Luiz Carlos (Rio) escreveu: ↑07 Out 2018, 10:19
Olá pessoal.
Uma das coisas que me intrigam em se tratando de óleo é a seguinte: Todos recomendam a troca de óleo do motor com o motor quente, pelas razões expostas pelo Carlos Freire.
Mas, em se tratando de óleos multiviscosos, como são quase todos atualmente, fica a dúvida: Se um óleo multiviscoso de especificação 15W50 tem viscosidade 15 quando frio e viscosidade 50 quando quente, como ele pode escorrer mais fácil estando quente?
A figura abaixo foi tirada do site da Texaco. Nela podemos ver a observação de que esse óleo escorre mais fácil quando frio. E agora?
Abs
Luiz Carlos,
Essas denominações de viscosidade
XW
XX geram sempre confusão. Pois na verdade essa classificação é só uma forma de identificar como o óleo se comporta frio ou quente (40ºC ou 100ºC), não é uma unidade de medida para medir a viscosidade do óleo, essa seria a unidade Stokes ou como é usado nesse caso o centistoke (cst) ou mm²/s .
Por isso, um óleo 5W30 não quer dizer que ele frio é menos viscoso (mais fino), e sim que a classificação a frio é 5W.
Por este motivo, sempre que eu pesquiso um óleo, pra saber a real viscosidade tanto frio quanto quente, busco a ficha técnica, lá está informado a viscosidade a 40ºC e 100ºC em cst.
Veja esses exemplos que até já postei aqui em um tópico:
1. Total Quartz 7000 SL:
http://www.lubs-products-database.total ... 4000/14200
-Viscosidade a 40ºC: 137,05 cst
-Viscosidade a 100ºC: 18-19 cst
2. Motul 4100 Power SL:
https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/motu ... 1492017119
-Viscosidade a 40ºC: 154 cst
-Viscosidade a 100ºC: 19,7 cst
3. Petronas Syntium 800 HM SL:
https://www.pli-petronas.com/br/cms/pdf ... roduct.pdf
-Viscosidade a 100ºC: 17 cst
-Viscosidade a 40ºC: Não informado na ficha técnica
Pode se perceber que mesmo esses óleos sendo da mesma classificação 15W50, suas viscosidades são um pouco diferentes. Por exemplo, o óleo Total tem viscosidade de 137,05 cst contra 154 cst do Motul. Isso quer dizer que a frio, o óleo da Total é mais fino, mas em contrapartida o Motul se mantem um pouco mais grosso a 100ºC (19,7 contra 18-19). Por isso a ficha técnica é a que mostra a realidade. Já vi muitos óleos 20W50 bem mais grossos a frio que de outras marcas, usei o Mobil nessa viscosidade justamente por ser mais fino que os concorrentes a frio, mas mantendo a mesma viscosidade a quente.
Ou seja, quanto maior o numero ante do W ( 0 a 25..) maior será o valor em cst a 40ºC, mas nunca sua viscosidade será menor que a quente.
Na minha opinião o melhor óleo é sempre o 0W e a viscosidade a quente deve ser de acordo com a que seu motor mandar ( 20 a 60..). Pois mesmo se o óleo for finíssimo a frio, se a sua viscosidade a quente atende o que o motor pede, ele teoricamente não será um óleo mais fino. Por exemplo, tem muito óleos 20W50 que tem sua viscosidade a 100ºC menor que 18cst, ou seja, abaixo do Motul que mantem a 19,7 cst, ou seja, esse oleo 20W50 não será mais grosso que o 15W50 da Motul, somente a frio, que nesse caso é uma desvantagem.
Quanto a trocar o óleo a quente, são as vantagens que o Carlos falou, e com certeza qualquer óleo sendo multiviscoso ou não, flui melhor quando quente. Mas do mesmo jeito tem que esperar o óleo que subiu para o motor, descer novamente.
Sobre esse texto da Texaco, acho que o uso das palavras dá a entender o que você questionou, parece que o óleo a frio é menos viscoso que a quente. Mas na verdade acho que eles queriam dizer, em comparação com um óleo monoviscoso.