Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
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Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Opa galera boa noite. O Monza do meu pai é um 85 fase 2 álcool com carburação simples.
Acontece que o distribuidor dele já foi trocado por um de Monza gasolina, resolvi trocar a cápsula de avanço a vácuo e constatei isso.
Comprei a cápsula original GM para o modelo do veiculo álcool. Da para usar sem problemas no distribuidor do Monza gasolina?
Acontece que o distribuidor dele já foi trocado por um de Monza gasolina, resolvi trocar a cápsula de avanço a vácuo e constatei isso.
Comprei a cápsula original GM para o modelo do veiculo álcool. Da para usar sem problemas no distribuidor do Monza gasolina?
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Jonathas
Não vou afirmar com certeza total que os distribuidores são diferentes, mas existem diferenças enormes nas características de queima do etanol em relação à gasolina.
No distribuidor temos dois sistemas que adiantam o ponto de acordo com a carga do motor e a rotação.
Um deles é o avanço à vácuo. Esse não dará problema pois você disse que comprou uma cápsula para etanol
O outro sistema que faz avançar a centelha é o centrífugo.
Como etanol e gasolina têm necessidade diferente de avanço, é quase certo que há diferenças nas molas que comandam o avanço.
É até provável que o motor funcione, mas pode perder desempenho e gastar mais combustível.
Se olharmos no catálogo de peças GM veremos que existem muitos tipos de mola do centrífugo. As de motor 1.8 são diferentes das de motor 1.6 ou 2.0, e por aí vai.
Diz pra gente qual o motor do seu carro (cilindrada, tipo de combustível, tipo de carburador) para vermos qual mola ele deve usar. Aí é só comprar as molas aplicáveis e o problema será resolvido.
Abs
Não vou afirmar com certeza total que os distribuidores são diferentes, mas existem diferenças enormes nas características de queima do etanol em relação à gasolina.
No distribuidor temos dois sistemas que adiantam o ponto de acordo com a carga do motor e a rotação.
Um deles é o avanço à vácuo. Esse não dará problema pois você disse que comprou uma cápsula para etanol
O outro sistema que faz avançar a centelha é o centrífugo.
Como etanol e gasolina têm necessidade diferente de avanço, é quase certo que há diferenças nas molas que comandam o avanço.
É até provável que o motor funcione, mas pode perder desempenho e gastar mais combustível.
Se olharmos no catálogo de peças GM veremos que existem muitos tipos de mola do centrífugo. As de motor 1.8 são diferentes das de motor 1.6 ou 2.0, e por aí vai.
Diz pra gente qual o motor do seu carro (cilindrada, tipo de combustível, tipo de carburador) para vermos qual mola ele deve usar. Aí é só comprar as molas aplicáveis e o problema será resolvido.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Obrigado, o motor é 1.8 etanol e o carburador é um Solex simples Alfa 1, o ano do carro é ano 1985 mod 1985.
O carro está andando muito bem e pega de primeira, mesmo na primeira partida com distribuidor do Monza gasolina errado e cápsula do avanço furada, agora não testei como está depois de troca da a cápsula
O carro está andando muito bem e pega de primeira, mesmo na primeira partida com distribuidor do Monza gasolina errado e cápsula do avanço furada, agora não testei como está depois de troca da a cápsula
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Jonathas
Acho difícil um Monza funcionar bem com o avanço centrífugo furado. Talvez você não tenha vivência com o carro.
Quanto a pegar bem, o avanço pouco influencia na partida.
Tanto o avanço centrífugo como o à vácuo operam com o motor sendo solicitado e nas altas rotações.
Segundo o catálogo de peças, as molas para o distribuidor do Monza 1985 com motor 1.8 à etanol e carburador simples é a mola com o número 94648233 (caso você queira ver se o carro anda melhor com elas).
Apesar de não serem mais fornecidas, algumas lojas GM ainda tem peça em estoque.
Abs
Nota: O sintoma clássico de diafragma do avanço furado é que, ao se pisar fundo, o carro dá uma 'segurada', como se o freio de mão estivesse parcialmente puxado. Quem já esqueceu o frio de mão puxado sabe bem o que é isso.
Acho difícil um Monza funcionar bem com o avanço centrífugo furado. Talvez você não tenha vivência com o carro.
Quanto a pegar bem, o avanço pouco influencia na partida.
