Evandro Monza SR escreveu:Impressionante Kikão. Vc é um caçador de relíquias!
Cara, nunca vi um SR vinho na vida. Nem o regular, nem o Venezuela. Muito lindo.
Para quem não viu, volte uma página, vá para a 41, e vcs verão algumas fotos da fera.
Esse carro precisa de um dono!!!
Seguem duas fotos desse carro que tá virando mito na cidade de S. Paulo. Crédito das fotos, Luis Carlos. Não sei se já postei, mas caso já tenha, perdoem-me pelo repeteco.
Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
-
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
Aqui na cidade tem um igual, ano 1989, mesma cor em ótimo estado, apenas com o farol de milha quebrado, todas as lanternas e piscas original GM, com manual do usuário e suas revisões. Esta parado em uma garagem. O dono quer vender . Att Amadeu (51) 9115 6352
-
- Membro 500EF (Nível 9)
Tchê!!!!! Tira umas fotos e posta pra gente ver desse Monza !!!!
Visite meus tópicos de restauração:
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Monza 500EF
Monza S/R 2.0 S 88/88
-
- Membro 500EF (Nível 9)
Cerejinhas do bolo... chave agora novinha. Ah se tivesse um chaveiro zerado também. O meu tá feio que da dó...

Bom, aqui é onde o lado técnico dos Monzeiros entra...
Eu já tinha falado aqui que tava com a pulga atrás da orelha com o consumo. Bem, hoje eu fui numa oficina que faz pré inspeção veicular fazendo análise de emissões. E nessa hora leigos como eu sempre aprendem.
Os parametros medidos são CO, CO corrigido, CO2, HC e O2.
Os resultados para os principais, que são o CO corr e HC foram
marcha lenta: CO corr = 1.90% e HC 627 ppm. Um verdadeiro show de bola!!!! :smt041
2500 rpm: CO corr = 4,87%
e HC de 208 ppm.
Segundo o consultor técnico, são resultados absolutamente ótimos, indicando saúde de menino para o motor (ponto positivo) e que o consumo que eu venho aferindo é esse mesmo (putta m...!). Embora o CO corrigido em alta tenha dado fora, ele disse que está dentro do esperado, e que num caso de inspeção, uma pequena adição de álcool no tanque resolveria o problema.
Agora amigos, vejam a tabela abaixo.

Daí vem minha pergunta: meu carro é 89. O limite para CO corr é 4,0% e como disse o meu deu 4,87%.
Olhando a tabela, me vem na cabeça a seguinte dúvida: o que muda em termos tecnológicos de um Monza 88 para um Monza 89 para ter essa redução de CO corrigido? E mais: observem quem tem um carro 90. O limite é 3,5%. Eu considero esses números absolutamente fora da realidade!!!!!
Pergunta certa para os papas daqui do Monzeiros.

Bom, aqui é onde o lado técnico dos Monzeiros entra...
Eu já tinha falado aqui que tava com a pulga atrás da orelha com o consumo. Bem, hoje eu fui numa oficina que faz pré inspeção veicular fazendo análise de emissões. E nessa hora leigos como eu sempre aprendem.
Os parametros medidos são CO, CO corrigido, CO2, HC e O2.
Os resultados para os principais, que são o CO corr e HC foram
marcha lenta: CO corr = 1.90% e HC 627 ppm. Um verdadeiro show de bola!!!! :smt041
2500 rpm: CO corr = 4,87%

Segundo o consultor técnico, são resultados absolutamente ótimos, indicando saúde de menino para o motor (ponto positivo) e que o consumo que eu venho aferindo é esse mesmo (putta m...!). Embora o CO corrigido em alta tenha dado fora, ele disse que está dentro do esperado, e que num caso de inspeção, uma pequena adição de álcool no tanque resolveria o problema.
Agora amigos, vejam a tabela abaixo.

Daí vem minha pergunta: meu carro é 89. O limite para CO corr é 4,0% e como disse o meu deu 4,87%.
Olhando a tabela, me vem na cabeça a seguinte dúvida: o que muda em termos tecnológicos de um Monza 88 para um Monza 89 para ter essa redução de CO corrigido? E mais: observem quem tem um carro 90. O limite é 3,5%. Eu considero esses números absolutamente fora da realidade!!!!!
Pergunta certa para os papas daqui do Monzeiros.
Monza 500EF
Monza S/R 2.0 S 88/88
Monza 500EF
Monza S/R 2.0 S 88/88
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Tenho aqui em casa um curso apostilado de mecanica, e nele diz que isso foi determinaçao do Proncove na epoca, que as industrias tinham que reduzir as emissoes. Pelo que entendi, nao tem avanço tecnologico, o que tem e ajuste no carburador, que inclusive vinham alguns parafusos de ajuste travados com cola quimica para nao modificar os indices de emissoes.
O meu Monza que e alcool 1989, passa tranqulo na controlar, porem meu pai levou para trocar os gicles. Quando eu iniciar a restauraçao nele, pretendo tentar achar para comprar os gicles na medida original e manter esses que colocaram so para quando for fazer a controlar. Infelizmente meu pai nao guardou os gicles na medida original :smt011
Quanto a colocar um pouco de alcool para a isnpecao, achei uma otima ideia do seu mecanico! :smt023
O meu Monza que e alcool 1989, passa tranqulo na controlar, porem meu pai levou para trocar os gicles. Quando eu iniciar a restauraçao nele, pretendo tentar achar para comprar os gicles na medida original e manter esses que colocaram so para quando for fazer a controlar. Infelizmente meu pai nao guardou os gicles na medida original :smt011
Quanto a colocar um pouco de alcool para a isnpecao, achei uma otima ideia do seu mecanico! :smt023
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Não vai adiantar muita coisa colocar alcool, se colocar muito o carro falha, gasta mais, e consequentemente polui mais... se colocar pouco nem vai fazer diferença nenhuma...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
eduardo_saura escreveu:Tenho aqui em casa um curso apostilado de mecanica, e nele diz que isso foi determinaçao do Proncove na epoca, que as industrias tinham que reduzir as emissoes. Pelo que entendi, nao tem avanço tecnologico, o que tem e ajuste no carburador, que inclusive vinham alguns parafusos de ajuste travados com cola quimica para nao modificar os indices de emissoes.
vrsilva escreveu:Não vai adiantar muita coisa colocar alcool, se colocar muito o carro falha, gasta mais, e consequentemente polui mais... se colocar pouco nem vai fazer diferença nenhuma...
Eduardo e Vrsilva
A solução da época para atender ao Proconve foi, digamos, um tanto quanto caseira...kkkk
Essas foram exatamente as opções que o mecânico deu. Trocar o giclê de alta ou adicionar pequena quantidade de álcool.
No caso da observação do Vrsilva, eu concordo, mas levando-se em conta a pequena correção pra baixo no CO de alta e a grande folga no CO de baixa, acho que teríamos margem de manobra para acerto do CO e passar numa inspeção.
Lembrando que a cidade onde está licenciado meu carro não exige inspeção (ainda)
Monza 500EF
Monza S/R 2.0 S 88/88
Monza 500EF
Monza S/R 2.0 S 88/88
-
Eu lembro que antes de trocar o gicle o carro bebia mais, poluia mais e andava muito mais!
Entao vc pode colocar outro gicle, fazer o teste de emissao e deixar guardado. Quando tiver inspecao na sua cidade voce faz a troca. Conheço um entusiasta, sim, entusiasta, nao e mecanico rs, mas que entende muito de carros, que me disse que foi bobagem ter trocado o gicle. Se fosse feita uma regulagem bem caprichada no carburador isso nao seria necessario, e e verdade, pois a GM nao mudou medida de gicle para poluir menos, apenas regulou bem redondinho!
A proposito, se alguem souber onde vende gicles aqui em SP ou em outro Estado, mas que enviem para SP, por favor me avisem :smt023 Nao faco nem ideia onde se vende gicles

Entao vc pode colocar outro gicle, fazer o teste de emissao e deixar guardado. Quando tiver inspecao na sua cidade voce faz a troca. Conheço um entusiasta, sim, entusiasta, nao e mecanico rs, mas que entende muito de carros, que me disse que foi bobagem ter trocado o gicle. Se fosse feita uma regulagem bem caprichada no carburador isso nao seria necessario, e e verdade, pois a GM nao mudou medida de gicle para poluir menos, apenas regulou bem redondinho!
A proposito, se alguem souber onde vende gicles aqui em SP ou em outro Estado, mas que enviem para SP, por favor me avisem :smt023 Nao faco nem ideia onde se vende gicles

-
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Se serve de consolo meu amigo, tenho um manual completo do Brosol 2E7, com todas as medidas de gicles, difurores etc... Tabela de regulagens e tudo mais.eduardo_saura escreveu:Tenho aqui em casa um curso apostilado de mecanica, e nele diz que isso foi determinaçao do Proncove na epoca, que as industrias tinham que reduzir as emissoes. Pelo que entendi, nao tem avanço tecnologico, o que tem e ajuste no carburador, que inclusive vinham alguns parafusos de ajuste travados com cola quimica para nao modificar os indices de emissoes.
Se não me engano, este manual está no link de Manuais aqui do fórum. :smt023
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida
Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260
OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909
Em busca do sonhado Classic 500EF
Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260
OCD 4.1