Lenta irregular

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
eduardomonza1996
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Lenta irregular

Mensagem não lida por eduardomonza1996 »

e ai galera
o meu também tem esse problema de marcha lenta oscilando
é meio curioso , por exemplo:
vc liga o carro agora , e vc passa de 70 km/h , quando eu parar o carro na marcha lenta , ela oscila
umas quatro ou cinco vezes. ai o fato curioso : se vc não desligou o carro depois dele oscilar, vc pode passar de 70km/h
que ele não vai oscilar mais. mais se eu desligar o carro ai volta tudo de novo.
pra variar só 2 perguntas:
1° pergunta :
esse é o sensor de velocidade?

Imagem
Imagem

2°pergunta :
eu coloquei um vovo panelão do filtro de ar , eu la montado do de cara com esse fio perto do alternador , seria ele
o massa do sensor de velocidade?

Imagem
Imagem

3° pergunta:
minha valvula EGR está desligada :

Imagem

esse bocal seria o encaixe certo?

Imagem

desculpa a qualidade das fotos
acho que da pra entender
abraço!!!
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
danilo-sn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por danilo-sn »

meu monza ele oscilava qdo eu saia depois d um bom tempo andando na mesma velocidade e mesma aceleracao "tipo qdo sai da rodovia e entra na cidade"... depois q mandei fazer limpeza e regulagem ele nunca mais vez isso de ocilar marcha lenta acho q seu problema é esse pq no meu nunca deu nenhum erro de UCE e foi só fazer limpeza e regulagem agora ta file parecendo carro ZERO 0KM
e vc msm ja disse q nao faz limpeza a 2 anos o meu ficou quase esse msm tempo sem mexer em nada.

abs...
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por leeloy »

Vlw Carlos Freire :smt023

Eu entendi que sua penúltima postagem foi mais um passo a passo da solução do problema do que uma resposta direta a minha pergunta, mas ficou muito bom, pois agora quem tiver este problema é só eliminando as possíveis causas citadas por vc :smt023

E indescritível a sua citação de como testar o Sensor Map procurei por essa informação no Forum e não havia achado. Pena que para fazê-lo precise de equipamento específico, pois estou num momento "faça vc mesmo" :lol:. Já cansei de ir a um mecânico resolver um problema e o carro voltar a mesma coisa e eu com menos dinheiro por ter pago a MO e as peças que troquei desnecessariamente. Então se for para mexer sem ter certeza que faça eu mesmo :D , pois assim economizo dinheiro, tenho a certeza que o serviço foi bem executado e ainda aprendo :smt024 . Por exemplo, aposto que se eu chegar nos Mexânicos aqui da area e perguntar se eles tem esta bomba de vácuo eles irão me perguntar "Que trem é esse?" :smt011 eu tb não sei, mas não sou da área 8) Portanto se for para trabalhar sem instrumentos eu faço! :wink:

Agora sei que mangueiras (sistema de ventilação interna) são essas, mas se elas estivessem com problema daria para ouvir o barulho de vácuo dentro do carro ou não?

Agora o que é "vacuômetro graduado"? É uma pessoa que fez graduação no curso de vácuo? :smt005 Foi mal a brincadeira, mas realmente não sei :oops: .

Vlw Rafaelo :smt023

A bomba que vc cita é a bomba de combustível? Se for eu não sabia que ela possuía um filtro interno :smt017 . O filtro externo deve ser o filtro de combustível né? Se for ela está com 5.198KM rodados como eu faço a substituição a 10.000KM ainda falta um pouco para substitui-lá.

Vlw danilo-sn :smt023

O seu tb ficava instável com ele parado ainda na garagem ou só qdo parava ele? Pois o meu está nas duas ocasiões :smt010
E pelos depoimentos estou concluindo que é falta de manutenção na TBI mesmo. Vou tirar um fds para fazê-lo seguindo os tutos já postados pelos nossos amigos :mrgreen: .
eduardomonza1996 escreveu:e ai galera
o meu também tem esse problema de marcha lenta oscilando
é meio curioso , por exemplo:
vc liga o carro agora , e vc passa de 70 km/h , quando eu parar o carro na marcha lenta , ela oscila
umas quatro ou cinco vezes. ai o fato curioso : se vc não desligou o carro depois dele oscilar, vc pode passar de 70km/h
que ele não vai oscilar mais. mais se eu desligar o carro ai volta tudo de novo.
pra variar só 2 perguntas:
1° pergunta :
esse é o sensor de velocidade?

