Murillo, minha sugestão para os frisos que desbotaram é fazer uma "plotagem" em vinil vermelho por cima. Os frisos com o decorrer do tempo, já se "assentaram" bem no trilho do pára-choques. Porém, o material é flexível, não é rígido, e corre-se o risco sim de enrugar, assim como o verniz trincar. Se alguém souber de uma tinta flexível que aguente intempéries, vale a pena tentar pintar. Caso contrário, o mais barato de todos, fita isolante vermelha... Que às vezes, pode ser o que mais surpreenda. No meu caso, tentaria a fita isolante. Mas isso é uma opinião pessoal. Pois ao menos é reversível, diferente de tinta ou verniz.Murillo escreveu:
Evandro,
Estou tentando achar uma fórmula para prolongar a vida útil desses frisos, não sei se consegue aplicando verniz, esta é também minha dúvida. Quando comprei o meu carro achei esses mesmos frisos para os para choques só que encaixados mas agora depois de quase 3 anos eles perderam totalmente a coloração original, fica com visual muito esquisito.
Se alguém tiver alguma sugestão para isto, será bem vinda.
Abs
Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro
ACREDITA-SE SER INÚTIL FALAR SOBRE SI MESMO, SOU INENARRÁVEL, DIZ-SE QUE. - Kiko Correia
-
- Membro SL/E (Nível 3)
.....kikocorreia escreveu:Caro Raphael Oliveira, conheces os efeitos sobre dilatação térmica? Já reparaste que os para-choques do Monza possuem junções "ou" emendas nas polainas? Já reparou que quando o motor esquenta o calor é dissipado por todo o lado dianteiro da carroceria? O próprio calor, sem luz incidente, já desbotará o friso por si só, além do que a dilatação térmica pode variar no movimento horizontal, mesmo encaixado no "trilho" dos para-choques parecendo que é imóvel e imune a qualquer torção, seja dos para-choques
caro kiko Correia se nem os frisos originais estão livres de queimar, desbotar, dilatar claro que um paralelo tambem vai desbotar, dando verniz alem de resolver o problema do brilho, conseguiria fazer uma camada de proteção, que logicamente depois de algum tempo vai desbotar, vai descascar nao interessa, isso vai levar tempo, ate os originais desbotariam com o calor...quer solução melhor evandro, pegue os frisos velhos que estavam no carro, pinte de vermelho da uma mao de verniz e coloca no canto, pronto uma solução paleativa, ai a gnt vê se da certo ou nao, assim vc nao gasta esses frisos que vc comprou e faz o teste pra ve se vai da certo, eu tentaria....
mantenho minha opinião
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Se leu o que escrevi, foi o que sugeri, TESTE, seja com os velhos ou pedaço do novo. Porém, só lembrando que PINTAR ou ENVERNIZAR com tinta ou verniz bom, terá de preparar a superfície e isso torna o material IRREVERSÍVEL. Quem garante que o material da original é igual ao paralelo? Quem garante que é pior ou melhor seja qual dos dois. Pois se for para pintar e jogar um removedor depois, já sabe-se bem qual será sua durabilidade. Como já havia sugerido, TESTE. Somente isso.Raphael Oliveira escreveu:pegue os frisos velhos que estavam no carro, pinte de vermelho da uma mao de verniz e coloca no canto, pronto uma solução paleativa, ai a gnt vê se da certo ou nao, assim vc nao gasta esses frisos que vc comprou e faz o teste pra ve se vai da certo, eu tentaria....
mantenho minha opinião
Editado pela última vez por kikocorreia em 21 Jan 2012, 13:50, em um total de 1 vez.
ACREDITA-SE SER INÚTIL FALAR SOBRE SI MESMO, SOU INENARRÁVEL, DIZ-SE QUE. - Kiko Correia
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
EUUU acho que a melhor opção é comprar a fita vermelha e cobrir. Primeiro pq é mais barato; segundo pq não depende de ninguém pra fazer e terceiro, pq o resultado deve ser igual o superior ao de pintar....
Caso a fita comece a debotar ou a largar, é só ir lá, vc mesmo.... e ajeitar a parte que está com problema.
Eu até cheguei a sugerir isso pra vc, uns post atras, qd vc comentou a dificuldade de encontrar os frisos vermelhos originais. Sugeri que cobrisse esses que já tinha, com a fita vermelha. Pra mim essa é a melhor opção
Caso a fita comece a debotar ou a largar, é só ir lá, vc mesmo.... e ajeitar a parte que está com problema.
Eu até cheguei a sugerir isso pra vc, uns post atras, qd vc comentou a dificuldade de encontrar os frisos vermelhos originais. Sugeri que cobrisse esses que já tinha, com a fita vermelha. Pra mim essa é a melhor opção

Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- Membro SL/E (Nível 3)
Concordo com você Diego Paiva. Eu sabia que tinha lido isso em algum ponto do tópico e lembrei disso nas minhas sugestões. Barato, sensato, prático e fácil.Diego Paiva escreveu:EUUU acho que a melhor opção é comprar a fita vermelha e cobrir. Primeiro pq é mais barato; segundo pq não depende de ninguém pra fazer e terceiro, pq o resultado deve ser igual o superior ao de pintar....
-
- Membro SL/E (Nível 3)
kikocorreia escreveu:Se leu o que escrevi, foi o que sugeri, TESTE, seja com os velhos ou pedaço do novo. Porém, só lembrando que PINTAR ou ENVERNIZAR com tinta ou verniz bom, terá de preparar a superfície e isso torna o material IRREVERSÍVEL. Quem garante que o material da original é igual ao paralelo? Quem garante que é pior ou melhor seja qual dos dois. Pois se for para pintar e jogar um removedor depois, já sabe-se bem qual será sua durabilidade. Como já havia sugerido, TESTE. Somente isso.
li e reforço, que se fosse eu mandaria pintar, passar verniz, mas isso não depende de nenhum de nós 2, o dono do carro é o Evandro, cabe a ele decidir qual a melhor opção pra ele, nao adianta a gnt ficar discutindo pq eu tenho a minha opinião e vc tem a sua, mas sou humilde o suficiente pra reconhecer se estiver errado, mas isso só da pra saber se testar. Digo que fica bom pq ja mandei fazer no meu opala, e ficou bom, nao descascou...mas como ja disse cabe ao amigo Evandro ver oq axa melhor pra ele, mas oq for feito torço para que fique bom
-
- Membro 500EF (Nível 9)
Bacana os comentários. Isso abre um leque de possibilidades.
É como na técnica de "brainstorming", também chamada de "toródeparpite". Ninguém está certo ou errado. O lance é trocar experiênicas e sugerir, sem sem amarrar a nenhum conceito pré-estabelecido.
Quando comprei os frisos, apesar de totalmente esgotado pelas duas horas e meia dirigindo para chegar na loja, sendo que uma hora procurando a rua...eu ainda tive alguma energia para "reclamar" para o cara que os frisos eram meio apagados.
Ele sugeriu encerá-los para melhorar o aspecto, mas não envernizá-los.
Como não é uma solução definitiva, podemos fazer um "laboratório", porque realmente todos argumentos são válidos.
O que eu não queria definitivamente era comprar o cromado e pintar/envernizar. Isso porque qualquer enconstada de outra porta iria "revelar" a gambiarra feita, o que não é legal num carro que queremos chamar de restaurado.
Com o friso vermelho e envernizamento, teríamos uma melhora no brilho, mas estou certo de que proteção UV seria zero. Como o risco é baixo, e o custo também, uma envernizada no friso não traria problema. Se descascar, trocarei os frisos.
O que o Kiko falou realmente pode acontecer. Sob calor, friso e verniz podem ter dilatações diferentes e se desprenderem. Mas como disse, como o custo é baixo, porque não tentar?
Se não der certo o friso acima, aí a solução ideal seria o friso cromado com fita isolante vermelha. Nunca fiz um teste de manter uma fita isolante sob o sol por muito tempo, mas tenho fita 3M azul aplicada a mais de 10 anos sob região exposta a luz (não é luz direta) do Sol, que mantem sua cor original. E ela tem até um brilho melhor que o friso que comprei.
Então, com tantas opiniões, tenho aqui um monte de opções para deixar o Monzão bonito no futuro.
A maior preocupação em não fazer testes é com os frisos do para-choque. Esses, pela raridade, não vou aplicar nada, pois se der pau, eu posso perder o friso, e eles são caros e raros. Mas os do aplique, podemos fazer qualquer coisa que não doerá no bolso...rsrsrs
É como na técnica de "brainstorming", também chamada de "toródeparpite". Ninguém está certo ou errado. O lance é trocar experiênicas e sugerir, sem sem amarrar a nenhum conceito pré-estabelecido.
Quando comprei os frisos, apesar de totalmente esgotado pelas duas horas e meia dirigindo para chegar na loja, sendo que uma hora procurando a rua...eu ainda tive alguma energia para "reclamar" para o cara que os frisos eram meio apagados.
Como não é uma solução definitiva, podemos fazer um "laboratório", porque realmente todos argumentos são válidos.
O que eu não queria definitivamente era comprar o cromado e pintar/envernizar. Isso porque qualquer enconstada de outra porta iria "revelar" a gambiarra feita, o que não é legal num carro que queremos chamar de restaurado.
Com o friso vermelho e envernizamento, teríamos uma melhora no brilho, mas estou certo de que proteção UV seria zero. Como o risco é baixo, e o custo também, uma envernizada no friso não traria problema. Se descascar, trocarei os frisos.
O que o Kiko falou realmente pode acontecer. Sob calor, friso e verniz podem ter dilatações diferentes e se desprenderem. Mas como disse, como o custo é baixo, porque não tentar?
Se não der certo o friso acima, aí a solução ideal seria o friso cromado com fita isolante vermelha. Nunca fiz um teste de manter uma fita isolante sob o sol por muito tempo, mas tenho fita 3M azul aplicada a mais de 10 anos sob região exposta a luz (não é luz direta) do Sol, que mantem sua cor original. E ela tem até um brilho melhor que o friso que comprei.
Então, com tantas opiniões, tenho aqui um monte de opções para deixar o Monzão bonito no futuro.
A maior preocupação em não fazer testes é com os frisos do para-choque. Esses, pela raridade, não vou aplicar nada, pois se der pau, eu posso perder o friso, e eles são caros e raros. Mas os do aplique, podemos fazer qualquer coisa que não doerá no bolso...rsrsrs
Visite meus tópicos de restauração:
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
-
- Membro SL/E (Nível 3)
FIM. :smt083Evandro Monza SR escreveu:Bacana os comentários. Isso abre um leque de possibilidades.