Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4252
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O assunto 'econômetro', como eu previa, está rendendo... :lol:

Vejamos o que diz o manual do meu Monza GLS 94:
"Como economizar combustível.
-Fique atento ao econômetro (se disponível), mantendo o ponteiro dentro da faixa verde."

Primeiro, meu econômetro não tem faixa verde, e segundo, tenho um painel velho aqui cuja faixa verde do econômetro ocupa toda a faixa do instrumento.

Em vacuômetros de verdade, como o que eu instalei no meu antigo Chevette, existem várias faixas, por onde o ponteiro passeia de acordo com as condições de funcionamento do motor.

A marca do vacuômetro em questão é RAC, e o manual diz o seguinte, sobre sua utilização:

"Economia
Para uma maior economia de combustível, enqto estiver em velocidade de cruzeiro, REDUZA a abertura da borboleta até conseguir o máximo de vácuo sem que ocorra nenhuma perda de velocidade do carro.".

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 275
Registrado em: 20 Fev 2008, 20:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Mensagem não lida por BR MONZA »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:O econômetro do Monza, que na verdade é um vacuômetro, é interessante em Monzas carburados.
Como muitos sabem, o que 'puxa' o combustível para o motor, nos carros carburados, é o vácuo criado abaixo da borboleta, que é onde é ligada a mangueira do econômetro.
Então, nota-se que, ao pisar fundo, o vácuo aumenta, o que faz enriquecer a mistura.
Em longas subidas de estrada, pode-se fazer um teste:
Olha-se a velocidade no velocímetro, vai-se tirando o pé lentamente do acelerador, e nota-se que chega um ponto em que tira-se o pé e a velocidade continua a mesma. Esse é o ponto econômico.

Nos monzas EFI tenho dúvidas se esse econometro é eficaz :smt017
Eu, qdo noto o ponteiro lá em cima, tiro o pé...ou troco de marcha para uma de mais força.

Abraços
Blz Luiz Carlos! :smt023
Antes de expressar minha opinião, quero dizer que o meu objetivo não é corrigir, nem alegar que eu sei mais que algum outro participante, gostaria de dizer apenas como eu entendo! :smt023
Eu sinceramente gosto de injeção, de carburador eu sei só o "basicão", mas pelo que eu entendo, ao pisar fundo, ou seja, ao abrir totalmente a borboleta de aceleração, a depressão (vácuo) no coletor de admissão (embaixo da borboleta) não aumenta, e sim diminui; à medida que a borboleta vai se abrindo, a pressão no coletor se aproxima da pressão atmosférica. O que puxa o combustível da cuba nos carburadores, é a depressão criada pelo aumento da velocidade do fluxo de ar ao passar pelo venturi - aquele estreitamento que tem no tubo - ainda acima do corpo de borboletas.
Mas como eu disse, isso é o que eu entendo! :smt023
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
Hoogle
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 557
Registrado em: 24 Fev 2007, 16:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Mensagem não lida por Hoogle »

Bah, tô tentando entender as explicações aqui hehehehe

A única coisa que eu sei é que
Econômetro = MARKETING-TING-TING
:smt005
Monza S/R 86 1.8 Preto
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=421

ImagemImagemImagem

powered by Hoogle
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Mensagem não lida por José Leal »

BR MONZA escreveu:(...)Vamos supor que estejamos subindo uma serra a 80Km/h, com a quinta marcha engata e o motor girando a 2000rpm, e que para manter essa rotação, tenhamos que abrir todo o acelerador. Temos a opção de jogar quarta - quando a rotação cairia para 2500rpm (no caso de um 2.0 álcool 1989) - e manter a mesma velocidade, porém abrindo menos a borboleta do acelerador. Agora, vamos refletir também que enquanto um pistão está sendo empurrado pela força da combustão, um outro está em fase de admissão (1º e 4º por exemplo). Se a borboleta do acelerador está fechada, ou parcialmente fechada, existe uma resistência ao movimento de descida do pistão do cilindro que está em fase de admissão, ou seja, existe uma força contrária ao movimento do pistão do cilindro que está em fase de combustão, seria o mesmo que pegar uma seringa, tapar o "bico" dela, e tentar puxar seu êmbolo. Então, na situação da subida de serra que eu citei, se mantivéssemos a quinta marcha e e encostássemos o pé, teríamos mais economia do que se jogássemos quarta e fôssemos "reladinho" no acelerador. Isso, considerando que quando abríssemos todo o acelerador, em quinta marcha, a velocidade se mantivesse constante, não importando se o carro é carburado ou injetado. Digo isso pois pego estrada todo dia para ir trabalhar, e quando ia "reladinho" nas serras, gastava mais do que agora, que vou em marcha mais alta e com o pé embaixo.
BR MONZA, sem entrar em atrito com vc, mas esse método carga do BCWS, como disse alí em cima, não concordo de modo algum.

Socando a bota no acelerador, a IE passa a adotar um parâmetro pré definido ignorando a sonda lâmbda. Os bicos pulsam por um tempo maior, já que a central entende que vc quer o máximo de potência. Com a borboleta fechada, os bicos pulsam por um tempo menor. Daí já podemos ver que tendo menor tempo injetando, vai entrar menos combustível no motor, gerando economia. Isso sem falar que o excesso de combustível não queimado pode criar carbonização ou lavar as paredes dos cilindros.

O próprio BCWS usa os CB dos carros, para comprovarem sua teoria. Mas é só olhar no consumo instantâneo, que estará claro o aumento na injeção de combustível. Se de acordo com eles o CB não mente, repito o que estou fazendo no meu carro: mantendo o RPM entre 1300 e 1700 só encostando o pé, o consumo instantâneo sempre fica acima de 10km/l, e o consumo médio fica por volta de 7,5km/l (considerando que meu motor é 2.2 16V e o câmbio é do tipo extra-longo. Esse valor é para consumo urbano. Não testei em rodovia).

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu: O próprio BCWS usa os CB dos carros, para comprovarem sua teoria. Mas é só olhar no consumo instantâneo, que estará claro o aumento na injeção de combustível. Se de acordo com eles o CB não mente, repito o que estou fazendo no meu carro: mantendo o RPM entre 1300 e 1700 só encostando o pé, o consumo instantâneo sempre fica acima de 10km/l, e o consumo médio fica por volta de 7,5km/l (considerando que meu motor é 2.2 16V e o câmbio é do tipo extra-longo. Esse valor é para consumo urbano. Não testei em rodovia).

Até mais.
Concordo com o José Leal. Em carro que possuem CB é bem nítido que o melhor jeito de economizar é tão logo a velocidade esteja estabilizada, jogar a marcha mais alta possível e só encostar no acelerador.

No Vectra 2.2 16v, que tem câmbio infinito (hehehe), assim que atinjo 60 km/h, jogo a 4a marcha e o consumo fica sempre acima de 10 km/l. Se colocar 3a e mantiver a mesma velocidade, o consumo aumenta na hora. Obviamente, se entrar numa subida com esta marcha e giro baixo ele não vai ter força.

No monza com CB dá para ver a mesma coisa.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
alpha
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 136
Registrado em: 25 Out 2007, 11:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Mensagem não lida por alpha »

Hoogle escreveu:Socando a bota no acelerador, a IE passa a adotar um parâmetro pré definido ignorando a sonda lâmbda. Os bicos pulsam por um tempo maior, já que a central entende que vc quer o máximo de potência. Com a borboleta fechada, os bicos pulsam por um tempo menor. Daí já podemos ver que tendo menor tempo injetando, vai entrar menos combustível no motor, gerando economia
Concordo, porem se for injeção. Mas e carburador? com a borboleta fechada cria mais vacuo no carbura, isso não puxa mais combustivel? obivimente que com o motor girando mais ele injetara combustivel + vesez, então logo, numa subida, se vc pisar o pé e manter em quinta, entrará mais ar na mistura, criará menos vacuo e puxara menos combustivel do que colocar a quarta e pisar menos, porem aumentará a rotação e o motor injetara muito mais mistura (rica, com menos ar,pq a borboleta ta mais fechada) a cada km,gerando maior consumo. Numa reta, em velocidade de percurso, concordo queo melhor é colocar uma quintae pisar somente o suficiente pra manter a velocidade, pois se pisar mais, aumentera a rotação e gastara mais tb.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Monza S/R 1986 - Alcool - Cor: Prata
William Medeiro
BR MONZA
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 275
Registrado em: 20 Fev 2008, 20:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Mensagem não lida por BR MONZA »

E ae rapaziada, blz?
José Leal escreveu:BR MONZA, sem entrar em atrito com vc, mas esse método carga do BCWS, como disse alí em cima, não concordo de modo algum. Até mais.
Ta afim de briga mano??? :evil: :evil:
:smt005 até parece cara, agente tá aqui pra discutir um assunto, ninguém vai pegar mal não! :smt023
Olha, eu concordo com o que você disse sobre a injeção, mas o sinal dos sensores MAP, VSS e rotação (Hall, CMP...) não entrariam no cálculo também? Eu achava que a central, ao cruzar todos os dados, chegaria a um tempo de injeção favorável. Mas realmente, ela vai trabalhar em malha aberta ao enconstar o pé e certamente vamos ter lambda menor que 1.
Mas está certo, agente tá aqui pra aprender! Mas uma coisa eu digo, eu senti uma melhora no consumo ao adotar o método carga sim, se bem que não tinha analisado a questão da carbonização e do comprometimento da lubrificação pelo excesso de combustível nas paredes dos cilindros. Amanhã o esquema é jogar quarta então e bancar a princesa no voltante! :mrgreen:
Valeu! :smt023
Boooooorn to be WiiiiiiiiiiiiiiiiiLLLLd!
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida: Ecomônetro Mille Economy x MONZA

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Vamos analisar sob novo aspecto, analisando em conjunto com o computador de bordo na indicação de consumo instantânteo, esse fim de semana subi a serra de Porto Alegre para Canela, e uma coisa é clara, em quinta com pé no fundo na velocidade permitida para o trecho 60 km/h a indicação era de 7,5 km/l trocando para quarta marcha e colocando meio pé no acelerador passava para 8,5 km/l. Alguém ainda tem alguma dúvida?

Não é sensato pensar que pisando fundo o carro gaste menos do que pisando menos, isso é lógico!
Responder