Lenta irregular

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Lenta irregular

Mensagem não lida por leeloy »

Pessoal eu já fiz a busca e achei inúmeros posts similares ao q está acontecendo comigo, mas o meu está um pouquinho diferente. :D

Nas minhas buscas vi que as causas do problema com a lenta irregular com o carro parado podem ser: Motor de Passo, Falta de manutenção no TBI, Entrada falsa de ar. E com o carro parando pode ser o Sensor de distância. Pois bem, o meu problema esta nos dois casos com o carro parado e com ele parando (Ex. no sinal de transito). Mas qdo ele está parado (Ex. Garagem) ele oscila de 1000RPM para cima, nunca desce ameaçando morrer, e qdo eu estou andando com ele e paro num sinal as vezes o RPM cai ameaçando morrer, mas não morre. Este problema com ele parado acontece toda hora, mas com ele parando só dá de vez em quando.

Já verifiquei as mangueiras que vão para a flauta de vácuo e todas estão ok, sem rachaduras e não estão frouxas, portanto acho que não é entrada falsa de ar. Não acho que seja o sensor de distância, pois a indicação de marcha ascendente está funcionando perfeitamente. E tb já fiz o diagnostico da UCE e não deu nenhum erro.
A unica coisa que ainda não mexi e faz um tempo (2 anos) que eu não faço manutenção no TBI. Que com certeza irei partir para o "Faça vc mesmo" com os excelentes tutoriais do waldir viewtopic.php?f=14&t=5659 e do Diego Paiva viewtopic.php?f=14&t=9390. Embora antes de realizá-lo queria uma opinião de vcs do que pode ser, pois será um "chute no saco" se eu fizer essa manutenção pensando que vai resolver e continuar o problema :lol: .

Postei até um vídeo para vcs verem ele oscilando com o carro parado na garagem.

Abrçs. :smt023
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Lenta irregular

Mensagem não lida por rogertecmec »

Ao meu ver se não existe entrada falsa de ar, pode ser problema no sensor de velocidade ou no MAP.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ao contrário de que muitos pensam, a marcha lenta não depende apenas do sensor de velocidade e atuador de marcha lenta (motor de passo).

Para a estratégia de marcha lenta, a UCE leva em conta todas as informações recebidas e envia informações ao atuador para controle da marcha lenta. Essas informações recebidas vem do sensor de velocidade, para indicar se o veículo está ou não em movimento, sensor de temperatura, para indicar a temperatura do motor, e enriquecer ou não a mistura conforme a situação, sensor de posição da borboleta, para indicar a posição de descanso do pedal do acelerador ou borboleta fechada e sensor MAP, para indicar a pressão absoluta do coletor (vácuo) e pressão atmosférica.
Tendo todas essas informações, é calculado a marcha lenta.

A falta ou valores incorretos de qualquer um desse sensor, pode ocasionar o sintoma, bem como problemas com atuador de marcha lenta, que pode estar com defeito ou seu eixo e alojamento podem estar saturados de sujeira.

Com relação ao sistema de vácuo do motor, que um problema de vazamento poderá deixar o sensor MAP com valores errados, pode acontecer pela mangueira conectada em local errado ou desconectada ou ainda rachada, porblemas com hidrovácuo, problemas com as mangueiras de acionamento das portas de ventilação nos modelos com A/C, junta do coletror de admissão com problemas, respiro com problemas, má vedação das válvulas de admissão e escape do cabeçote, até mesmo a correia dentada fora de ponto.

Todos esses fatores devem ser observados em uma avalição do problema. Muitos defeitos fáceis de serem resolvidos acabam se complicando por usarem o scanner por exemplo e, o mesmo acusa sistema ok, e deixam de lado as informações importantes para solução do problema. As vezes o scanner ou código lampejante do peinel indica um defeito em um sensor ou mais, mas na verdade o erro aconteceu não por defeito do sensor que ficou na memória, mas a causa foi outra, que fez esse ou esses sensores trabalharem com parâmetros errados. Por isso eu sempre digo, ao avaliarem um problema no sistema de injeção eletrônica, verifique se todos os sensores estão trabalhado dentro de seus parâmetros e se não tiverem, antes de troca-lo verifique se tem algo mais que o faça trabalhar de forma errada.

