exatamente isso que tu tem que fazer,e que expliquei a cima esse negativo e controlado pelo cebolao, em vez de ligar no motor ligue no rele. e aterre o motor na carroceria, que vai fucionar.hbss89 escreveu:Uma alternativa que eu tenho é dedicar o atual negativo da tomada da ventoinha apenas para o relé, da mesma forma que fiz com a linha 15 e, puxar o negativo da ventoinha da carroceria do veículo.
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Chicote da Ventoinha com problemas
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				Rafaelo
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Re: Chicote da Ventoinha com problemas
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Re: Chicote da Ventoinha com problemas
Fiz, e funcionou perfeitamente, o sistema de arrefecimento ta show de bola agora.Rafaelo escreveu:hbss89, me desculpa eu esqueci de te avistar de uma coisa so agora lembrei quando vc falou do negativo do ventilador. o negativo do ventilador la no plug vc deve ligar direto em um ponto do terra comum, bem aterrado com um plug etc.
correto isso e normal os 2 terminal do cebolao, um deles e o terra "direto da fonte"(o terminal mais forte), e o outro e o negativo do motor justamente esse que esqueci de comentar no esquema eletrico.
isso mesmo o negativo pra bobina do rele tem que partir do cebolao, que no caso e o fio marrom c/branco senao me engano, esse antigamente ia direto pro motor eletrico, mas agora vai pro rele pra acionar o mesmo. abaixo um esquema visual e definitivo sseguindo ele nao tem erro.

