Mudando o comando eu preciso mexer na injeção EFI?
-
- Estado: Santa Catarina-SC
- Modelo: Monza Class
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Mudando o comando eu preciso mexer na injeção EFI?
Ola familia Monza!
Eu tenho um Monza 2.0 93 EFI e quero trocar o comando por um de duração um pouco maior, dar uma "taxada" leve só pra ajudar a queima dessa gasolina de hoje. Fazer um escape 4x1 com abafador e um coletor de admissão melhor. Quero só deixar o Monza fica mais solto e, se ele ganhar uns 10cv já esta bom. Minha dúvidas é: Eu preciso mexer no módulo... Eu preciso reprogramar a IE original ou colocar uma injeção programável por causa dessas mudanças de taxa e do comando?
Desde ja agradeco
Obrigado !
Eu tenho um Monza 2.0 93 EFI e quero trocar o comando por um de duração um pouco maior, dar uma "taxada" leve só pra ajudar a queima dessa gasolina de hoje. Fazer um escape 4x1 com abafador e um coletor de admissão melhor. Quero só deixar o Monza fica mais solto e, se ele ganhar uns 10cv já esta bom. Minha dúvidas é: Eu preciso mexer no módulo... Eu preciso reprogramar a IE original ou colocar uma injeção programável por causa dessas mudanças de taxa e do comando?
Desde ja agradeco
Obrigado !
- tyo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
Re: Mudando o comando eu preciso mexer na injeção EFI?
eu não entendo muito de preparação mas creio que sim pois se as valvulas vão ficar mais tempo abertas vai ter que entrar mais ar/combustível.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
-
Vamos dizer q eu só troque a polia por uma regulavel e adiante o ponto, a injecao nao se adaptaria ?
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Não! Ela nem vai "saber" o que está acontecendo.
E eu não vejo motivo para mexer no enquadramento do comando original.
Eu já usei polia regulável em motor GM com cabeçote muito rebaixado, mas o objetivo era justamente retornar o comando ao enquadramento original.
Em qualquer posição que eu deixava o comando, para lá ou para cá, só piorava.
Além disso, mudando a posição do comando em relação ao virabrequim você também altera a curva de avanço de ignição (o distribuidor vai junto).
Tenha cuidado aí...
E eu não vejo motivo para mexer no enquadramento do comando original.
Eu já usei polia regulável em motor GM com cabeçote muito rebaixado, mas o objetivo era justamente retornar o comando ao enquadramento original.
Em qualquer posição que eu deixava o comando, para lá ou para cá, só piorava.
Além disso, mudando a posição do comando em relação ao virabrequim você também altera a curva de avanço de ignição (o distribuidor vai junto).
Tenha cuidado aí...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
Sim entendi; eu pensava na polia regulavel porque vi topicos aqui q falava na ideia de te um motor com mais torque em baixa, na verdade minha intenção era aumenta a taxa pra te uma compressao maior, ja que em 1991 a nossa gasolina nao tinha 27% de alcool, era menos, entao a ideia é te uma queima melhor uma saida de escape melhor e por concequencia ter um pouco mais de potencia
A minha duvida cruel é se vamos supor eu taxasse o cabecote ( pra 10: ... alguma coisa) e colocasse por exemplo um comando de graduacao maior, eu teria q muda algo na injecao ?! Ou eu posso usa a injecao EFI pra essas mudancas leve ?
A minha duvida cruel é se vamos supor eu taxasse o cabecote ( pra 10: ... alguma coisa) e colocasse por exemplo um comando de graduacao maior, eu teria q muda algo na injecao ?! Ou eu posso usa a injecao EFI pra essas mudancas leve ?
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Não dá para saber. Só fazendo para ver no que vai dar.
Agora, usar um comando com mais duração vai contra a vontade de jogar mais torque para baixas rpm.
E tentar corrigir isso usando uma polia variável para trazer de volta o torque para baixo me parece um paradoxo do tipo cavar um buraco para tentar tampar o outro que você mesmo decidiu abrir desnecessariamente.
Mas a idéia da taxa é boa.
Não sei se justifica o gasto de abrir o motor só para subir de 9,2 para 10,x:1, mas aí é com você (a menos que já precise mesmo tirar para revisar de qualquer forma).
Só tenha certeza que a saúde da parte de baixo do motor está em dia.
Ou então, espere para quando for fazer o motor inteiro (ou trocar por outro mais moderno, como os 2.0 flex de astra/vectra) para então fazer algo que realmente valha a pena.
Agora, usar um comando com mais duração vai contra a vontade de jogar mais torque para baixas rpm.
E tentar corrigir isso usando uma polia variável para trazer de volta o torque para baixo me parece um paradoxo do tipo cavar um buraco para tentar tampar o outro que você mesmo decidiu abrir desnecessariamente.
Mas a idéia da taxa é boa.
Não sei se justifica o gasto de abrir o motor só para subir de 9,2 para 10,x:1, mas aí é com você (a menos que já precise mesmo tirar para revisar de qualquer forma).
Só tenha certeza que a saúde da parte de baixo do motor está em dia.
Ou então, espere para quando for fazer o motor inteiro (ou trocar por outro mais moderno, como os 2.0 flex de astra/vectra) para então fazer algo que realmente valha a pena.

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
Verdade 500F melhor guarda dinheiro e faze alguma coisa descente kkkk
Vlw pela ajuda
Vlw pela ajuda
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Cara até da pra vc fazer um comando com maior duraçao ETC... e ainda existe remap pra esse tipo de injeçao... mas tenha em mente que é caro hoje em dia o melhor custo beneficio é o Turbo.. vc compra um kit ai com uma Turbina 48/50 e coloca pra rodar se preferir a gasolina da pra rodar ai com seus 0,7kg sem precisar de bico extra.. apenas coloque um dosador HPI e vc tera um motor esperto e duravel e com mais potencia desejada do que com a receita que vc citou.
Forte abraço
Forte abraço
Ex Monza SL/E 87 2.0 alcool
EX Monza GLS 94 2.0T alcool
EX Monza Classic SE 93 2.0 MPFI
Atual Tempra 2.0 8V IE Turbo
MONZEIROS.COM CRISTO
EX Monza GLS 94 2.0T alcool
EX Monza Classic SE 93 2.0 MPFI
Atual Tempra 2.0 8V IE Turbo
MONZEIROS.COM CRISTO