Filtro secador
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Filtro secador
Boa noite rapaziada, alguém saberia me informar pra que serve o filtro secador? É ele que joga o ar gelado pra dentro do carro?
Estou perguntando isso pq me falaram se eu comprar um bom isolador de calor pra colocar nos tubos de alumínio e até nele mesmo o ar da uma grande melhorada.
Isso é verdade?
Abraços
Estou perguntando isso pq me falaram se eu comprar um bom isolador de calor pra colocar nos tubos de alumínio e até nele mesmo o ar da uma grande melhorada.
Isso é verdade?
Abraços
- Carlos A. Freire
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Re: Filtro secador
O Monza não tem filtro secador e sim acumulador.
Ele faz parte do circuito de mudança de gás para líquido, dentro do sistema de ar condicionado. Como o Monza tudo é baseado na pressão não recomendo fazer alterações no A/C. Partes que tem que receber gás não podem ter líquido.
Abs,
Carlos Freire
Ele faz parte do circuito de mudança de gás para líquido, dentro do sistema de ar condicionado. Como o Monza tudo é baseado na pressão não recomendo fazer alterações no A/C. Partes que tem que receber gás não podem ter líquido.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Filtro secador
Blz Carlos, mais uma vez obrigado pela atenção.
Abraços
Abraços
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Filtro secador
mpgfa
Muita gente, inclusive profissionais de ar condicionado, chama o acumulador do sistema de ar condicionado do Monza de filtro secador.
Como bem disse o CF, no Monza existe um acumulador. Da mesma forma, no Monza não existe válvula de expansão na entrada do evaporador, e sim um tubo de orifício (válvula palito).
O filtro secador costuma ser instalado na linha de gás liquido, entre o compressor e o evaporador. Na linha de alta pressão. Ele é chamado de secador porque contém um produto destinado a absorver a umidade presente no gás.
O acumulador do Monza também tem esse produto. Por isso é aconselhável substituir o acumulador de tempos em tempos, pois o elemento secador (sais de sílica) fica saturado. É aquele mesmo produto que reveste aqueles galinhos que se compra em Portugal, que mudam de cor quando o tempo fica chuvoso.
No Monza, o acumulador fica na linha de gás de baixa pressão, depois da saída do evaporador. Nessa condição, o gás já absorveu o calor da cabine e se dirige para o compressor. O acumulador só libera gás para o compressor, retendo o líquido.
O compressor não pode, em hipótese nenhuma, receber gás em estado liquido, pois isso danificará o mesmo. Gás é compressível, ao passo que líquido não.
Também não aconselho nenhuma alteração no sistema original do Monza.
Abs
Muita gente, inclusive profissionais de ar condicionado, chama o acumulador do sistema de ar condicionado do Monza de filtro secador.
Como bem disse o CF, no Monza existe um acumulador. Da mesma forma, no Monza não existe válvula de expansão na entrada do evaporador, e sim um tubo de orifício (válvula palito).
O filtro secador costuma ser instalado na linha de gás liquido, entre o compressor e o evaporador. Na linha de alta pressão. Ele é chamado de secador porque contém um produto destinado a absorver a umidade presente no gás.
O acumulador do Monza também tem esse produto. Por isso é aconselhável substituir o acumulador de tempos em tempos, pois o elemento secador (sais de sílica) fica saturado. É aquele mesmo produto que reveste aqueles galinhos que se compra em Portugal, que mudam de cor quando o tempo fica chuvoso.
No Monza, o acumulador fica na linha de gás de baixa pressão, depois da saída do evaporador. Nessa condição, o gás já absorveu o calor da cabine e se dirige para o compressor. O acumulador só libera gás para o compressor, retendo o líquido.
O compressor não pode, em hipótese nenhuma, receber gás em estado liquido, pois isso danificará o mesmo. Gás é compressível, ao passo que líquido não.
Também não aconselho nenhuma alteração no sistema original do Monza.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Filtro secador
Pessoal isso que eu fiz no meu carro está certo?
Pensei que fosse melhorar alguma coisa aqui no ar mais nada, continua a mesma coisa
Pensei que fosse melhorar alguma coisa aqui no ar mais nada, continua a mesma coisa
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Filtro secador
mpgfa
Essa tubulação que você isolou vem do evaporador, onde o gás já absorveu o calor da cabine. Então, isolando assim, não terá nenhum aumento de eficiência, você estará mantendo a tubulação mais quente.
Se esse isolamento fosse na linha de alta pressão, talvez houvesse algum ganho, pois lá o gás passa em estado líquido e está frio.
A engenharia deve ter pensado isso tudo, e só achou necessário isolar a tubulação depois do acumulador, na parte onde ela passa colada no radiador. O calor do radiador provavelmente poderia prejudicar o gás (ou a mangueira) naquele ponto.
Mas tenho visto Monzas sem aquele isolamento no radiador e o ar não perde eficiência. Não uma perda que se possa perceber sem instrumentos de medição.
Uma maneira de você saber se melhorou seria usando um termômetro a laser na saida do ar, na cabine. Mas seria necessário funcionar o ar com o isolamento e depois sem o isolamento (ou o contrário). Mas isso teria de ser feito nas mesmas condições de temperatura ambiente. Não sei se o teste seria conclusivo.
Abs
Essa tubulação que você isolou vem do evaporador, onde o gás já absorveu o calor da cabine. Então, isolando assim, não terá nenhum aumento de eficiência, você estará mantendo a tubulação mais quente.
Se esse isolamento fosse na linha de alta pressão, talvez houvesse algum ganho, pois lá o gás passa em estado líquido e está frio.
A engenharia deve ter pensado isso tudo, e só achou necessário isolar a tubulação depois do acumulador, na parte onde ela passa colada no radiador. O calor do radiador provavelmente poderia prejudicar o gás (ou a mangueira) naquele ponto.
Mas tenho visto Monzas sem aquele isolamento no radiador e o ar não perde eficiência. Não uma perda que se possa perceber sem instrumentos de medição.
Uma maneira de você saber se melhorou seria usando um termômetro a laser na saida do ar, na cabine. Mas seria necessário funcionar o ar com o isolamento e depois sem o isolamento (ou o contrário). Mas isso teria de ser feito nas mesmas condições de temperatura ambiente. Não sei se o teste seria conclusivo.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 11 Out 2018, 18:11, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
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Re: Filtro secador
Bom dia Luiz, tudo bem, essa tubulação que eu isolei se eu não me engano é de baixa, ela vem do compressor passando por cima do radiador aí entra no filtro e depois pra dentro do carro, eu isolei ela pq justamente quando ligo o ar essa parte que fica toda isolada ela fica gelada. Mais eu acho que foi perda de tempo pq ficou a mesma coisa e nesse calor que nós passamos no Rio de janeiro é difícil, quando o cara colocou o gás eu fui a Bangu e voltei estava muito bom mais depois de uma semana já não está a mesma coisa.
Abraços
Abraços
- Gilmar Martins
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Re: Filtro secador
Pois é, como o Luiz disse, o gás aí já está retornando para o compressor, e portanto já cumpriu seu papel de refrigerante para iniciar o novo ciclo, isto é, compressor, condensador, tubo capilar e evaporador que irá expandir e resfriar a cabine, retornando para a linha de baixa pressão, onde vc fez a isolação, e portanto o gás já está aquecido para iniciar o novo ciclo. É isso aí. Boa tarde.
Gilmar
Gilmar
Vectra 97 GLS