Turbo ou Aspirado

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Turbo ou Aspirado

Mensagem não lida por 500EF »

Funcionamento análogo a um amplificador de som, que fica entre o CDPlayer e o falante.

O de ignição fica entre o módulo original do carro e a bobina.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Turbo ou Aspirado

Mensagem não lida por vrsilva »

Num EFI ficaria entre o HEI e a bobina então...?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Turbo ou Aspirado

Mensagem não lida por 500EF »

Não tenho nenhum com módulo hei, mas penso que sim.

Na prática, o que você faz é tirar o fio que hoje está no negativo da bobina e usa como sinal de entrada do módulo CDI. Aí, a saída do módulo CDI vai para o negativo da bobina.

Então, se hoje tem algum dispositivo com passagem de corrente para chavear a bobina (seja um platinado, um TSZ, etc.) com um módulo externo, ele vai passar a ter a função de enviar somente um sinal de disparo, com baixa corrente.

Mais ma vez, análogo a um amplificador de som... Com ele a saída do Player passa a não ter que "fazer força" mais...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Turbo ou Aspirado

Mensagem não lida por vrsilva »

Entendi Eduardo, no caso, o HEi não irá mais mandar tensão pra bobina, portanto a bobina não irá exigir tanto do HEI pois a bobina não vai estar mais ligada a ele.
No caso o chaveamento do HEI será padrão de sinal somente, este enviando sinal para o CDI (módulo de ignição?) e este sim irá amplificar a tensão para que, passe pela bobina e atinja uma eficiência maior na queima através das velas.
Desta maneira eu consigo abrir mais o gap da vela?
Seria necessário o uso de velas especiais?
Isso só é válido para cabeçotes rebaixados?
A bobina aguentaria essa potência extra, ou teria que trocar-la?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Turbo ou Aspirado

Mensagem não lida por 500EF »

vrsilva escreveu:Entendi Eduardo, no caso, o HEi não irá mais mandar tensão pra bobina, portanto a bobina não irá exigir tanto do HEI pois a bobina não vai estar mais ligada a ele.

No caso o chaveamento do HEI será padrão de sinal somente, este enviando sinal para o CDI (módulo de ignição?) e este sim irá amplificar a tensão para que, passe pela bobina e atinja uma eficiência maior na queima através das velas.
É por aí... :smt023

E CDI significa ignição por descarga capacitiva.

Mas também existem módulos indutivos melhores que os originais (chaveamento mais rápido, etc.).
Desta maneira eu consigo abrir mais o gap da vela?
Sim.
Seria necessário o uso de velas especiais?
Não. Apenas é preciso fazer o isolamento.

Mas é possível em alguns carros usar velas não-resistivas, sem causar interferências nos sensores. Aí aumenta ainda mais a corrente elétrica.
Isso só é válido para cabeçotes rebaixados?
Quanto maior a compressão, maior a tensão requerida para centelhar. Assim como quanto maior a abertura da vela.

Mas eu usei um módulo CDI no meu monza quando era original e percebi nitidamente diferença, com velas abertas em 1,4mm.
A bobina aguentaria essa potência extra, ou teria que trocar-la?
Eu uso as originais em todos os carros. Só no cruze que eu troquei por outras, mas por causa da garantia dele de 3 anos. Aí, para mandar na revisão eu coloco tudo original de volta.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Vithor gaspar
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 52
Registrado em: 25 Abr 2014, 18:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Turbo ou Aspirado

Mensagem não lida por Vithor gaspar »

Eu tenho um monza 94 gl 1.8 álcool e gostaria de dar um up grade no carro sem perder tanto na economia como não ultrapassar os limites de poluição.

O que me indicam a fazer, estou a procura de alguma oficina no rio de janeiro mas ainda não encontrei. Se alguem puder ajudar...

Pretendo gastar ate uns 2500/3000 $$$$
Orgulhoso de ter um Monza tubarão, sonho de criança sendo realizado.

E um jovem senhor mas da de 10 a 0 em muitos carros novos por ai.

Monza, um super carro...
Billy_RS
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 18
Registrado em: 13 Mar 2012, 07:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Turbo ou Aspirado

Mensagem não lida por Billy_RS »

Vithor gaspar escreveu:Eu tenho um monza 94 gl 1.8 álcool e gostaria de dar um up grade no carro sem perder tanto na economia como não ultrapassar os limites de poluição.

O que me indicam a fazer, estou a procura de alguma oficina no rio de janeiro mas ainda não encontrei. Se alguem puder ajudar...

Pretendo gastar ate uns 2500/3000 $$$$

Começa com coletor 4x1, cano reto 2.5" pol., filtro esportivo, ja vai render alguns cv's e não sai tão caro.
Billy_RS
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 18
Registrado em: 13 Mar 2012, 07:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Turbo ou Aspirado

Mensagem não lida por Billy_RS »

No meu monza, estou montando o motor com taxa de 14.5:1 no alcool, usando carburado. like old scholl
Responder