Trocando o radiador

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Trocando o radiador

Mensagem não lida por Jose JJ »

É amigo, acho que o problema é por causa da perda de compressão do cilindro. Não consegui ainda fazer o vídeo, mas notei que continua vazando agua pelos selos, inclusive pelos que eu já troquei :shock: e nas duas vezes que fui completar o nível da agua, quando abri a tampa do reservatório, estava com uma pressão muuuuito grande (fora do normal). frfavoreto, quando estourou o radiador eu também achei estranho não ter estourado a tampa do reservatório, até porque a tampa não tem nem um mês que comprei, mas acho que encontrei outro problema também: quando fui na auto peças comprar essa tampa, apenas disse que queria a do monza, o vendedor me entregou e fui embora, agora vi que na etiqueta não marca que é para o monza e sim para o Vectra/Zafira e algum outro modelo que não me lembro e o código também é diferente :smt017 e agora??
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por frfavoreto »

Nenhum problema com essa tampa, afinal os motores de Vectra e Zafira são os mesmos do Monza, rsrsrs.

Dê uma olhada no óleo também pra saber se houve mistura de água com o óleo.

Pode ser que a junta do cabeçote se rompeu quando o 1º radiador estourou, com superaquecimento. Quando a junta é muito velha isso ocorre com mais facilidade ainda.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)

Entendi :lol: . Desde a vez que ferveu eu venho acompanhando o óleo quase diariamente e nenhum sinal de ter misturado água no óleo, por isso até minha dúvida se era mesmo a junta hehe. Um paliativo que adotei pra não ficar com muuuita pressão no sistema foi não deixar a tampa do reservatório totalmente apertada, pra ir soltando a pressão por ali enquanto preciso usar o carro, até sobrar um pouquinho de tempo pra fazer esse reparo :oops:
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

apesar dos motores serem os mesmos,tem que verificar em alguma tabela se
a pressao do sistema e a mesma.
pode ser que o motor que usa esta tampa,trabalhe com a pressao mais alta e ai voçe esta tem problema no restante do sistema.
somente uma hipotese,pois nao tenho valores nem do monza,nem do vectra.
se forem iguais ambas pressoes,ai pode usar de boa :smt023

verifica e se estiver ok,troque todos os selos de uma vez e tambem aquele bocal que sai detras da bomba dagua.

boa sorte amigo :smt023
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

jesuino b ferreira escreveu:apesar dos motores serem os mesmos,tem que verificar em alguma tabela se
a pressao do sistema e a mesma.
pode ser que o motor que usa esta tampa,trabalhe com a pressao mais alta e ai voçe esta tem problema no restante do sistema.
somente uma hipotese,pois nao tenho valores nem do monza,nem do vectra.
se forem iguais ambas pressoes,ai pode usar de boa :smt023

verifica e se estiver ok,troque todos os selos de uma vez e tambem aquele bocal que sai detras da bomba dagua.

Pressão do sistema não muda, o motor é o mesmo! Inclusive a pressão média de todo carro de passeio nunca passa de 1,2 bar. Muito mecânico na hora de testar vazamentos aplica uma pressurização de 2 bar, assim é pedir pra encontrar vazamento onde não tem :smt021.

Basicamente o que muda na tampa de um carro para outro é apenas o formato.

Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)

Pois é, as tampas são muito parecidas e aparentemente "tampam" da mesma forma. Até achei que ela aguentassem pressões diferentes mesmo, porque a tampa do monza na parte de dentro tem (acho) a valvula emergência tipo um bujãozinho e essa do vectra tem apenas um furo no centro :?
Amigos outra dúvida: a pressão (normal) do sistema se dá apenas pelo vapor da água ou por outro meio também como bomba d'água por exemplo? :smt017
jesuino b ferreira escreveu:verifica e se estiver ok,troque todos os selos de uma vez e também aquele bocal que sai detras da bomba dagua.

Jesuíno, você diz a válvula termostática, ali onde vai o sensor de temperatura??
Abraço
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Jesuíno, você diz a válvula termostática, ali onde vai o sensor de temperatura??
nao amigo.

este do topico
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =3&t=12439

descobri que se chama gargalo :mrgreen:

um abraço amigo :smt023
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Jose JJ escreveu:Pois é, as tampas são muito parecidas e aparentemente "tampam" da mesma forma. Até achei que ela aguentassem pressões diferentes mesmo, porque a tampa do monza na parte de dentro tem (acho) a valvula emergência tipo um bujãozinho e essa do vectra tem apenas um furo no centro :?
Amigos outra dúvida: a pressão (normal) do sistema se dá apenas pelo vapor da água ou por outro meio também como bomba d'água por exemplo? :smt017
A pressão se dá pelo aquecimento da água apenas. Andar com a tampa mal apertada vai fazer a água ferver quando atingir 100°C e transbordar pelo reservatório, perdendo água e podendo superaquecer novamente o motor, além de dar entrada de ar no sistema, o que atrapalha o acionamento a ventoinha.

Uma alternativa meramente paliativa seria adicionar um aditivo na agua para elevar o ponto de ebulição e evitar a fervura dentro da faixa de temperatura de trabalho do motor.

Responder