Carro falhando. Suspeitas são distribuidor e caixa de marchas

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Carro falhando. Suspeitas são distribuidor e caixa de marchas

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

Olá, amigos. Vem enfrentando um problema chato no meu carburado :x , que me levou a troca de algumas peças, que de certa forma precisavam ser trocadas, mas que não resolveram o problema em questão.

:!: O problema: Basicamente o carro falha na trocas de marcha, na maioria das vezes quando coloco segunda, na terceira marcha também acontece. Bem parecido quando tentamos colocar uma marcha, mas não há rotação suficiente. Ele também acontece quando vou realizar conversões e acabo tendo que voltar para a primeira marcha.

Estranho que isso não ocorre toda hora e o carro está com a força normal, por exemplo, subindo morros de terceira sem dificuldade.

O carburador está revisado. Velas, cabos, rotor e tampa novos. Bomba de combustível e mangueiras novas. Embreagem nova. Motor refeito a menos de seis meses, sendo que já apresentava essa falha antes de refazer o mesmo.

:idea: Estou desconfiando do distribuidor, porquê ele está bem ruidoso e com um vazamento aonde fica acoplado na gaiola.

A câmbio as vezes fica ruim de engatar, comprei um kit de reparo para o mesmo. Também desconfio que o nível de óleo dele esteja baixo.

Que puder ajudar, eu agradeço :ok: .
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 983
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Carro falhando. Suspeitas são distribuidor e caixa de marchas

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Você disse que o motor está falhando quando muda marcha. Percebeu se é só na lenta? Se for pode ser entrada falsa de ar no coletor de admissão. Comece por aí. Verifica se as conexões das mangueiras nas tomadas de ar do coletor, nas conexões do servo freio, ou mesmo na junta do coletor.
Outro ponto importante a verificar é a cápsula do avanço à vácuo do distribuidor. Verifique se o diafragma não está com problemas.
Tive problemas semelhantes, mas na marcha lenta e foram examinados esses itens e constatei que em dois casos (dois Monza diferentes, mas carburados), ocorreram isso.
No primeiro modelo 86 era a cápsula do distribuidor que estava avariada, no segundo caso, um modelo 90 foi a mangueira do servo freio que estava partida.
Abs,
Gilmar.
Vectra 97 GLS
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Carro falhando. Suspeitas são distribuidor e caixa de marchas

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

A lenta está legal, negócio é quando estou acabando de soltar a embreagem.

Vou verificar esse itens que vc falou Gilmar, também estou com pé atrás em relação a eles. Parece que há uma trinca na mangueira do servo freio, bem a onde encaixa, não sei se é suficiente para dar entrada falsa, mas na lenta já percebi que quando aciono o freio a lenta da uma pequena oscilada.

Apesar da lenta funcionar bem na maior parte do tempo, quando deixo o carro esquentando (por se a álcool) as vezes cai com o carro quase querendo morrer, aí acelero e ela estabiliza.
Caio_Matheus
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Dez 2023, 15:40
Cidade: Lavras
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Carro falhando. Suspeitas são distribuidor e caixa de marchas

Mensagem não lida por Caio_Matheus »

Gilmar Martins escreveu: 19 Mai 2024, 20:53 Você disse que o motor está falhando quando muda marcha. Percebeu se é só na lenta? Se for pode ser entrada falsa de ar no coletor de admissão. Comece por aí. Verifica se as conexões das mangueiras nas tomadas de ar do coletor, nas conexões do servo freio, ou mesmo na junta do coletor.
Outro ponto importante a verificar é a cápsula do avanço à vácuo do distribuidor. Verifique se o diafragma não está com problemas.
Tive problemas semelhantes, mas na marcha lenta e foram examinados esses itens e constatei que em dois casos (dois Monza diferentes, mas carburados), ocorreram isso.
No primeiro modelo 86 era a cápsula do distribuidor que estava avariada, no segundo caso, um modelo 90 foi a mangueira do servo freio que estava partida.
Abs,
Gilmar.
Avanço do meu está furado, agora é trocar para ver. O problema é achar o certo por um preço justo. O pessoal está pedindo 150,00 numa simples cápsula, mais 100,00 pego um distribuidor recondicionado.
Tive que trocar a bobina impulsora, porquê quebrou um terminal, depois disso a lenta ficou oscilando a rpm :cachaca:
Responder