Trocando Sensor de Velocidade facilmente (C/FOTOS)

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Trocando Sensor de Velocidade facilmente (C/FOTOS)

Mensagem não lida por RappeR »

Carlos A. Freire escreveu: 16 Mar 2026, 16:09
RappeR escreveu: 16 Mar 2026, 14:37

Não entendi pq meu módulo tem essas duas numerações:
16166009 / AYMN: Módulo de Injeção Monza, Ipanema e Kadett 2.0 Álcool.
16154469: Módulo controle eletrônico ECM - Monza 1955 a 1996 motor 2.0.
São duas numerações mesmo.
Uma é para o módulo que pode ser a mesma entre vários Monza e Kadett, e a outra é o número de serviço, onde vem os parâmetros de serviço do módulo.
O número de serviço já é específico as características do carro. Esse número de serviço se refere ao Mencall.
Uma pesquisa no Google informa que esse código 16154469 que é da Mencall devia ser aplicação para Monza ou Kadett EFI gasolina. Será por isso meu Monza não ascende as trocas de marchas na segunda, terceira e quarta marcha?

Pq como eu havia dito uma vez pra vocês, ele só ascende na primeira marcha e na quinta marcha ascende constantemente acima de 100km/h, se n me engano.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 16 Jan 2026, 14:45
O fato é que o Monza usa VSS de 8 pulsos para transmissão manual e 13 pulsos para o automático. Já o Kadett tem várias configurações de VSS, pneus e rodas. Por isso não serve no Monza e, o sintoma mais comum de erro na luz de troca ascendente é o Monza com UCE de Kadett.
Carlos, boa tarde. Voltando aquele assunto da luz de troca ascendente das marchas, como eu havia dito ele ascende somente em 1º marcha no tempo certo até que se troque para a 2º marcha. E na 5º marcha ascende fixa à partir de 80km/h. Porém o q percebi esses dias é que se eu ando em 2º marcha forçando um pouco como por exemplo 2.500rpm por volta de uns 10seg chega uma hora q ela ascende. Testei a 3º marcha e também acontece a mesma coisa por volta de 2.500 à 3.000rpm se eu insistir por uns 10seg ela ascende, a 4º marcha a mesma coisa.

Módulo como eu já havia informado é esse:
Imagem

Tem alguma ideia do q investigar?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

RappeR escreveu: 16 Ago 2026, 15:16
Imagem

Não tem muito que fugir do que já foi conversado.
De maneira alguma a luz deve acender em 5ª marcha, pois não há marcha superior a ser trocada.

Ou o problema é do sensor de velocidade, ou da UCE com outra aplicação no MenCall ou o cambio está com relação diferente do Monza ou até mesmo o pinhão está com aplicação errada. Agora é fazer a verificação de item por item e encontrar o problema.

Lembrando que a luz é auto adaptativa, conforme a condição de aceleração e carga do motor. Pode acender a luz em 2500rpm por exemplo, mas se pisar mais ela apaga e acende em outra situação, sempre indicando o melhor momento da troca de marcha, sendo a condução econômica ou esportiva.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 17 Ago 2026, 09:21
RappeR escreveu: 16 Ago 2026, 15:16
Imagem

Não tem muito que fugir do que já foi conversado.
De maneira alguma a luz deve acender em 5ª marcha, pois não há marcha superior a ser trocada.

Ou o problema é do sensor de velocidade, ou da UCE com outra aplicação no MenCall ou o cambio está com relação diferente do Monza ou até mesmo o pinhão está com aplicação errada. Agora é fazer a verificação de item por item e encontrar o problema.

Lembrando que a luz é auto adaptativa, conforme a condição de aceleração e carga do motor. Pode acender a luz em 2500rpm por exemplo, mas se pisar mais ela apaga e acende em outra situação, sempre indicando o melhor momento da troca de marcha, sendo a condução econômica ou esportiva.

Abs,

Carlos Freire
Entendi. Alguma sugestão de numeração de módulo q poderia testar pra ver se resolve?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

RappeR escreveu: 18 Ago 2026, 12:26 Entendi. Alguma sugestão de numeração de módulo q poderia testar pra ver se resolve?
A questão é usar uma UCE de Monza que esteja original e não trocaram o Mencall.

Os códigos de UCE estão nesse mesmo tópico, na página anterior.

Eu pegaria emprestado uma UCE boa funcionando, com algum amigo que tenha Monza EFI como o seu só para testar.
Outra coisa, quando disse anteriormente a relação diferente, inclua tamanho de rodas e de pneu. Imagino que esteja com as rodas e pneus nas medidas recomendadas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder