!!!
Também localizei ambos os relés de primeiro e segundo estágios ...
Tem como testar esses relês , pois se eles não armarem não chegará corrente no motor da ventoinha ...
Gostaria de testar esses dois relés p resolver o problema ou descartar essa possibilidade !!!
Tem como testar ???
Apesar do Luiz Antonio já ter resolvido o problema do Monza dele, acho que é interessante responder a esta dúvida, para ajudar em futuras buscas de usuários com o mesmo problema.
Existe um método simples de testar os relés de baixa e alta velocidade do eletroventilador do radiador, simplesmente desconectando os dois plugues da UCE e fazendo massa nos dois pinos correspondentes aos dois relés, nos conectores.
Esse teste prova se os relés e todo o circuito de controle da ventoinha estão funcionando.
Procurei aqui nos meus alfarrábios antigos uma imagem que ilustrava o procedimento, indicando quais os pinos e conectores, mas não achei. Se alguém tiver, por favor coloque aqui.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder