Diego Paiva escreveu:Pessoal, esta semana meu carro acendeu a luz da injeção por alguns instantes.... Falando com o Japa(Marcel Murai)... ele falou para que eu colocasse a central de injeção no modo de diagnóstico. Fiz isso e acusou um erro, cód. 22, sensor da posição de borboleta.
Como faço pra colocar a central de injeção em modo de diagnóstico ?? o que preciso ??
quero D++ começar a mexer no monzão como vocês
logo logo terei uma grana sobrando pra comprar o que quero e meter a mão na massa... hehehehe
A tabela com código de defeito na injeção eletrônica do Monza EFI é:
14 ou 15 - Sensor de temperatura - CTS
21 ou 22 - Sensor de posição da borboleta - TPS
24 --------- Sensor de velocidade - VSS
33 ou 34 - Sensor de pressão absoluta no coletor - MAP
35 --------- Erro no controle de marcha lenta - IAC
42 --------- Circuito do ponto eletrônico - EST
51 --------- Falha no módulo MENCAL
54 --------- Erro no ajuste da % de CO2
55 --------- Falha interna do ECM
Todo processo se inicia com a colocação de um jumper nos terminais A e B do conector de diagnóstico, localizado embaixo do porta-luvas. Depois de ter identificado os terminais A e B e de ter feito o jumper, ao ligar-se a chave de ignição a lâmpada indicadora de anomalias no sistema de injeção, localizada no painel de instrumento,s começará a piscar. É justamente essas piscadas que iremos utilizar para descobrir qual o defeito gravado na memória RAM. As piscadas ocorrem numa seqüência lógica que vale para todos os sistemas de injeção, cuja unidade de comando permite esta estratégia. Segue abaixo um exemplo:
Observe que ocorreram duas piscadas e uma pausa curta. Em seguida mais cinco piscadas e uma pausa longa. As duas piscadas antes da pausa curta representa a dezena e as cinco piscadas após a pausa curta representa a unidade. Sendo assim, obtivemos o código 25.
Vamos a um outro exemplo:
PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
Creio que agora você já saiba qual o código de defeito. Se você pensou 32 está correto. Cada código é repetido 3 vezes até passar para o próximo código. Sendo assim, se tivermos os códigos 25 e 32 gravados a seqüência será:
PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
PISCA, PISCA, PISCA, PAUSA CURTA, PISCA, PISCA, PAUSA LONGA
Veja que as seqüências de códigos foram: 12, 12, 12, 25, 25, 25, 32, 32, 32
Na linha GM o código 12 significa sem sinal de rotação. Como o motor vai estar parado no momento da verificação, esse código não é considerado defeito. Assim, caso o sistema não apresente nenhum defeito, somente o código 12 será apresentado. O sistema faz um looping, ou seja, assim que os códigos terminarem volta a se repetir novamente.
Após ter solucionado o problema é bom fazer o reset no módulo, para apagar os códigos de falhas memorizado. Para isso desconete o negativo da bateria por 1min (ou com o cabo negativo solto encoste no cabo positivo), ou retire o fusível J-4 por 1min.
Carlos, depois do reset, seria bom deixar o carro funcionando até que a central da IE reestabeleça seus parâmetros? Ou já posso sair andando normalmente?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
José Leal escreveu:Carlos, depois do reset, seria bom deixar o carro funcionando até que a central da IE reestabeleça seus parâmetros? Ou já posso sair andando normalmente?
José Leal,
depois do Reset é só conectar o que estava fora, dar a partida e sair andando.
Diego Paiva escreveu:Ontem à noite sai com o carro, ficou muito bom!!! Nada da lenta oscilar, ficou perfeita... marcando direitinho... Rodei uns 70km ontem e não deu nem um problema, além disso o carro ficou mais economico que era!!!! Media de 9.3km/l
Antes pra chegar em 8.0km/l era complicado... agora tá mais esperto nas aceleradas e ao dar a partida tá pegando mais rápido também.
O TBI tava muito sujo.... tava preto mesmo. Agora só falta providenciar o filtro de combustível.
Diego,
não esqueça de fazer o Reset no módulo.
Abs,
Carlos Freire
Fala Carlos... fiz o reset do módulo sim.
Desliguei os cabos da bateria e juntei os cabos positivo e o negativo. Enquanto estava mexendo no carro deixei a bateria desligada.
Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO