Limpeza dos borrachões

Assuntos específicos relacionados à acabamentos externos, rodas e pneus.
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Limpeza dos borrachões

Mensagem não lida por lfgomez »

Olá a todos!
Ontem estava lavando meu monza quando me deparei novamente (como todas as demais vezes que lavei) com um dilema: como limpar corretamente entre os borrachões laterais e a lataria. Existe um espaço entre eles que é impossível de lavar e encerar..
Bom, hoje acordei com bastante energia e tempo sobrando, então resolvi esse problema de uma vez: tirei os borrachões do carro, lavei a lataria, encerei, lavei os borrachões e passei nugget neles. O resultado só não foi melhor porque não tenho frisos cromados novos para por lá. Tive que recolocar os antigos mesmo. Por sinal, alguém sabe onde encontro esses frisos cromados?
Para quem estiver pensando em fazer isso deixo algumas dicas:

1) Compre frisos novos antes de começar a retirar os borrachões. Caso eles ainda estejam novos, compre uma cola de plásicos para cola-los novamente, pois posso adiantar que "Super Bonder" não segura :lol:
2) Separe bastante tempo e energia, pois lavar a lata que fica por baixo deles exige umas 3 lavagens sérias e umas 2 mãos de cera para tirar a sujeira.
3) No monza caixote, nugget líquido funciona muito bem para passar nesses borrachões. Não fiz o serviço ainda do outro lado, mas acho que um "vidrinho" dá para o carro todo. Se estiver desbotado como o meu estava, vai umas 3 "mãos" de nugget por peça.
4) Faça isso tudo na "sombra", pois o nugget seca muito rápido no sol!

Desculpe pela qualidade das fotos, mas estou sem minha câmera. Tive que tirar com o celular, por isso não tem fotos dentro de casa, passando o nugget (não dava para ver nada nas fotos).. hehehe

Depois de tirar os borrachões:
Imagem
Imagem

Depois de limpar e encerar:
Imagem
Imagem

O Monza fica realmente estranho sem esse "detalhe" na lateral:
Imagem

Reultado Final:
Imagem
Imagem

Abraços,
Luis Fernando.
--------------------------------------------------------------------
Monza SL/E 87 2.0 Álcool - Branco 2 Portas, DH original.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Re: Limpeza dos borrachões

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

Muito interessante, só me diga uma coisa, como tu tirou os frisos exatamente? Bateu foto deles por trás??
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)

Marcell,
sua pergunta é relativa aos frisos cromados? Se sim, eles estavam colados (algo como uma fita dupla-face) sobre a região onde ficam os parafusos do borrachão (na pequena depressão entre a parte plastica mais larga e as tiras de borracha).
Eu realmente achei que os frisos do para-choque e este fossem os mesmos, mas o do para-choque é apenas "encaixado" em um duto enquanto os da lateral do carro são colados.
Você tem idéia de onde conseguir esses frisos cromados por metro (tanto os do para-choque quanto os laterais)?

Abraços,
Luis Fernando.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

lfgomez escreveu:Marcell,
sua pergunta é relativa aos frisos cromados? Se sim, eles estavam colados (algo como uma fita dupla-face) sobre a região onde ficam os parafusos do borrachão (na pequena depressão entre a parte plastica mais larga e as tiras de borracha).
Eu realmente achei que os frisos do para-choque e este fossem os mesmos, mas o do para-choque é apenas "encaixado" em um duto enquanto os da lateral do carro são colados.
Você tem idéia de onde conseguir esses frisos cromados por metro (tanto os do para-choque quanto os laterais)?

Abraços,
Luis Fernando.
www.jocar.com.br tem os filetes cromados.

Não, eu me referia ao friso lateral (o borrachão) de pástico preto mesmo. Como foi feita a retirada dele? Tem foto dele por baixo (parte que fica em contato com o carro)?
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)

As três peças de plástico são parafusadas diretamente na lataria. Na pequena (que fica na frente) tem 2 parafusos, na da porta, acho que são 6 e na que fica na traseira, são 3. Os furos na lataria são esses que podem ser vistos nas fotos.
Desculpe, mas foto eu realmente não bati. Quando desmontar o outro lado posso fazer isso. Pretendo desmonta-los assim que estiver com os frisos cromados novos.
Obrigado pela dica da Jocar!

Abraços,
Luis Fernando.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Ta, eles são parafusados em cima, e dai tem que deslizar eles para tirar né, digo para soltar a parte de baixo deles? Desliza para frente, trás cima ou baixo?

Pergunto isso, pois todos temos medo de tirar eles pela sua grande fragilidade. Eu mesmo, morro de medo de tirar o meu hahaha.
lfgomez
Membro SL (Ní­vel 1)

Agora entendi sua pergunta.
Mas você vai ficar muito decepcionado com a resposta.. Eu só tirei os parafusos e as peças literalmente cairam.
Não havia mais nada prendendo elas além dos parafusos. Já vi esse sistema de travas que você está falando em um carro parado em um estacionamento. Mas, no meu não havia nada além dos parafusos.
Quando desmontar o outro lado te aviso como ele é. Mas, já adianto que parece ter apenas os parafusos mesmo.
De fato isso me deixou um pouco intrigado, já que com buracos assim na lataria poderia criar ferrugem. Mas, como com 21 anos de idade não tem nenhuma marca de ferrugem na porta, suponho que remediaram isso de algum modo.

Abraços,
Luis Fernando.
alquini
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por alquini »

Ficou muito bom hein
Tenho que fazer isso no meu tbm.
Responder