Sim :smt023

2°pergunta :
eu coloquei um vovo panelão do filtro de ar , eu la montado do de cara com esse fio perto do alternador , seria ele
o massa do sensor de velocidade?

Descreva qual a cor do fio para facilitar.
Ele é original ou foi alguma gambiarra?
O que me chamou a atenção deste fio foi a capa de isolamento dele, e vendo no meu carro tem um fio parecido com ele que vai para a carcaça do ventilador do Ar Condicionado de cor preto/vermelho. Veja:
Imagem

Mas para descobrir se este fio é do sensor de velocidade vai acompanhado-o até ver se ele chega no chicote que vai ao sensor :smt023

3° pergunta:
minha valvula EGR está desligada :

esse bocal seria o encaixe certo?

Sobre ao EGR não saberei responder, pois o meu carro é a Álcool.

desculpa a qualidade das fotos
acho que da pra entender
abraço!!!
Obs.: Eu removi as fts do quote, pois assim a página fica mais leve :wink:

Abrçs.
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

leeloy sim me refiro a bomba de combustivel, dentro do tanque tem um pre filtro e ele pode ta entupido parcialmente.

na ordem pre filtro(dentro do tanque) - bomba - filtro - tbi

mas antes faça uma reparação na tbi essa vc faz em casa mesmo
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem não lida por leeloy »

Rafaelo escreveu:leeloy sim me refiro a bomba de combustivel, dentro do tanque tem um pre filtro e ele pode ta entupido parcialmente.

Oi Rafaelo.

Este pré filtro dentro do tanque de combustível é este da ft, nº 9 em destaque?
Imagem

Abrçs. :smt023
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

sim esse mesmo é um filtro de 10,00 +- se ele tiver parcialemente intupido pode dar falha dentro da linha de combustivel, criando as falhas momentanea
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Wagner
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Wagner »

leeloy escreveu:
Rafaelo escreveu:leeloy sim me refiro a bomba de combustivel, dentro do tanque tem um pre filtro e ele pode ta entupido parcialmente.

Oi Rafaelo.

Este pré filtro dentro do tanque de combustível é este da ft, nº 9 em destaque?
Imagem

Abrçs. :smt023

Olá Leeloy!

aproveitando o tópico, o Monza 92 gasolina 2.0 EFI tem o filtro interno??? :smt023
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Leeloy,

veja neste link, como usar o vacuômetro para diagnóstico em motores:

http://www.flaviocursos.com.br/dicas/Ap ... %E1cuo.pdf

Nem sempre se dá para ouvir barulhos quando as mengueiras de vácuo estão soltas. No caso de Monza com A/C, os comandos de ventilação não funcionam, ou não mudam de posição ao acionar as alavancas, caso as mangueiras estejam desconectadas.

Eu penso que se economiza mais em tempo e dinheiro, tendo com um diagnótico perfeito, do que ficar trocando peças sem estarem com problemas, até achar o defeito. O sensor Map, sensor de velocidade, módulo Hei entre outros, não custam barato.

Eduardo,

o fio terra do sensor de velocidade é fixado na carcaça do alternador através de uma porca, se não estiver enganado é um fio de cor marrom.

A válvula EGR está desconetada por estar com problemas? Ela costuma furar seu diafragma e, essa peça tem custo elevado. Por isso, muitos isolam o componente. Na base do TBI, ela é conectada na saída do meio, entre a mangueira do canister e sensor MAP.

Eduardo,

toda vez que tinha muita sujeira no atuador de marcha lenta (motor de passo) do meu Monza GLS 96 gasolina, era esse o sintoma que ocorria. Só oscilava ao parar depois não apresentava o sintoma. Se desligasse o motor, acontecia mais uma vez. Se demorar mais para fazer a manutenção, a tendência é de que o sintoma fique mais evidente em outras situações também.

Wagner,

todo Monza EFI tem esse pré filtro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder