
Trocando o radiador
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 509
- Registrado em: 04 Jan 2010, 15:21
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Trocando o radiador
É amigo, acho que o problema é por causa da perda de compressão do cilindro. Não consegui ainda fazer o vídeo, mas notei que continua vazando agua pelos selos, inclusive pelos que eu já troquei
e nas duas vezes que fui completar o nível da agua, quando abri a tampa do reservatório, estava com uma pressão muuuuito grande (fora do normal). frfavoreto, quando estourou o radiador eu também achei estranho não ter estourado a tampa do reservatório, até porque a tampa não tem nem um mês que comprei, mas acho que encontrei outro problema também: quando fui na auto peças comprar essa tampa, apenas disse que queria a do monza, o vendedor me entregou e fui embora, agora vi que na etiqueta não marca que é para o monza e sim para o Vectra/Zafira e algum outro modelo que não me lembro e o código também é diferente :smt017 e agora??

Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 572
- Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Trocando o radiador
Nenhum problema com essa tampa, afinal os motores de Vectra e Zafira são os mesmos do Monza, rsrsrs.
Dê uma olhada no óleo também pra saber se houve mistura de água com o óleo.
Pode ser que a junta do cabeçote se rompeu quando o 1º radiador estourou, com superaquecimento. Quando a junta é muito velha isso ocorre com mais facilidade ainda.
Dê uma olhada no óleo também pra saber se houve mistura de água com o óleo.
Pode ser que a junta do cabeçote se rompeu quando o 1º radiador estourou, com superaquecimento. Quando a junta é muito velha isso ocorre com mais facilidade ainda.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 509
- Registrado em: 04 Jan 2010, 15:21
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Trocando o radiador
Entendi
. Desde a vez que ferveu eu venho acompanhando o óleo quase diariamente e nenhum sinal de ter misturado água no óleo, por isso até minha dúvida se era mesmo a junta hehe. Um paliativo que adotei pra não ficar com muuuita pressão no sistema foi não deixar a tampa do reservatório totalmente apertada, pra ir soltando a pressão por ali enquanto preciso usar o carro, até sobrar um pouquinho de tempo pra fazer esse reparo 


Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3066
- Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
- Cidade: goiania
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Trocando o radiador
apesar dos motores serem os mesmos,tem que verificar em alguma tabela se
a pressao do sistema e a mesma.
pode ser que o motor que usa esta tampa,trabalhe com a pressao mais alta e ai voçe esta tem problema no restante do sistema.
somente uma hipotese,pois nao tenho valores nem do monza,nem do vectra.
se forem iguais ambas pressoes,ai pode usar de boa :smt023
verifica e se estiver ok,troque todos os selos de uma vez e tambem aquele bocal que sai detras da bomba dagua.
boa sorte amigo :smt023
a pressao do sistema e a mesma.
pode ser que o motor que usa esta tampa,trabalhe com a pressao mais alta e ai voçe esta tem problema no restante do sistema.
somente uma hipotese,pois nao tenho valores nem do monza,nem do vectra.
se forem iguais ambas pressoes,ai pode usar de boa :smt023
verifica e se estiver ok,troque todos os selos de uma vez e tambem aquele bocal que sai detras da bomba dagua.
boa sorte amigo :smt023
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 572
- Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Trocando o radiador
Pressão do sistema não muda, o motor é o mesmo! Inclusive a pressão média de todo carro de passeio nunca passa de 1,2 bar. Muito mecânico na hora de testar vazamentos aplica uma pressurização de 2 bar, assim é pedir pra encontrar vazamento onde não tem :smt021.jesuino b ferreira escreveu:apesar dos motores serem os mesmos,tem que verificar em alguma tabela se
a pressao do sistema e a mesma.
pode ser que o motor que usa esta tampa,trabalhe com a pressao mais alta e ai voçe esta tem problema no restante do sistema.
somente uma hipotese,pois nao tenho valores nem do monza,nem do vectra.
se forem iguais ambas pressoes,ai pode usar de boa :smt023
verifica e se estiver ok,troque todos os selos de uma vez e tambem aquele bocal que sai detras da bomba dagua.
boa sorte amigo :smt023
Basicamente o que muda na tampa de um carro para outro é apenas o formato.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 509
- Registrado em: 04 Jan 2010, 15:21
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1988
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Trocando o radiador
Pois é, as tampas são muito parecidas e aparentemente "tampam" da mesma forma. Até achei que ela aguentassem pressões diferentes mesmo, porque a tampa do monza na parte de dentro tem (acho) a valvula emergência tipo um bujãozinho e essa do vectra tem apenas um furo no centro
Amigos outra dúvida: a pressão (normal) do sistema se dá apenas pelo vapor da água ou por outro meio também como bomba d'água por exemplo? :smt017
Abraço

Amigos outra dúvida: a pressão (normal) do sistema se dá apenas pelo vapor da água ou por outro meio também como bomba d'água por exemplo? :smt017
Jesuíno, você diz a válvula termostática, ali onde vai o sensor de temperatura??jesuino b ferreira escreveu:verifica e se estiver ok,troque todos os selos de uma vez e também aquele bocal que sai detras da bomba dagua.
boa sorte amigo :smt023
Abraço
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3066
- Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
- Cidade: goiania
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Trocando o radiador
nao amigo.Jesuíno, você diz a válvula termostática, ali onde vai o sensor de temperatura??
este do topico
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =3&t=12439
descobri que se chama gargalo

um abraço amigo :smt023
- frfavoreto
- Membro GLS (Nível 6)
- Mensagens: 572
- Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Trocando o radiador
A pressão se dá pelo aquecimento da água apenas. Andar com a tampa mal apertada vai fazer a água ferver quando atingir 100°C e transbordar pelo reservatório, perdendo água e podendo superaquecer novamente o motor, além de dar entrada de ar no sistema, o que atrapalha o acionamento a ventoinha.Jose JJ escreveu:Pois é, as tampas são muito parecidas e aparentemente "tampam" da mesma forma. Até achei que ela aguentassem pressões diferentes mesmo, porque a tampa do monza na parte de dentro tem (acho) a valvula emergência tipo um bujãozinho e essa do vectra tem apenas um furo no centro![]()
Amigos outra dúvida: a pressão (normal) do sistema se dá apenas pelo vapor da água ou por outro meio também como bomba d'água por exemplo? :smt017
Uma alternativa meramente paliativa seria adicionar um aditivo na agua para elevar o ponto de ebulição e evitar a fervura dentro da faixa de temperatura de trabalho do motor.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico