Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
kikocorreia
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por kikocorreia »

Murillo escreveu:
Evandro,

Estou tentando achar uma fórmula para prolongar a vida útil desses frisos, não sei se consegue aplicando verniz, esta é também minha dúvida. Quando comprei o meu carro achei esses mesmos frisos para os para choques só que encaixados mas agora depois de quase 3 anos eles perderam totalmente a coloração original, fica com visual muito esquisito.

Se alguém tiver alguma sugestão para isto, será bem vinda.

Abs
Murillo, minha sugestão para os frisos que desbotaram é fazer uma "plotagem" em vinil vermelho por cima. Os frisos com o decorrer do tempo, já se "assentaram" bem no trilho do pára-choques. Porém, o material é flexível, não é rígido, e corre-se o risco sim de enrugar, assim como o verniz trincar. Se alguém souber de uma tinta flexível que aguente intempéries, vale a pena tentar pintar. Caso contrário, o mais barato de todos, fita isolante vermelha... Que às vezes, pode ser o que mais surpreenda. No meu caso, tentaria a fita isolante. Mas isso é uma opinião pessoal. Pois ao menos é reversível, diferente de tinta ou verniz.
ACREDITA-SE SER INÚTIL FALAR SOBRE SI MESMO, SOU INENARRÁVEL, DIZ-SE QUE. - Kiko Correia
Raphael Oliveira
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por Raphael Oliveira »

kikocorreia escreveu:Caro Raphael Oliveira, conheces os efeitos sobre dilatação térmica? Já reparaste que os para-choques do Monza possuem junções "ou" emendas nas polainas? Já reparou que quando o motor esquenta o calor é dissipado por todo o lado dianteiro da carroceria? O próprio calor, sem luz incidente, já desbotará o friso por si só, além do que a dilatação térmica pode variar no movimento horizontal, mesmo encaixado no "trilho" dos para-choques parecendo que é imóvel e imune a qualquer torção, seja dos para-choques
.....

caro kiko Correia se nem os frisos originais estão livres de queimar, desbotar, dilatar claro que um paralelo tambem vai desbotar, dando verniz alem de resolver o problema do brilho, conseguiria fazer uma camada de proteção, que logicamente depois de algum tempo vai desbotar, vai descascar nao interessa, isso vai levar tempo, ate os originais desbotariam com o calor...quer solução melhor evandro, pegue os frisos velhos que estavam no carro, pinte de vermelho da uma mao de verniz e coloca no canto, pronto uma solução paleativa, ai a gnt vê se da certo ou nao, assim vc nao gasta esses frisos que vc comprou e faz o teste pra ve se vai da certo, eu tentaria....

mantenho minha opinião
kikocorreia
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Raphael Oliveira escreveu:pegue os frisos velhos que estavam no carro, pinte de vermelho da uma mao de verniz e coloca no canto, pronto uma solução paleativa, ai a gnt vê se da certo ou nao, assim vc nao gasta esses frisos que vc comprou e faz o teste pra ve se vai da certo, eu tentaria....

mantenho minha opinião
Se leu o que escrevi, foi o que sugeri, TESTE, seja com os velhos ou pedaço do novo. Porém, só lembrando que PINTAR ou ENVERNIZAR com tinta ou verniz bom, terá de preparar a superfície e isso torna o material IRREVERSÍVEL. Quem garante que o material da original é igual ao paralelo? Quem garante que é pior ou melhor seja qual dos dois. Pois se for para pintar e jogar um removedor depois, já sabe-se bem qual será sua durabilidade. Como já havia sugerido, TESTE. Somente isso.
Editado pela última vez por kikocorreia em 21 Jan 2012, 13:50, em um total de 1 vez.
ACREDITA-SE SER INÚTIL FALAR SOBRE SI MESMO, SOU INENARRÁVEL, DIZ-SE QUE. - Kiko Correia
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

EUUU acho que a melhor opção é comprar a fita vermelha e cobrir. Primeiro pq é mais barato; segundo pq não depende de ninguém pra fazer e terceiro, pq o resultado deve ser igual o superior ao de pintar....
Caso a fita comece a debotar ou a largar, é só ir lá, vc mesmo.... e ajeitar a parte que está com problema.
Eu até cheguei a sugerir isso pra vc, uns post atras, qd vc comentou a dificuldade de encontrar os frisos vermelhos originais. Sugeri que cobrisse esses que já tinha, com a fita vermelha. Pra mim essa é a melhor opção ;)
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
kikocorreia
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Diego Paiva escreveu:EUUU acho que a melhor opção é comprar a fita vermelha e cobrir. Primeiro pq é mais barato; segundo pq não depende de ninguém pra fazer e terceiro, pq o resultado deve ser igual o superior ao de pintar....
Caso a fita comece a debotar ou a largar, é só ir lá, vc mesmo.... e ajeitar a parte que está com problema.
Eu até cheguei a sugerir isso pra vc, uns post atras, qd vc comentou a dificuldade de encontrar os frisos vermelhos originais. Sugeri que cobrisse esses que já tinha, com a fita vermelha. Pra mim essa é a melhor opção ;)
Concordo com você Diego Paiva. Eu sabia que tinha lido isso em algum ponto do tópico e lembrei disso nas minhas sugestões. Barato, sensato, prático e fácil.
Raphael Oliveira
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por Raphael Oliveira »

kikocorreia escreveu:Se leu o que escrevi, foi o que sugeri, TESTE, seja com os velhos ou pedaço do novo. Porém, só lembrando que PINTAR ou ENVERNIZAR com tinta ou verniz bom, terá de preparar a superfície e isso torna o material IRREVERSÍVEL. Quem garante que o material da original é igual ao paralelo? Quem garante que é pior ou melhor seja qual dos dois. Pois se for para pintar e jogar um removedor depois, já sabe-se bem qual será sua durabilidade. Como já havia sugerido, TESTE. Somente isso.

