Monza não dá partida

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
byflavio

Re: Monza não dá partida

Mensagem não lida por byflavio »

Amigo fiz isso e não aconteceu nada, sem sinal algum?

lfgomez escreveu:Para ligar direto no automático, você deve deixar a chave ligada no primeiro estágio (onde as luzes do painel acendem), desconectar o negativo do automático e colocar o terminal em contato com algo ligado no negativo da bateria (como a lataria), fazendo com isso o motor de arranque girar. É importante ver que você deve fazer isso somente até o carro pegar, depois tire o contato do negativo, caso contrário você vai destruir o motor de arranque. Acho que o terminal negativo do automático é o que fica mais embaixo dele, mas seria bom alguém confirmar isso.
Quando tive que fazer isso, usei uma chave de roda com uma ponta tocando na lataria e outra no terminal negativo do automático. Quando o carro pegar, simplesmente guarde a chave de roda.
Só um detalhe: não faça isso perto de combustível, pois sai bastante faísca!
Outro modo de testar (supondo que a fiação esteja inteira) é desmontar o miolo da chave, tirar o comutador e fazer uma ligação direta. Se funcionar, seu comutador deve estar com problema. Se você tiver um multímetro a mão, pode tentar medir a resistência do comutador de ignição também. Se eu encontrar por aqui o que troquei há algum tempo, envio o mapa de contatos dele.

Boa Sorte!

Abraços,
Luis Fernando.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

lfgomez escreveu:Para ligar direto no automático, você deve deixar a chave ligada no primeiro estágio (onde as luzes do painel acendem), desconectar o negativo do automático e colocar o terminal em contato com algo ligado no negativo da bateria (como a lataria), fazendo com isso o motor de arranque girar. É importante ver que você deve fazer isso somente até o carro pegar, depois tire o contato do negativo, caso contrário você vai destruir o motor de arranque. Acho que o terminal negativo do automático é o que fica mais embaixo dele, mas seria bom alguém confirmar isso.
Quando tive que fazer isso, usei uma chave de roda com uma ponta tocando na lataria e outra no terminal negativo do automático. Quando o carro pegar, simplesmente guarde a chave de roda.
Outro modo de testar (supondo que a fiação esteja inteira) é desmontar o miolo da chave, tirar o comutador e fazer uma ligação direta. Se funcionar, seu comutador deve estar com problema. Se você tiver um multímetro a mão, pode tentar medir a resistência do comutador de ignição também. Se eu encontrar por aqui o que troquei há algum tempo, envio o mapa de contatos dele.

Boa Sorte!

Abraços,
Luis Fernando.
Amigo,

acho que você se enganou quanto ao automático do motor de arranque. Todo o aterramento do motor de arranque como do automático, é feito pela carcaça que está fixada ao motor, que por sua vez, está fixada a carroceria, e nela, está o negativo da bateria.
No motor de arranque tem duas porcas grossas com prisioneiros, uma do motor de arranque (embaixo) e outra do automático em cima. Na porca do automático está o fio grosso positivo, que vem do alternador e vai para o positivo da bateria, ao lado (no automático) tem um conector com fio fino que serve para fazer o acionamento do motor de arranque. Esse fio é o ramal que vem do comutador de partida. Então para o motor de arranque funcionar, basta colocar 12v no conector "fino", ou seja, fazer um jumper entre o fio grosso (parte de cima no automático) para o fio fino que ele começa a gira e, estando o contato de ignição ligado, o motor deve funcionar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
diegual
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por diegual »

O meu estava assim tbm, estava quase louco, mas dai troquei o comutador e o eletricista mexeu em alguma coisa do automático do motor de arranque (que segundo ele isso interferia na bobina, sei lá), faz um tempão, resolveu e gastei 70 pila!
Espero ter ajudado, faloouuu...
diegual

Mensagem não lida por diegual »

Também estava pensando se o cara não me enganou, pq antes de trocar essas peças ele ligou um pedacinho de fio no positivo da bateria e o positivo da bobina, e pegou de prima! Será q me cobrou por uma gambiarra o safado?
byflavio

Carlos Freire,
Fiz essa ponte entre os fios q citou e também tentei puxar um fio negativo direto da bateria p/ o fio fino que vc cita na msg e nada aconteceu. Acho que o problema deve ser mesmo o meu motor de arranque.

byflavio escreveu:Amigo fiz isso e não aconteceu nada, sem sinal algum?

Boa Sorte!

Abraços,
Luis Fernando.
byflavio

Vou tentar amanhã cedo fazer isso tb puxar um fio do positivo da bateria ao positivo da bobina.
diegual escreveu:Também tava pensando se o cara não me enganou, pq antes de trocar essas peças ele ligou um pedacinho de fio no positivo da bateria e o positivo da bobina, e pegou de prima!! Será q me cobrou por uma gambiarra o safado??
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

byflavio,

independente do motor pegar ou não, ao colocar tensão no "fio fino" do automático do motor de arranque, ele deve virar, se não estiver fazendo isso, deve estar com problemas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por lfgomez »

É verdade Carlos A. Freire, fazia tempo que não fazia isso, por isso me confundi... O correto é o procedimento que você citou, colocando o positivo (12V) no fio "fino" do automático. Quando tive que fazer isso, fechei curto entre ele e o terminal positivo do automático com uma chave de roda.
Realmente, fazendo esse procedimento o motor de arranque deveria no mínimo dar uma girada. Se isso não ocorre é aí que deve estar problema.

Boa Sorte!

Abraços,
Luis Fernando.
--------------------------------------------------------------------
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
Responder