Tanto o avanço centrífugo como o à vácuo operam com o motor sendo solicitado e nas altas rotações.
Segundo o catálogo de peças, as molas para o distribuidor do Monza 1985 com motor 1.8 à etanol e carburador simples é a mola com o número 94648233 (caso você queira ver se o carro anda melhor com elas).
Apesar de não serem mais fornecidas, algumas lojas GM ainda tem peça em estoque.
Abs
Nota: O sintoma clássico de diafragma do avanço furado é que, ao se pisar fundo, o carro dá uma 'segurada', como se o freio de mão estivesse parcialmente puxado. Quem já esqueceu o frio de mão puxado sabe bem o que é isso.

Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Pior que é verdade, quem anda no carro é meu pai (rs!), mesmo andando de carona percebo que o carro sai amarrado nas arrancadas.
Vou dar uma pesquisada nas lojas GM para ver se eles tem essas molas, muito obrigado pela atenção e por passar o número das molas
Abs
Vou dar uma pesquisada nas lojas GM para ver se eles tem essas molas, muito obrigado pela atenção e por passar o número das molas
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Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
Bom dia! Tenho um Monza 88 2.0 a álcool e gostaria de saber qual é a mola e a válvula a vácuo que vai nele, pois o meu esta com as peças do a gasolina, e ele acaba grilando bastante, pois está avançando muito ligeiro ou até demais.Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑01 Jun 2017, 21:04 Jonathas
Acho difícil um Monza funcionar bem com o avanço centrífugo furado. Talvez você não tenha vivência com o carro.
Quanto a pegar bem, o avanço pouco influencia na partida.
Tanto o avanço centrífugo como o à vácuo operam com o motor sendo solicitado e nas altas rotações.
Segundo o catálogo de peças, as molas para o distribuidor do Monza 1985 com motor 1.8 à etanol e carburador simples é a mola com o número 94648233 (caso você queira ver se o carro anda melhor com elas).
Apesar de não serem mais fornecidas, algumas lojas GM ainda tem peça em estoque.
Abs
Nota: O sintoma clássico de diafragma do avanço furado é que, ao se pisar fundo, o carro dá uma 'segurada', como se o freio de mão estivesse parcialmente puxado. Quem já esqueceu o frio de mão puxado sabe bem o que é isso.![]()
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Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
52273387 - MOLA do contrapeso do distribuidor c/ terminais diferentes - Monza de 87 a 91 - 2.0 álcool e gasolina
52252851 - DISPOSITIVO do avanço do distribuidor - Monza de 89 a 91- 2.0 álcool e gasolina
52273388 - DISPOSITIVO do avanço do distribuidor - Monza 87 e 88 - 2.0 álcool e gasolina
Abs,
Carlos Freire
52252851 - DISPOSITIVO do avanço do distribuidor - Monza de 89 a 91- 2.0 álcool e gasolina
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Re: Distribuidor de Monza gasolina em Monza álcool.
ArecioTenho um Monza 88 2.0 a álcool e gostaria de saber qual é a mola e a válvula a vácuo que vai nele, pois o meu esta com as peças do a gasolina, e ele acaba grilando bastante, pois está avançando muito ligeiro ou até demais.
Segundo o catálogo de peças CepChev, os Monzas ano 88 com motor 2.0 à etanol ou à gasolina usam as mesmas molas de avanço centrífugo e dispositivos de avanço à vácuo. Só Monzas com motores 1.8 têm diferenças se for à etanol ou à gasolina.
Os números de peça aplicáveis são: 52273387 (molas dos contrapesos do distribuidor) e
52273388 (dispositivo de avanço à vácuo)
Molas: Dispositivo à vácuo: Aqui só tem o dispositivo: Quanto ao motor estar grilando, pode ser que a regulagem inicial do ponto de ignição esteja incorreta, ou as molas estejam fracas.
Para determinar se a grilagem vem do avanço centrífugo ou do avanço à vácuo é só desligar a mangueirinha do vácuo e andar com o carro. Se o grilo sumir é ele o culpado.
Nota: o terceiro número de peças indicado pelo Carlos Freire não se aplica ao seu carro. É para 89 a 91. Ele deve ter se confundido.

Abs
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Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 22 Mai 2020, 10:29, em um total de 6 vezes.
Luiz Carlos
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