li e reforço, que se fosse eu mandaria pintar, passar verniz, mas isso não depende de nenhum de nós 2, o dono do carro é o Evandro, cabe a ele decidir qual a melhor opção pra ele, nao adianta a gnt ficar discutindo pq eu tenho a minha opinião e vc tem a sua, mas sou humilde o suficiente pra reconhecer se estiver errado, mas isso só da pra saber se testar. Digo que fica bom pq ja mandei fazer no meu opala, e ficou bom, nao descascou...mas como ja disse cabe ao amigo Evandro ver oq axa melhor pra ele, mas oq for feito torço para que fique bom
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Bacana os comentários. Isso abre um leque de possibilidades.

É como na técnica de "brainstorming", também chamada de "toródeparpite". Ninguém está certo ou errado. O lance é trocar experiênicas e sugerir, sem sem amarrar a nenhum conceito pré-estabelecido.

Quando comprei os frisos, apesar de totalmente esgotado pelas duas horas e meia dirigindo para chegar na loja, sendo que uma hora procurando a rua...eu ainda tive alguma energia para "reclamar" para o cara que os frisos eram meio apagados.

Ele sugeriu encerá-los para melhorar o aspecto, mas não envernizá-los.

Como não é uma solução definitiva, podemos fazer um "laboratório", porque realmente todos argumentos são válidos.

O que eu não queria definitivamente era comprar o cromado e pintar/envernizar. Isso porque qualquer enconstada de outra porta iria "revelar" a gambiarra feita, o que não é legal num carro que queremos chamar de restaurado.

Com o friso vermelho e envernizamento, teríamos uma melhora no brilho, mas estou certo de que proteção UV seria zero. Como o risco é baixo, e o custo também, uma envernizada no friso não traria problema. Se descascar, trocarei os frisos.

O que o Kiko falou realmente pode acontecer. Sob calor, friso e verniz podem ter dilatações diferentes e se desprenderem. Mas como disse, como o custo é baixo, porque não tentar?

Se não der certo o friso acima, aí a solução ideal seria o friso cromado com fita isolante vermelha. Nunca fiz um teste de manter uma fita isolante sob o sol por muito tempo, mas tenho fita 3M azul aplicada a mais de 10 anos sob região exposta a luz (não é luz direta) do Sol, que mantem sua cor original. E ela tem até um brilho melhor que o friso que comprei.

Então, com tantas opiniões, tenho aqui um monte de opções para deixar o Monzão bonito no futuro.

A maior preocupação em não fazer testes é com os frisos do para-choque. Esses, pela raridade, não vou aplicar nada, pois se der pau, eu posso perder o friso, e eles são caros e raros. Mas os do aplique, podemos fazer qualquer coisa que não doerá no bolso...rsrsrs
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
kikocorreia
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Evandro Monza SR escreveu:Bacana os comentários. Isso abre um leque de possibilidades.

É como na técnica de "brainstorming", também chamada de "toródeparpite". Ninguém está certo ou errado. O lance é trocar experiênicas e sugerir, sem sem amarrar a nenhum conceito pré-estabelecido.

Quando comprei os frisos, apesar de totalmente esgotado pelas duas horas e meia dirigindo para chegar na loja, sendo que uma hora procurando a rua...eu ainda tive alguma energia para "reclamar" para o cara que os frisos eram meio apagados.

Ele sugeriu encerá-los para melhorar o aspecto, mas não envernizá-los.

Como não é uma solução definitiva, podemos fazer um "laboratório", porque realmente todos argumentos são válidos.

O que eu não queria definitivamente era comprar o cromado e pintar/envernizar. Isso porque qualquer enconstada de outra porta iria "revelar" a gambiarra feita, o que não é legal num carro que queremos chamar de restaurado.

Com o friso vermelho e envernizamento, teríamos uma melhora no brilho, mas estou certo de que proteção UV seria zero. Como o risco é baixo, e o custo também, uma envernizada no friso não traria problema. Se descascar, trocarei os frisos.

O que o Kiko falou realmente pode acontecer. Sob calor, friso e verniz podem ter dilatações diferentes e se desprenderem. Mas como disse, como o custo é baixo, porque não tentar?

Se não der certo o friso acima, aí a solução ideal seria o friso cromado com fita isolante vermelha. Nunca fiz um teste de manter uma fita isolante sob o sol por muito tempo, mas tenho fita 3M azul aplicada a mais de 10 anos sob região exposta a luz (não é luz direta) do Sol, que mantem sua cor original. E ela tem até um brilho melhor que o friso que comprei.

Então, com tantas opiniões, tenho aqui um monte de opções para deixar o Monzão bonito no futuro.

A maior preocupação em não fazer testes é com os frisos do para-choque. Esses, pela raridade, não vou aplicar nada, pois se der pau, eu posso perder o friso, e eles são caros e raros. Mas os do aplique, podemos fazer qualquer coisa que não doerá no bolso...rsrsrs
FIM. :smt083
Responder