Carlos, não tenho mais mecânico.... kkkk, por conta dos erros cometidos por ele, eu mesmo estou fazendo tudo. Eu prefiro trocar a vedação, pois ai, vejo o estado da bomba!
A ferrameta que vc fala é esta, ne? http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... subcat=522
Para sacar a bomba, é só na porrada mesmo? Meu medo é ela estar muito colada e eu não conseguir tirar...
Imagem da bomba, que tirei ontem à noite. Ai já estava com o tensor novo! Pena que não deu pra montar, culpa do mecânico!
Abraços!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Diego, a ferramenta é essa mesmo. Ela vai naquele sextavado atrás da polia, e é recomendada para fazer o ajuste com tudo montado, inclusive a correia.
No nosso caso, Monza 96, tem essa facilidade de deixar a bomba d'água em um ponto fixo.
É muito difícil dizer que dá para tirar a bomba d'água sem fazer alguma avaria. As vezes está tão colada, que uma pancada mais forte na polia, pode estragar ou deixar marcas. Outras vezes sai com facilidade. Como está disposto a remover a peça, tente girar para ambos os lados, com a ferramenta adequada ou outra que encaixe no sextavado, para tentar descolar a bomba. Não esqueça de soltar os parafusos que prendem a peça.
Carlos, consegui remover a bomba! Hoje pela manhã, antes de sair de casa, fiz isso. Já estava tudo desmontado, faltou só afrouxar os parafusos da bomba e sacar a mesma. Retirando-a, fiquei impressionado com a conservação da mesma, pois tá em excelente estado, mesmo tendo sido trocada há aproximadamente 3~4 anos, sem sinais graves de corrosão!
Fica ai a dica: sempre que possível, usem peças originais (a minha bomba é original GM com hélice de ferro) e não esqueçam do aditivo, pois ele fez toda a diferença. A minha bomba anterior era URBA, durou somente 4 anos...troquei assim que peguei o carro, ela corroeu muito rápido, abriu um rombo! Mesmo usando aditivo. Agora essa original, está perfeita!
Vejam as fotos:
Já fiz uma limpeza prévia, mas ainda irei limpar mais, com lixa fina... vou limpar o bolco também. A bomba estava com indício de vazamento, pois havia uma mancha... acho que a vedação não estava boa. Vou providenciar um o'ring.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda, Carlos. Vc tem alguma recomendação a fazer para a montagem? Vou fazer a montagem amanhã, sabadão! Preciso colocar algum tipo de vedante (silicone) no o'ring? OU somente ele + vaselina liquida dão conta de vedar?
Abraços!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
legal que conseguiu retirar a bomba d'água, sem danificar e ainda está boa.
A bomba d'água original do meu Monza apresentou vazamentos, na época coloquei Urba, tendo em vista, que naquela época a original GM e a Urba, diferente da que estava no carro, tinham impulsores de material plástico. Essa Urba, durou aproximadamente 5 anos, quando trincou o impulsor e deu problema com a temperatura do motor. Ela estava em bom estado, sem corrosão se não fosse o problema do impulsor. Comprei uma bomba d'água nova, original GM, que desta vesz estava com impulsor de metal e está boa no carro até o momento.
Como uso aditivo e faço limpeza do sistema de arrefecimento 1 vez por ano, as peças do meu Monza, também não apresentam corrosão.
Toda vez que vou colocar uma peça, que tem O'ring como vedação, eu uso vaselina em pasta para que esse anel não role ou saia do seu local.
PS: Lembrei agora... quando troquei a bomba original, que apesar do vazamento estava em bom estado, sem corrosão, coloquei uma peça da Urba, que durou 1 ano e apresentou barulho de rolamento, troquei novamente por outra Urba, que perto de 1 ano de uso, também apresentou barulhos. Reclamei com o fabricante por e-mail, que em 5 minutos ligaram no meu telefone. Disseram que iriam trocar a bomba d'água, nova e revisada por eles, colocariam aditivo e tudo, peça, aditivo e mão de obra seria por conta da fábrica. Mas, teria que levar o carro em um posto autorizado deles. E assim foi feito... essa bomba durou aproximadamente 5 anos, mas nesse período troquei a correia dentada, tensionador, provando que o problema não era nos procedimentos que fiz no ajuste de tensão da correia dentada. Me parece que as peças daquela época estavam dando problema.
rogerioprd escreveu:no meu já é a seguna bomba que vou trocar , a urba parace que dura nenos, parece que o motor raja, mas é rolamento da bomba, se não tirace o motor fora de ponto por causa da correia dentada, dava para fazer em casa, eu já fiz na praia, porque não tinha um mecanico aberto, mais não recomendo se vc não conhecer os pontos, perde o motor....
Pessoal, uma dúvida
meu motor ta com um barulho como um rajado , e começou de repente !
quando eu acelerei(com a mao pelo carburador) notei que o rajado parecia que vinha do alternador(ja que minha mao estava apoiado sobre ele ) , desconectei a correia dele e continuou o barulho de rajado !
Estou achando que é na bomba dagua , ja que o suporte do alternador é do lado da bomba e passa todas as vibraçoes e eu ouço o som sair dali (1º cilindro)
Mas é possivel a bomba dagua fazer esse barulho ? SIM .Rolamento ( comentado ja )
Mas ocorrendo esse barulho , não era para alterar a temperatura 'aquecer' ? :smt017 Pois meu arrefecimento funciona corretamente e não baixa uma gota de agua ! :smt017
a bomba d'água e o tensionador da correia dentada podem fazer barulho. Os dois são movidos pela correia dentada. Recomendo remover a capa da correia dentada para avaliação.
Se tiver problemas com rolamento da bomba d'água, não quer dizer que terá problemas com arrefecimento, desde que o impulsor esteja ok.
O barulho de bomba d'água com rolamento ruim é tipo chiado ou um barulho como moedor de cana. As vezes acelerando o barulho some ou acompanha o giro do motor.
Um motor rajando, vai apresentar o ruído em média rotação.