SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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Robson Lott
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Mensagem não lida por Robson Lott »

Tem tbm um detalhe q deve ser visto: O meu class, quando mexeram no painel pela 1a. x, essa luz tava queimada. Daí ela funfava perfeitamente, prrinciapalmente em viajens, no qual me empolgava em socar a Timberland 44 e trocar de marcha quase q somente quando a luzinha acendia. Fiz 12,8 km/l em 480 km de BH à Uberaba. Daí notando que o velocimetro ainda tava bixado, levei la no cara e ele ajustou uns trem lá que não adiantou, porém, como teve q sacar o painel fora, ele tirou a luzinha do shift light e ligou num lugar q deveria indicar algo relacionado aos freios... Acendia entao uma porr* de luz vermelha bem forte pra indicar a mudança de marcha!!!! :smt005 já ... pela 20a. x, o painel já tinha sido sacado fora tantas vezes por causa do velocimetro, que no tira-e-põe (Hummm.... :lol: ) da luzinha, ela ficou com mal contato, ou seja.... antes, quando eu permanecia com o pé no acelerador sem apertar mais nem tirar (connstante...) e a luzinha acendia, ela ficava acesa e não apagava de forma alguma! :wink: (como por exemplo quando se ultrapassa um caminhão durante um tempão com o pé em 1/2 curso do pedal) Já agora, ela acende as veeeeezes e quando era pra ela permanecer acesa, tal como citado nesse exemplo, ela do nada apaga e volta a acender durate a tal ultrapassagem.

Ooooooooooooouuuuuuuuuu seja, é bom verificar os contatos da lampadazinha, tal como os conectorres do chicote dela, cferto?!

Ufa....

Abraços....
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José Leal
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por José Leal »

rgalvaolott escreveu:(...) Acredito enfim, que a shift light acenda na hora "adequada" ´pra trocar de marcha, mas ela não apagaria pra indicar isso.(...)
Bom, quando a luzinha do meu carro funcionava direito :lol: , acontecia exatamente aquilo que eu descrevi. Se eu continuasse acelerando, "de boa" a luzinha apagava. Mas acontecia que ela acendia muito cedo, às vezes com pouco mais de 2000RPM na subida. Então passou essa idéia de que o momento ideal para troca da marcha seria quando ela apagasse.
rgalvaolott escreveu:(...)ele tirou a luzinha do shift light e ligou num lugar q deveria indicar algo relacionado aos freios...
Robson, essa luzinha fica num soquete separado do restante das outras. Além dela, a luz do freio de mão tb tem o soquete separado.
Ooooooooooooouuuuuuuuuu seja, é bom verificar os contatos da lampadazinha, tal como os conectorres do chicote dela, cferto?!
Meu irmão, o painel é bem fácil de retirar. Lá no tutoral do Fastback mostra com detalhes o esquema. Daí, é só tirar o painel e verificar como estão os contatos. Se estiver tudo ok, começe a pensar no sensor de velocidade...

Até mais.
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por Leonarjoe 2.0 »

na minha concepção, quanto maior o tempo de injeção, maior o consumo..
na direção econômica, quando a injeção vê que está girando desnecessáriamente (pelo tempo de injeção) ela acende.
ja na direção esportiva (que só deve funcionar em w.o.t.) ela deve acender em um valor pré determinado (acho que de potência máxima)
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Robson Lott
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por Robson Lott »

José Leal escreveu:
Robson, essa luzinha fica num soquete separado do restante das outras. Além dela, a luz do freio de mão tb tem o soquete separado.

...

Meu irmão, o painel é bem fácil de retirar. Lá no tutoral do Fastback mostra com detalhes o esquema. Daí, é só tirar o painel e verificar como estão os contatos. Se estiver tudo ok, começe a pensar no sensor de velocidade...

Até mais.
É, irmão... eu tô ligado... :wink: Até acompanhei o procedimento de retirada do painel no seu tópico e acompanhei com o "O cara da oficina de paineis" que sacava o cabo do velocimetro e o painel saia a metade, daí desplugava o plug'zão e depois os pequenos do shift-light e do freio-de-mão. Ao ligar, ele colocou no que aparece um (P) que já ví em outros carros de outras marcas, havendo diferenciação entre o sistema de freios (fluido baixo e/ou pastilha gasta) com o freio-de-mão puxado (!). Ficou mto estranho! hehehehe!!! Mas como eu tava sem tempo e o velocímetro acabou q não funfou direito, tive que levar pela 569a. vez pra ele verificar, daí ele pôs na sede onde tem a seta amarela certinho!!! :D Porém, coincidentemente a atuação do shift-light ficou como vc descreveu e antes ela tinha outro comportamento, sacou?! Seria bom que outros monzeiros aqui :mrgreen: descrevessem o comportamento de seus respectivos shift-light pra gente ver se o problema tá realmente em algum mal-contato (já que essas lampadazinhas pingo de 0,00000145 mm sempre dão mal contato) ou se é realmente os parâmetros q a IE recebe q devem tá gerando isso. Lembrando que tenho esse exemplo:
quando eu permanecia com o pé no acelerador sem apertar mais nem tirar (connstante...) e a luzinha acendia, ela ficava acesa e não apagava de forma alguma!
Abraços.

Robson Lott
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por Robson Lott »

Leonarjoe 2.0 escreveu:na minha concepção, quanto maior o tempo de injeção, maior o consumo..
na direção econômica, quando a injeção vê que está girando desnecessáriamente (pelo tempo de injeção) ela acende.
ja na direção esportiva (que só deve funcionar em w.o.t.) ela deve acender em um valor pré determinado (acho que de potência máxima)
Sei la.... Já eu acredito que a luz de shift-light do nosso IE não tem simplesmente 2 ou mais modos "esportivos" e/ou "econômico", partindo do pressuposto de que a leitura da IE pelos diversos sensores, tal como o Carlos Freire exemplificou, verifica e envia o sinal pra mudar de marcha de uma forma mais adequada-econômicamente à cada modo de aceleração pras marchas. Tanto que na 5a. marcha ele não acende, pois a pressão de ar lida pelo sensor MAP "detecta" que nunca numa 5a. marcha, o carro estaria gerando potência afim de necessariamente ter q trocar de marcha. O Carlos explicou detalhadamente isso uma vez num tópico relacionado, se eu achar, eu posto aqui. :roll: :smt024 :smt021 :smt023 :smt030
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por José Leal »

Robson, como disse, depois de trocar o meu sensor de velocidade, a luz acende na 2ª e na 4ª marcha.

Na 2ª, ela fica "piscando", quase como flashes e na 4ª, mal engatei a marcha, a luz já acende.

Talvez coloque novamente o sensor de 16 pulsos, só para ver se a IE vai voltar a funcionar direito. :lol:

Até mais.
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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por Robson Lott »

José Leal escreveu:Robson, como disse, depois de trocar o meu sensor de velocidade, a luz acende na 2ª e na 4ª marcha.

Na 2ª, ela fica "piscando", quase como flashes e na 4ª, mal engatei a marcha, a luz já acende.

Talvez coloque novamente o sensor de 16 pulsos, só para ver se a IE vai voltar a funcionar direito. :lol:

Até mais.
Poxa, cara...... Sua centralina eh do Kadett? Seu Class é bem eclético quanto ao fato de ter bancos de Astra, painel de MOnza Classic, centralina de Kadett!!!!!! :mrgreen: Hehehehehe!!!

Esse comportamento de acender somente em 2 marchas é mtooo estranho mesmo... até pq coincide de ser na 2a. e na 4a. sendo q a IE nem tem sensor de "qual" marcha tá engatada, neh.... :roll: vai entender...!?

Cara, me desculpe por ontem a noite, mas eu tava num PC da facul e ele travou! Daí como eram 19h, eu aproveitei pra lascar o dedão no estabilizador e ir pra aula, q eu já tava atrasado! :smt023

Abraços!

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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Mensagem não lida por José Leal »

rgalvaolott escreveu:Poxa, cara...... Sua centralina eh do Kadett? Seu Class é bem eclético quanto ao fato de ter bancos de Astra, painel de Monza Classic, centralina de Kadett!!!!!! :mrgreen: Hehehehehe!!!
Isso é pra vc ver o tanto que o meu Classudo é bonito! :smt005
Esse comportamento de acender somente em 2 marchas é mtooo estranho mesmo... até pq coincide de ser na 2a. e na 4a. sendo q a IE nem tem sensor de "qual" marcha tá engatada, neh.... :roll: vai entender...!?
Pois é, eu nem sei como a IE interpreta em qual marcha está. Talvez tenha algo a ver com a relação entre a leitura do sensor MAP e o sensor de velocidade. :smt017
Cara, me desculpe por ontem a noite, mas eu tava num PC da facul e ele travou! Daí como eram 19h, eu aproveitei pra lascar o dedão no estabilizador e ir pra aula, q eu já tava atrasado! :smt023


Não tem erro.

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