Vlw Freire, mais uma vez, obrigado. Vou verificar este filtro pois de vez enquanto na chamada de aceleração dá uma falhadazinha. Já troquei o filtro após a bomba. :smt023Carlos A. Freire escreveu:Leeloy,
veja neste link, como usar o vacuômetro para diagnóstico em motores:
http://www.flaviocursos.com.br/dicas/Ap ... %E1cuo.pdf
Nem sempre se dá para ouvir barulhos quando as mengueiras de vácuo estão soltas. No caso de Monza com A/C, os comandos de ventilação não funcionam, ou não mudam de posição ao acionar as alavancas, caso as mangueiras estejam desconectadas.
Eu penso que se economiza mais em tempo e dinheiro, tendo com um diagnótico perfeito, do que ficar trocando peças sem estarem com problemas, até achar o defeito. O sensor Map, sensor de velocidade, módulo Hei entre outros, não custam barato.
Eduardo,
o fio terra do sensor de velocidade é fixado na carcaça do alternador através de uma porca, se não estiver enganado é um fio de cor marrom.
A válvula EGR está desconetada por estar com problemas? Ela costuma furar seu diafragma e, essa peça tem custo elevado. Por isso, muitos isolam o componente. Na base do TBI, ela é conectada na saída do meio, entre a mangueira do canister e sensor MAP.
Eduardo,
toda vez que tinha muita sujeira no atuador de marcha lenta (motor de passo) do meu Monza GLS 96 gasolina, era esse o sintoma que ocorria. Só oscilava ao parar depois não apresentava o sintoma. Se desligasse o motor, acontecia mais uma vez. Se demorar mais para fazer a manutenção, a tendência é de que o sintoma fique mais evidente em outras situações também.
Wagner,
todo Monza EFI tem esse pré filtro.
Abs,
Carlos Freire
Lenta irregular
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Re: Lenta irregular
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
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- leeloy
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Re: Lenta irregular
Vlw Rafaelo :smt023Rafaelo escreveu:sim esse mesmo é um filtro de 10,00 +- se ele tiver parcialemente intupido pode dar falha dentro da linha de combustivel, criando as falhas momentanea
Primeiro farei a limpeza no TBI e o próximo será verificar este pré-filtro e até aproveitarei que estarei mexendo ali para tentar resolver outro problema que há tempos me assola, para ser mais exato desde qdo comprei o carro em 2003 e nenhum "profissional" conseguiu resolver, que é qdo estou andando com meio tanque para baixo e ao fazer uma curva acentuada o carro morre :smt011 . E cada vez mais baixo a quantidade de combustível maiores as chances dele morrer numa curva. E pela minha pesquisa o culpado é o pescador ou o tanque amassado, e como o tanque está ok deve ser o pescador.
Vlw Carlos Freire :smt023Carlos A. Freire escreveu:Leeloy,
veja neste link, como usar o vacuômetro para diagnóstico em motores:
http://www.flaviocursos.com.br/dicas/Ap ... %E1cuo.pdf
Nem sempre se dá para ouvir barulhos quando as mengueiras de vácuo estão soltas. No caso de Monza com A/C, os comandos de ventilação não funcionam, ou não mudam de posição ao acionar as alavancas, caso as mangueiras estejam desconectadas.
Eu penso que se economiza mais em tempo e dinheiro, tendo com um diagnótico perfeito, do que ficar trocando peças sem estarem com problemas, até achar o defeito. O sensor Map, sensor de velocidade, módulo Hei entre outros, não custam barato.
Abs,
Carlos Freire
Vc está certíssimo na sua forma de pensar sobre o profissional ter os equipamentos para te dar um diagnostico exato. O difícil é achar um profissional com equipamentos :smt011 . Por isso que as maiorias do conserto faço eu mesmo seguindo os tópicos do Forum. Até um exemplo prático que tive foi qdo o meu velocímetro marcava errado (já comprei o carro assim) e fui em vários profissionais aqui no Rio que só mexem em painéis de carro a maioria olhava para o carro e qdo via que o painel era digital só fazia sinal de negação com a cabeça do tipo "já era!" e só teve um que se prontificou a resolver, mas este me fez comprar um sensor de distância novo, uma engrenagem motriz do velocímetro que ele dizia que o quê estava nele estava errado, pois o numero de dentes era diferente :smt011, e depois que comprei ele me diz que era outro, com mais ou menos dentes não me lembro agora, e me fez rodar quase o RJ todo procurando sem achar a tal peça :smt010 . Qdo eu desisti de consertar e fuçando a net foi qdo descobri este forum e consegui resolver seguindo este tópico viewtopic.php?f=6&t=1372 e isolando um fio do PD. Só isso!

Resumindo... tenho aqui em casa um sensor de distância funcionando e uma engrenagem motriz do velocímetro nova que comprei á toa! :smt011
Abrçs. :smt023
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Re: Lenta irregular
Fiquei com preguiça de ler o tópico inteiro
Leeloy, quando coloquei meu PD, ele tb ficava dando uns ressaltos assim. Era o alternador que estava com problemas. Andei muito tempo assim, até que certo dia liguei o AC e a luz da bateria ficou piscando. Troquei o alternador e resolveu o problema.
No seu carro, pelo barulho do motor vc sente que ele realmente acelera de acordo com esses picos no RPM? Se não, mais uma vez recomendo que vc dê uma geral no alternador/conexões dos chicotes.

Leeloy, quando coloquei meu PD, ele tb ficava dando uns ressaltos assim. Era o alternador que estava com problemas. Andei muito tempo assim, até que certo dia liguei o AC e a luz da bateria ficou piscando. Troquei o alternador e resolveu o problema.
No seu carro, pelo barulho do motor vc sente que ele realmente acelera de acordo com esses picos no RPM? Se não, mais uma vez recomendo que vc dê uma geral no alternador/conexões dos chicotes.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
- leeloy
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Re: Lenta irregular
Seu preguiçoso :smt005 :smt005José Leal escreveu:Fiquei com preguiça de ler o tópico inteiro![]()
Leeloy, quando coloquei meu PD, ele tb ficava dando uns ressaltos assim. Era o alternador que estava com problemas. Andei muito tempo assim, até que certo dia liguei o AC e a luz da bateria ficou piscando. Troquei o alternador e resolveu o problema.
No seu carro, pelo barulho do motor vc sente que ele realmente acelera de acordo com esses picos no RPM? Se não, mais uma vez recomendo que vc dê uma geral no alternador/conexões dos chicotes.
Eu que acabo me empolgando e escrevendo de mais mesmo foi malz

Depois que vi o seu comentário fui reparar se ele realmente acelera durante os picos. E constatei o seguinte, percebi que o motor da leves variadas e que o RPM não marca, não dá para saber com exatidão porque eu acho o motor muito barulhento, pelo menos com o capô aberto, não sei todos são assim :smt017 .
Mas qdo deu este problema no seu alternador vc viu qdo estava chegando de tensão na bateria? Pois acho que no meu caso não é o alternador pois fiz a menção e deu: Carro ligado apenas -> 13,83V, Carro ligado + Ar Condicionado -> 13,64V, Carro ligado + Ar Condicionado + Piscas Alerta + Farol Alto + Luz de Neblina -> 12,56V este último achei baixo, porém estava todo equipamento elétrico do carro ligado. Se alguém pudesse comparar com o meu...

Outro detalhe que observei agora sobre o RPM. Na minha busca vi que na lenta deve ficar em 1.000 RPM (EFI) e está acontecendo o seguinte qdo ele ainda está aquecendo ele fica bem ao lado da marcação dos 1.000 RPM, exatamente 6 barrinhas, mas qdo enche a duas barras de temperatura e está prestes a ir para a terceira ele deixa cair uma barrinha ficando com 5 no RPM, o que no visual dar a impressão de ser uns 900 RPM aprox.. Se alguém tb pudesse comparar com o meu...

Abrçs. :smt023
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Re: Lenta irregular
Como faço pra acessar essas mangueiras e verificar a conexão delas? :smt017 Meu carro faz um barulhinho de vácuo vindo de dentro do painel onde ficam os controles do A/C. Deve ter algo errado lá. E não faz muito tempo meu carro estava com problemas de marcha lenta instável e acelerada! Depois de ver esse tópico acho que isso possa ter uma parcela de culpa nesse problema então...
Abraços !!!

Abraços !!!
Editado pela última vez por Padilha em 29 Nov 2009, 13:04, em um total de 1 vez.
Ronaldo
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Re: Lenta irregular
Carlos A. Freire escreveu:Nem sempre se dá para ouvir barulhos quando as mengueiras de vácuo estão soltas. No caso de Monza com A/C, os comandos de ventilação não funcionam, ou não mudam de posição ao acionar as alavancas, caso as mangueiras estejam desconectadas.
Como faço pra acessar essas mangueiras e verificar a conexão delas? :smt017 Meu carro faz um barulhinho de vácuo vindo de dentro do painel onde ficam os controles do A/C. Deve ter algo errado lá. E não faz muito tempo meu carro estava com problemas de marcha lenta instável e acelerada! Depois de ver esse tópico acho que isso possa ter uma parcela de culpa nesse problema então...

Abraços !!!
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Re: Lenta irregular
Padilha, para ter acesso a essas manguerinhas que ficam atrás do comando do Ar Condicionado deve-se retirar o Painel Central. Neste tópico viewtopic.php?f=6&t=10953 eu explico ao kuhfuss como fazê-lo. Dê uma olhada lá. :smt023Padilha escreveu: Como faço pra acessar essas mangueiras e verificar a conexão delas? :smt017 Meu carro faz um barulhinho de vácuo vindo de dentro do painel onde ficam os controles do A/C. Deve ter algo errado lá. E não faz muito tempo meu carro estava com problemas de marcha lenta instável e acelerada! Depois de ver esse tópico acho que isso possa ter uma parcela de culpa nesse problema então...![]()
Abraços !!!
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Re: Lenta irregular
Tá tranquilo...leeloy escreveu:Seu preguiçoso :smt005 :smt005
Eu que acabo me empolgando e escrevendo de mais mesmo foi malz![]()
Acontece que na verdade, os picos que o RPM dá são tão rápidos que o giro do motor não seria capaz de produzir. Então, volto a falar que o problema pode ser elétrico.Depois que vi o seu comentário fui reparar se ele realmente acelera durante os picos. E constatei o seguinte, percebi que o motor da leves variadas e que o RPM não marca, não dá para saber com exatidão porque eu acho o motor muito barulhento, pelo menos com o capô aberto, não sei todos são assim :smt017 .
No voltímetro, não acendia a barrinha acima dos 12V. Mas estava carregando por volta de 13,5V. Com tudo ligado, caia para uns 13V. Depois que fiz uma "ponte de safena", ligando o alternador direto no positivo da bateria, a barrinha acima dos 12V acendia com mais frequência. Depois que troquei o alternador, a barrinha ficava acesa o tempo todo.Mas qdo deu este problema no seu alternador vc viu qdo estava chegando de tensão na bateria? Pois acho que no meu caso não é o alternador pois fiz a menção e deu: Carro ligado apenas -> 13,83V, Carro ligado + Ar Condicionado -> 13,64V, Carro ligado + Ar Condicionado + Piscas Alerta + Farol Alto + Luz de Neblina -> 12,56V este último achei baixo, porém estava todo equipamento elétrico do carro ligado. Se alguém pudesse comparar com o meu...![]()
Mas o pior é que não havia sintoma de problemas no alternador, pois a luz dele acendia somente quando virava a chave para a posição II. Meu alternador era um Arno de 60A, e troquei por um Bosch de 70A
Tinha momentos, em especial na rodovia, acima de 3000RPM, que ele oscilava tanto, que o painel desligava e reiniciava o scan.
No meu carro, depois de solucionado o problema, com o motor frio, ficava 2 barrinhas acima do 10, e com o motor quente, ficava igual ao seu vídeo (sem contar os repiques, claro).Outro detalhe que observei agora sobre o RPM. Na minha busca vi que na lenta deve ficar em 1.000 RPM (EFI) e está acontecendo o seguinte qdo ele ainda está aquecendo ele fica bem ao lado da marcação dos 1.000 RPM, exatamente 6 barrinhas, mas qdo enche a duas barras de temperatura e está prestes a ir para a terceira ele deixa cair uma barrinha ficando com 5 no RPM, o que no visual dar a impressão de ser uns 900 RPM aprox.. Se alguém tb pudesse comparar com o meu...kkkkk
Abrçs. :smt023
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