Bomba d'água

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Beto
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Bomba d'água

Mensagem não lida por Beto »

Olá Pessoal,

Este final de semana tive de fazer uma viagem às pressas, um tio esta muito doente coisa e tal, precisei rodar mais de 1.000 km com o meu carro, só deu tempo de balancear e alinhar, pois já era sexta feira e não daria tempo de fazer uma revisão, mas foi uma viagem muito tranquila, não tive problemas com o monzão...
Ontem pela manhã fui verificar óleo e água, notei q o reservatório estava vazio. Bom, fiquei tranquilo pois não havia mistura de água no óleo, menos mal... depois do expediente de trabalho tive tempo e paciência para checar melhor oq estaria acontecendo, liguei o motor e com um farolete fui olhando atentamente todas as mangueiras, pronto, descoberto o problema, era a maldita bomba d'água... está jorrando água.
É o seguinte, meu carro é '86 modelo '87, estou em dúvida quanto a aplicação desta peça, ainda não fui ao mecânico para trocar informações, quero ir direto ao auto-peças comprar a mesma, devo seguir o ano de fabricação ou o modelo?? e qual marca devo comprar, pois há um tempo atrás o amigo Carlos Freire teve um problema com a bomba da Urba.

desde já agradeço...

abraço e bom dia a todos!
Beto S.
=======================
Monza SL/E 86/87
2.0 - Álcool - 2P - Prata Andino
=======================
"Esporte é droga, pratique guitarra..." Frank Zappa
jr.glaucio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Maranhão-MA
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por jr.glaucio »

po isso aconteceu comigo, é uma m... pq alem de ser ruin de trrocar e cara a bomba, boa sorte pra vc amigao!!
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994

Bomba...qual comprar?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Beto, isso de ano de fabricação e modelo é coisa complicada.
Eu comprei uma vez um carro zero km, ano de fabricação 1975, modelo 1976.
Qdo fui comprar um carburador novo, a plaquinha que havia no mesmo indicava 75, mas o sistema de comando, por alavancas, era o usado no modelo 74!
Qdo lançam o modelo novo, as vezes as fábricas aproveitam peças que têm em estoque e desovam, já que esses carros são montados num momento de transição, entre o modelo existente e o que está sendo lançado.
Qdo se compra uma peça original em autorizada, existe o recurso de inserir na pesquisa o número de chassis do carro, de modo a não ter erro.
Mas em se tratando de bomba dágua, existem poucos modelos, acho que 3. Qualquer balconista decente de loja de auto-peças vai lhe indicar o modelo certo.
Qto a marcas, qdo troquei a bomba dágua do meu Monza, a cerca de 1 mes atrás, o mecânico, que me pareceu muito competente, disse que prefere a marda Indisa, por causa do rolamento INA que ela usa.
O que dá problema geralment em bomba dágua é o rolamento ou o vedador.

Abraços 8)
Beto
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Re: Bomba...qual comprar?

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Beto, isso de ano de fabricação e modelo é coisa complicada.
Eu comprei uma vez um carro zero km, ano de fabricação 1975, modelo 1976.
Qdo fui comprar um carburador novo, a plaquinha que havia no mesmo indicava 75, mas o sistema de comando, por alavancas, era o usado no modelo 74!
Qdo lançam o modelo novo, as vezes as fábricas aproveitam peças que têm em estoque e desovam, já que esses carros são montados num momento de transição, entre o modelo existente e o que está sendo lançado.
Qdo se compra uma peça original em autorizada, existe o recurso de inserir na pesquisa o número de chassis do carro, de modo a não ter erro.
Mas em se tratando de bomba dágua, existem poucos modelos, acho que 3. Qualquer balconista decente de loja de auto-peças vai lhe indicar o modelo certo.
Qto a marcas, qdo troquei a bomba dágua do meu Monza, a cerca de 1 mes atrás, o mecânico, que me pareceu muito competente, disse que prefere a marda Indisa, por causa do rolamento INA que ela usa.
O que dá problema geralment em bomba dágua é o rolamento ou o vedador.

Abraços 8)
Luiz, interessante pq o rolamento da bomba está fazendo barulho, pensei q era o do alternador, até mandei fazer uma revisão no alternador q recentemente pifou a caixa de voltagem. Valeu pela informação!!

Pesquisei em algumas lojas daqui da região, só encontrei as bombas da marca Urba;

- p/ monza 87/88 cód. UB0150 c/ chapa de cobertura (não sei do q se trata) = R$ 102,00
- p/ monza 82/96 cód. UB0149 = R$ 82,70

abs!
Beto S.
=======================
Monza SL/E 86/87
=======================
jr.glaucio

meu patrao pois se o preço for esse ai ta dado, no ano passado eu paguei se nao me engano 250 reais numa bomba sem mao de obra!!1
Beto
Membro SL/E (Ní­vel 3)

jr.glaucio escreveu:meu patrao pois se o preço for esse ai ta dado, no ano passado eu paguei se nao me engano 250 reais numa bomba sem mao de obra!!1
então rapaz, não sei se influi o ano do carro, pois o meu é idoso já né?! rsrsrs
Beto S.
=======================
Monza SL/E 86/87
=======================
jr.glaucio

hehehe pode ser, mais tem pode ter haver com a marca ou qualidade, tem q tomar cuidado com isto
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Re: Bomba d'água

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Beto escreveu:Olá Pessoal,

Este final de semana tive de fazer uma viagem às pressas, um tio esta muito doente coisa e tal, precisei rodar mais de 1.000 km com o meu carro, só deu tempo de balancear e alinhar, pois já era sexta feira e não daria tempo de fazer uma revisão, mas foi uma viagem muito tranquila, não tive problemas com o monzão...
Ontem pela manhã fui verificar óleo e água, notei q o reservatório estava vazio. Bom, fiquei tranquilo pois não havia mistura de água no óleo, menos mal... depois do expediente de trabalho tive tempo e paciência para checar melhor oq estaria acontecendo, liguei o motor e com um farolete fui olhando atentamente todas as mangueiras, pronto, descoberto o problema, era a maldita bomba d'água... está jorrando água.
É o seguinte, meu carro é '86 modelo '87, estou em dúvida quanto a aplicação desta peça, ainda não fui ao mecânico para trocar informações, quero ir direto ao auto-peças comprar a mesma, devo seguir o ano de fabricação ou o modelo?? e qual marca devo comprar, pois há um tempo atrás o amigo Carlos Freire teve um problema com a bomba da Urba.

desde já agradeço...

abraço e bom dia a todos!

Olá Beto.

As peças de reposição, normalmente são compradas pelo modelo, entretanto, a bomba d´agua do Monza tem aplicação de 82 a 95 e depois só 96. Isso ocorre, pois a polia da bomba d´agua do Monza 96 é diferente dos demais, porque a correia tem tamanho e dentes em formato diferente dos modelos até 95.

Realmente eu tive problemas com a bomba d´agua da marca Urba, porém, eles trocaram na garantia embora o prazo de garantia tinha vencido a quase um ano, colocaram peça nova, pagaram mão de obra e aditivo novo. Até o momento, já fazem 1 ano e 10 meses e não tive mais problemas, que no meu caso, era barulho de rolamento estragado, parecia um moedor de cana trabalhando.

Se você puder colocar uma peça original (GM genuína) melhor, sei que a Urba é a mais vendida, segundo os profissionais da área, evite comprar bomba dágua AC Delco, vem da Argentina e não é confiável.

Abs,

Carlos Freire
Responder