Oi Diego.
Sem querer polemizar, apenas alimentando o debate:
1- Acho dificil que num produto fabricado em série, como um automóvel, possa haver unidades com freio de mão bom e outras com freio de mão ruim, e não seja somente questão de regulagem.
2- Qdo eu disse que não noto diferença entre a capacidade de frenagem do meu antigo monza 94/95 e meu atual 94, claro que me referi ao uso normal que faço do carro, isto é, frenagem total só em caso de emergência. Em se tratando de direção esportiva, a diferença entre os dois tipos de freio (disco e tambor) deve ser considerável.
3- Qto a maior resistência ao 'fading', concordo com vc, e digo ainda mais: o freio a tambor tem uma deficiência grave no que tange a água. Quem já teve carros com freio a tambor nas 4 rodas sabe o que é sair de um posto de gasolina, após lavagem geral no carro, ou mesmo depois de uma 'navegação' numa poça d'água de meio palmo. O freio simplesmente não existe até que se consiga secar o conjunto, mantendo o pé no pedal até que o calor faça o serviço.
Qto ao freio de mão funcionar somente com uma das pastilhas, não tenho certeza, mas acho que no caso do freio a tambor de alguns carros também só funciona uma das duas sapatas. No Monza confesso que não sei
VC tem certeza de que é isso mesmo que acontece? no acionamento hidráulico somente a pastilha de um lado é acionada também, não é assim? A outra é trazida para junto do disco mecânicamente; ou não? Não estou muito por dentro, pois o máximo que fiz nos meus Monzas foi trocar pastilhas. Esses carros não dão problemas
No Chevette sei que cada pastilha tem seu próprio acionamento hidráulico.
Como manter um carro parado não exige tanto esforço como fazer ele parar em pouco espaço qdo está em alta velocidade, acredito também que a GM considerou o sistema adequado ao Monza.
Pastilhas vidradas ou disco muito liso podem ser a causa do problema nos carros que foram citados.
Volto a dizer: isto tudo que eu escrevi aí em cima nao tem por finalidade mostrar conhecimento ou menosprezar o conhecimento de ninguém, apenas alimentar uma discussão sadia, após a qual com certeza todos nós aqui saberemos um pouco mais sobre nossos monzões
Abraços