Carlos A. Freire escreveu:Wagner,
o que eu quiz dizer é que algumas vezes não basta apenas ter acesso os códigos gravados na memória. O código deve ajudar em uma análise. Por isso, deve ser verificado o funcionamento de todos os sensores e atuador, para saber se estão trabalhando conforme o padrão de fábrica. Existem defeitos que indica por exemplo que um sensor está com problemas, senso que na verdade o defeito está em outro, ou ainda, o erro ocorreu por entrada de ar falso, tensão a mais ou a menos, aterramento deficiente e por aí vai.
Para essa avaliação, ter um scanner em mãos, auxilia e muito.
Funcionamento do circuito de ponto eletrônico: - Código 42
A- Durante a partida (motor abaixo de 450rpm)
- ECM recebe sinal de rotação do módulo HEI pelo terminal "C"
- ECM envia 0V ao terminal "B" do módulo HEI. Neste caso, o HEI aterra o terminal "D" (0V) evitando que o ECM controle o avanço.
B- Motor funcionando (acima de 450rmp)
- ECM recebe sinal de rotação do HEI pelo terminal "C"
- ECM envia 5V ao terminal "B" do HEI. Neste caso, o HEI libera o controle de avanço ao ECM. O ECM controla o avanço através de um sinal aplicado ao terminal "D" do HEI.
Conector inferior do módulo HEI
2 terminais - A - B ou + e C (Vai para bobina de ignição)
4 terminais - A - B - C - D ou G - B - R - E (Vai par o ECM)
Conector superior:
2 terminais: P e N Vai para bobina impulsora
OBS: Não sei editar uma imagem ou desenhar o módulo HEI aqui, para ilustrar a mensagem.
Fonte: Manual de sistemas de injeção eletrônica, Seção F2, Rochester EFI Multec 700, da Tecnomotor.
Abs,
Carlos Freire
Wagner,
estou postando novamente a mensagem que postei anteriormente.
O erro no ponto eletrônico, não quer dizer que o módulo HEI está ruim. Pode ser que sim ou pode ser que não. A falha nº 42, indicou que em algum momento a correção eletrônica de avanço de ponto, não foi executada corretamente.
Se perceber o funcionamento do controle de avanço do ponto, vai perceber que o ECM recebe sinal do sensor Map, sensor de temperatura (CTS), sensor de posição de borboleta e sensor de velocidade. Com esses dados é calculado o avanço para aquele momento. Exemplo: Se sensor MAP enviar informação errada, talvez não por problema dele, mas, por posicionamento de mangueira ou entrada de ar falsa, pode haver um descontrole na correção do avanço do ponto. Isso pode acontecer em qualquer sensor em determinado momento. Por isso, deve ser verificado o funcionamento de todos os sensores, para saber se estão trabalhando conforme seu projeto. Além dos teste do módulo HEI, conforme foi mencionado.
Abs,
Carlos Freire