Instalação do Ar Condicionado

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Instalação do Ar Condicionado

Mensagem não lida por pablopttm »

A dica que eu dou é , se estivesse na sua situação e o monza do seu amigo ainda funciona , eu levaria em uma oficina de AC e fazia um teste de pressão pra ver se não há vazamentos. Geralmente eles não cobram esse tipo de serviço até porque eles conseguem retirar o AR que colocaram no sistema. Caso não tenha vazamentos , eu tirava a correia do compressor e tentaria girá-lo com a mão pra ver se ele não está travado , e se ele estiver bom ai fecharia negócio. na maioria das vezes acontece vazamentos de gás pelas conexões e isso só trocar o oring , mas vai que o condensador ou o evaporador tá furado e tu não sabe.Daí o buraco é mais embaixo. E outra , o sistema elétrico do AC do monza 88 TODO ELE passa pelo lado direito do carro( ele sai do lado do reservatório de expansão, uma parte vai até o alternador e pressostatos e a outra segue pelo paralamas e alimenta compressor e venoinha . os relés ficam expostos na parede corta fogo , na parte internas tem apenas os fios que vão para chave seletora e comando da ventilação ) .

Abraço
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por dbzronaldo »

se o condençador ou evaporador tiver furado é caro, mas ainda existe estoque original.
logo vou comprar um de cada pra mim!
depende do valor que o cara ta pedindo compensa sim! só verifca se o compressor nao ta travado!

de uma olhada no meu tópico, estou trocando todas as mangueiras pra deixar igual do monza 96.
viewtopic.php?f=9&t=28464

abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1989

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Poise vou olhar isso. Mas se tiver vazamento, e há de ter, como vou saber se é no condensador ou evaporador, ou em outro lugar? tem algum produto tipo contraste que o técnico utiliza?

Ronaldo, ví seu tópico achei show de bola. Já tinha até sugado algumas informaçoes de la rsrsrsrs... Bom, vou trocar o filtro para usar o r134, mas pretendo instalar as peças nos lugares originais.

O meu amigo lá estamos falando em R$400,00 em tudo, só que é no escuro né. Agora tem um colega aqui do fórum que me ofereceu um completo, segundo ele esta montado num carro e estava gelando, só que o valor é bem mais salgadinho......
Azul Atlantis 89 2.0
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Ola tudo bem, hehe que bom que ajudou você!
Pode comprar o filtro do R134A, porque é 100% compativel! fiz o teste hoje! hehe

Sim, existe um gas contraste que eles colocam no sistema e fica colorido se tiver vasamento!
mas tera que levar o carro em algum lugar que mecha com ar condicionado!

Abração!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1989

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Amanha vou na oficina com o rapaz! Me tira mais uma duvida, pra retirar a caixa de ar e toda a parafernália, só retirando o tabelier completo? Ou não precisa?
Azul Atlantis 89 2.0
douradao
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por douradao »

ola Xandao! vÊ se pode me ajudar, meu monza é 86 com ar e direçao hidraulica de fabrica, porem precisei de trocar o bloco, usei um bloco do motor fase 2, ano 95. porem o suporte do com pressor nao alinha com os furos no novo bloco. e desconfio eu que se eu trocar o suporte nao vai ser compativel com o compressor.
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por gabri_hawk »

kaioemmanuel escreveu:Poise vou olhar isso. Mas se tiver vazamento, e há de ter, como vou saber se é no condensador ou evaporador, ou em outro lugar? tem algum produto tipo contraste que o técnico utiliza?

Ronaldo, ví seu tópico achei show de bola. Já tinha até sugado algumas informaçoes de la rsrsrsrs... Bom, vou trocar o filtro para usar o r134, mas pretendo instalar as peças nos lugares originais.

O meu amigo lá estamos falando em R$400,00 em tudo, só que é no escuro né. Agora tem um colega aqui do fórum que me ofereceu um completo, segundo ele esta montado num carro e estava gelando, só que o valor é bem mais salgadinho......
O primeiro teste é visual , áreas manchadas de óleo no evaporador ou condensador indicam vazamentos. O problema é que isso fica mais visível em peças novas e limpas. O segundo teste é auditivo e também visual , o cara usa uma bomba de pressão (tenho uma) e aplica em torno de 400 psi no sistema o que deixa possível se escutar em alguns casos o vazamento. Com uma esponja com detergente se aplica espuma em conexões pra fazer bolhas, igual como se faz com botijao de gas de cozinha em casa. Agora , quanto o vazamento é daqueles chatos , muito pequenos , usa-se o contraste. é um tubinho de óleo que reage à luz UV. Você aplica no compressor na linha de baixa e bota o AC pra funcionar. Aonde estiver o vazamento , quando vc jogar a lampada UV vc vai ver uma nuvenzinha ou um filete de cor fluorescente. Cuidado com o selo do compressor também, muito comum de dar vazamento. O chato do vazamento no selo é que só ocorre com o AC em funcionamento e não dá pra identificar assim tão facilmente.
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Edelbrock
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1992
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Edelbrock »

Uma curiosidade, a parede corta fogo, tirando o buraco para parte do sistema do ar condicionado, ela é idêntica ao Monza sem ar?
Responder