Nesses 10 anos com meu Monza GLS 96 gasolina, sempre que tive problema de marcha lenta instável, era sempre sujeira no eixo atuardor de marcha lenta e seu alojamento no TBI também sujo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Vlw rogertecmec e Carlos Freire :smt023

Eu não acho que seja o sensor de velocidade porque na busca que fiz sobre este problema vi que qdo este sensor está com defeito a indicação da marcha ascendente não funciona ou funciona de forma irregular (só nas marchas pares ou só nas ímpares) o que não é o caso, pois a minha indicação da marcha ascendente está funcionando perfeitamente. :smt023

As mangueiras estão conectadas em seus respectivos lugares seguindo o tópico do waldir viewtopic.php?f=14&t=6582&p=105376&hili ... as#p105376 só fiquei na dúvida desta mangueira "problemas com as mangueiras de acionamento das portas de ventilação nos modelos com A/C" que mangueira é esta? É a que sai tb da flauta, que é citada tb no tópico do waldir? Se for ela estava rachada na minha inspeção, mas já foi trocada.

"respiro com problemas" este respiro é o desde tuto tb do waldir viewtopic.php?f=14&t=6681&p=80020&hilit=respiro#p80020 ? Se for eu já fiz.

Sobre o sensor Map tem um tópico viewtopic.php?f=3&t=7898 onde o Luiz Carlos (Rio) sugere desligar o sensor para ver se o problema cessa ou diminui, mas qdo eu o desliguei o carro morreu e qdo tentei ligar o carro sem o sensor o carro funcionou durante alguns instantes e morreu novamente em seguida. É isso mesmo que tem que acontecer? Isto indica que o sensor está bom ou com defeito ou não indica nada :lol: ?

As minhas primeiras providências serão a limpeza do TBI, que há tempos não faço e com o depoimento do Carlos Freire reforça ser ele o culpado, mas irei ver tb as "junta do coletror de admissão com problemas, má vedação das válvulas de admissão e escape do cabeçote" já que eu fiz o cabeçote do carro há pouco e este problema se agravou qdo o carro voltou do Mexanico :smt011.

Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

leeloy e so na lenta ou quando acelera?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Leeloy,

na minha mensagem anterior, eu quiz mostrar que não é apenas um sensor ou outro que podem causar o sintoma, todos podem fazer isso e outras coisas também. A maioria do pessoal associam marcha lenta instável com sensor de velocidade.

O teste correto para saber se o sensor MAP está bom ou ruim, é utilizando uma bomba de vácuo e confrontando os valores com o manual da IE, ex.:
* 0mmHg - 4,9V
* -150mmHg - 3,8V
* - 230mmHg - 3,3V
* - 330mmHg - 2,7V
* - 380mmHg - 2,2V

Assim, se tiver vazamento do sistema de admissão, terá certeza de que a medição que pode estar errada no MAP, não é por conta de defeito dele.

O teste de desligar o MAP e ver se o sintoma melhora, é para condição de falta de funcionamento do sensor ou parâmetros muito errado. Se o problema for pequeno, a ponto de o sensor trabalhar, receio que esse teste de solta-lo não deva ser eficaz.

As mangueiras que me referi do sistema de ventilação interna, são aquelas coloridas que ficam dentro do painel de instrumentos. Só os modelos com A/C é quem tem essas mangueiras coloridas.

Um vacuômetro graduado pode auxiliar na avaliação de vazamentos (entrada de ar falso) ou problemas com vedação de válvulas do cabeçote.

Enfim... tendo conhecimento e equipamentos adequados, pode se chegar facilmente a solução do problema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Rafaelo escreveu:leeloy e so na lenta ou quando acelera?
Rafaelo, ocorre nas duas situações :smt010 .
Com o carro parado ainda na garagem (depois de quente) acontece com mais frequencia só que nesta situação o carro não ameaça morrer, pelo contrário o RPM fica dando uns picos como eu gravei no vídeo.
E acontece qdo eu estou parando o carro no sinal de transito, por exemplo, e nesta situação ele ameaça morrer, mas até agora não morreu, e esta situação com o carro parando ocorre com menos frequencia (esporadicamente).

Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

pode ser algo bem simples um exemplo bem comum e os 2 filtro da bomba intupidos(externo e o interno). se um tiver sujo ja vai falhar ou ocilar.

no omega tava falhando a um bom tempo na lenta so na lenta pipocava mesmo no verao, depois que a bomba queimou descobri que era o pre filtro do tanque que tava mega intupido nem sei como passava gasolina ali.

depois que troquei a bomba e os filtro ta liso a lenta mesmo no inverno aqui do sul. faça os teste sugerido antes senao vai ate o mecanico pede a troca dos 2 filtro e o kit reparo da tbi. ja deve eliminar o problema
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder