Piloto Automático (Cruise Control)
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Re: Piloto Automático (Cruise Control)
Pessoal, o material chegou hoje! Fim de semana já começo a mexer no projeto! Aguardem novidades.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
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EX - Monza SL/E 2.0 1990
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Re: Piloto Automático (Cruise Control)
tu e fooooooda :smt005 quando agente pensa que vai dar um descanso :smt015 voce arruma essa brincadeiraLeocastro escreveu:Pessoal, o material chegou hoje! Fim de semana já começo a mexer no projeto! Aguardem novidades.

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Re: Piloto Automático (Cruise Control)
Valeu Xande! Rs.
Pessoal, dando uma olhada geral e, testando com o multímetro, tive que adequar a chave de seta pra ela poder funcionar de acordo com o diagramado módulo do CC (Cruise Control), de acordo com o diagrama, o botão liga/desliga chaveia com positivo, enquanto os botões CANCEL, SET e RESUME chaveiam com negativo, por isso precisei individualizar o botão liga desliga, além de que, na chave do Astra, ele é NF (Normalmente fechado) e para funcionar precisa ser NA (Normalmente Aberto), fiz a alteração e agora está de acordo.
Seguem algumas fotos, amanhã comprarei mais materiais e neste fim de semana irei desenvolver os detalhes do projeto!
Abração!







Pessoal, dando uma olhada geral e, testando com o multímetro, tive que adequar a chave de seta pra ela poder funcionar de acordo com o diagramado módulo do CC (Cruise Control), de acordo com o diagrama, o botão liga/desliga chaveia com positivo, enquanto os botões CANCEL, SET e RESUME chaveiam com negativo, por isso precisei individualizar o botão liga desliga, além de que, na chave do Astra, ele é NF (Normalmente fechado) e para funcionar precisa ser NA (Normalmente Aberto), fiz a alteração e agora está de acordo.
Seguem algumas fotos, amanhã comprarei mais materiais e neste fim de semana irei desenvolver os detalhes do projeto!
Abração!







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Re: Piloto Automático (Cruise Control)
Creio que a questão principal seria como desarmar o sistema, seja nas condições pré estabelecidas, como nas adversas.
Então seria necessário mais sensores, como o de proximidade (usado para alerta de ré) mas com Range maior para a dianteira, e sensor de chuva no parabrisa.
Cmte, a fase II do teu projeto seria acoplar o A.P. a um sistema de navegação, tipo GPS ?
Então seria necessário mais sensores, como o de proximidade (usado para alerta de ré) mas com Range maior para a dianteira, e sensor de chuva no parabrisa.
Cmte, a fase II do teu projeto seria acoplar o A.P. a um sistema de navegação, tipo GPS ?
V1, V2, T.O.

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Re: Piloto Automático (Cruise Control)
Quem me dera Cmte ter um sistema tão complexo assim!WALDSR escreveu:Creio que a questão principal seria como desarmar o sistema, seja nas condições pré estabelecidas, como nas adversas.
Então seria necessário mais sensores, como o de proximidade (usado para alerta de ré) mas com Range maior para a dianteira, e sensor de chuva no parabrisa.
Cmte, a fase II do teu projeto seria acoplar o A.P. a um sistema de navegação, tipo GPS ?
Bem, pra desarmar ele, é nas seguintes situações, após um toque qualquer seja ele no peda do freio ou pedal de embreagem, ou pressionando a tecla CANCEL, ou então desligando ele pelo botão principal. Enfim, modo de desarmar é o que mais tem!
O sensor de proximidade, hoje tem nos carros mais novos, e, é o chamado piloto automático adaptativo, você programa velocidade de 100km/h por exemplo, ai vai vindo numa estrada, e, tem um carro a sua frente a 80, ao aproximar deste carro, o Piloto Automático "adapta" sua velocidade a velocidade do carro na frente. Não deixa de ser interessante, mas, este sim deve ser bem complexo de ser desenvolvido (ou não!).
Sobre o GPS, não vejo como acoplar o Cruise Control pra funcionar em sintonia com o GPS. Já pensou, Monza com sistema G1000?! Rs.
Abração ai cmte!
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Re: Piloto Automático (Cruise Control)
Leo, não é MUITO difícil de colocar sistema adaptativo não... porém seria necessário um sensor com boa capacidade de distancia o que esses de estacionamento não tem, imagino que o ideal seria um sensor de ultrasom do tipo industrial mesmo, algum que tivesse um alcance mínimo de 30m já bastava.
A lógica de funcionamento não é "DESCOBRIR" a velocidade do carro à frente e sim MANTER A DISTANCIA pré-determinada.
Por exemplo:
O sensor fica ativo o tempo todo com o piloto automático.
Ele faz a leitura de presença de outro veículo à 30 metros de distância, mas você determinou para manter o carro à 20 metros.
Ao chegar à 20 metros o sistema teria que controlar a distância entre o carro à frente no acelerador, ou seja diminuindo a abertura da borboleta, ou então. Ao atingir os 20 metros colocar uma ordem de fechar a borboleta em 2 segundos, e verificar a distância novamente, se estiver com menos de 20 metros fecha a borboleta, se não, abrir novamente.
Ou seja, enquanto a condição de 20 metros estiver atuando o carro não volta na condição normal de velocidade. E se por exemplo você sair de trás do carro para ultrapassar-lo o sensor iria parar de detectar carro à frente e com isso, voltaria a velocidade pré-determinada.
Daria inclusive para fazer o sistema acionar as luzes de freio nessas adaptações de velocidade para dar a entender que você está frenando para o carro de trás ficar esperto também.
A lógica de funcionamento não é "DESCOBRIR" a velocidade do carro à frente e sim MANTER A DISTANCIA pré-determinada.
Por exemplo:
O sensor fica ativo o tempo todo com o piloto automático.
Ele faz a leitura de presença de outro veículo à 30 metros de distância, mas você determinou para manter o carro à 20 metros.
Ao chegar à 20 metros o sistema teria que controlar a distância entre o carro à frente no acelerador, ou seja diminuindo a abertura da borboleta, ou então. Ao atingir os 20 metros colocar uma ordem de fechar a borboleta em 2 segundos, e verificar a distância novamente, se estiver com menos de 20 metros fecha a borboleta, se não, abrir novamente.
Ou seja, enquanto a condição de 20 metros estiver atuando o carro não volta na condição normal de velocidade. E se por exemplo você sair de trás do carro para ultrapassar-lo o sensor iria parar de detectar carro à frente e com isso, voltaria a velocidade pré-determinada.
Daria inclusive para fazer o sistema acionar as luzes de freio nessas adaptações de velocidade para dar a entender que você está frenando para o carro de trás ficar esperto também.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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Re: Piloto Automático (Cruise Control)
Senhores, o projeto está caminhando.
Hoje instalei o interruptor no pedal do freio, precisa ser um interruptor NA e NF, procurei de alguns modelos, e até do Tucson mesmo, preço de 80 reais, ai, comprei um Fim de Curso METALTEX, utilizado em automação industrial pesada, ele é mais robusto que o interruptor original de freio, e, encaixa perfeitamente no local, bem, digamos que 1% do projeto já está funcionando!

Agora, abaixo, umas fotos de um "módulo" que eu farei, pois, como é possível ver, cada botão tem uma resistencia, e, vai um unico fio ao módulo, e, o valor diferente dessa resistencia é que identifica o que é pra fazer!
Tem um resistor e 2 trimpots que estão ajustados para cada função, e, nesse "módulo", sairá todos os cabos direto para o módulo principal, lá no cofre do motor (que eu ainda nem imaginei como o colocarei, coisa pro FDS).
Bem, seguem as fotos

IMG_20131101_000559 por leopcastro, no Flickr
A mesa do laboratório!

IMG_20131101_000611 por leopcastro, no Flickr

IMG_20131101_000626 por leopcastro, no Flickr

IMG_20131101_000631 por leopcastro, no Flickr
Abraços e sempre que vierem novidades, as posto aqui.
Hoje instalei o interruptor no pedal do freio, precisa ser um interruptor NA e NF, procurei de alguns modelos, e até do Tucson mesmo, preço de 80 reais, ai, comprei um Fim de Curso METALTEX, utilizado em automação industrial pesada, ele é mais robusto que o interruptor original de freio, e, encaixa perfeitamente no local, bem, digamos que 1% do projeto já está funcionando!
Agora, abaixo, umas fotos de um "módulo" que eu farei, pois, como é possível ver, cada botão tem uma resistencia, e, vai um unico fio ao módulo, e, o valor diferente dessa resistencia é que identifica o que é pra fazer!
Tem um resistor e 2 trimpots que estão ajustados para cada função, e, nesse "módulo", sairá todos os cabos direto para o módulo principal, lá no cofre do motor (que eu ainda nem imaginei como o colocarei, coisa pro FDS).
Bem, seguem as fotos

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A mesa do laboratório!

IMG_20131101_000611 por leopcastro, no Flickr

IMG_20131101_000626 por leopcastro, no Flickr

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Abraços e sempre que vierem novidades, as posto aqui.
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