Trocando o radiador

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Trocando o radiador

Mensagem não lida por Jose JJ »

Boa tarde amigos, hoje precisei trocar o radiador do monzão, pois o que estava nele estourou essa semana e quase que o motor foi pro espaço. Aproveitei também o embalo e tirei fora o radiador do AC que já está desativado há muito tempo. O radiador que comprei é usado e era de um monza 1989 e veio com a ventoinha que acredito ser a original (com 4 pás largas), mas usei a que estava no meu monza mesmo que parece ser de outro carro e tem uma 25 pás :smt005 . Por enquanto tem pouca foto pois deu erro no imageshack durante o upload. Não foi um trabalho simples, mas também não foi tão difícil. Espero poder ajudar.
Aqui onde quebrou o radiador e coloquei durepóxi pra poder rodar até achar outro radiador:
Imagem

Também fiz um jump na ligação da ventoinha pra poder ligá-la quando e caso precisasse:
Imagem

Só nãopuxei o fio pra dentro do carro pois o fio que eu tinha era um pouco curto:
Imagem

Radiador "novo":
Imagem

Minha ventoinha ainda no radiador quebrado:
Imagem

Basicamente foi só soltar as três mangueiras que vão para o radiador (duas em cima e uma embaixo), soltar dois parafusos que prendem o radiador ao painel dianteiro, soltar o fio positivo que vai para a ventoinha e o aterramento do cebolão e puxar o radiador para sair por cima, mas com cuidado porque o espaço era bem apertado ali.

Gostaria da opinião dos amigos se fiz alguma besteira, se essa ventoinha do meu monza é dele mesmo ou se é melhor colocar a outra de 4 pás. E assim que possível já postarei as outras fotos.
Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Trocando o radiador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Essa ventoinha talvez, só vendo de perto, mas a hélice não é do Monza.

O Monza tem com A/C tem hélice de 5 pás e grande. O defletor é de metal.
O Monza sem A/C tem a hélice de 4 pás e de moenor diâmetro comparado com modelo para A/C. O defletor é de material plástico e o motor é mais comprido do que o modelo com A/C.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)

Verdade professor :mrgreen: . Por isso que não coloquei a outra ventoinha, ela é de plastico e tem o motor mais comprido, aí ela não ia entrar (a minha já entrou meio com dificuldade). Mas já to bolando uma ideia aqui na cabeça pra poder colocar a outra ventoinha e deixar o sistema um pouco mais próximo do original. Grande professor, pode me esclarecer uma coisa: a quantidade e o modelo das pás influencia na eficácia da ventoinha? É que parece que a minha roda meio pesado, mas não sei se é a ventoinha mesmo ou a fiação que já tá mais debilitada, conforme li em um outro tópico que o Rafaello (acho) explicava como refazer a instalação elétrica dessa parte. Obrigadão.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A velocidade, tamanho, quantidade e forma das pás influencia sim no fluxo de ar.

Como foi dito, a hélice original do Monza com A/C de fábrica tem 5 pás e é maior em diâmetro de circunferência comparado com modelos sem A/C, que além de menor tem 4 pás.
No modelo com A/C, a ventoinha tem apenas uma velocidade e, fica com duas velocidades através de uma resistência, para a primeira velocidade, a mais lenta. A segunda velocidade é mais rápida do que a velocidade normal dos modelos sem A/C.

Agora me surgiu uma dúvida... Será que o sistema de A/C do seu Monza é adaptado e por isso colocaram essa hélice?
Se for original de fábrica, esse ventoinha ou a hélice foi trocada em alguma manutenção.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)

Boa noite professor Carlos :mrgreen: , semana passada eu troquei a ventoinha (coloquei a com 4 pás) e notei que o motor da outra ventoinha realmente é a do monza (com ar), porém a pá é da Ford. Carlos fiquei na dúvida agora por um fato: a ventoinha que tem a pá da Ford parece que roda mais pesada e "puxa" mais carga, porém parece ser bem mais eficiente no resfriamento do sistema.
Ah e também aproveitando hehe, dois dias depois de trocar o radiador estourou dois selos na parte da frente do bloco do motor, eu os troquei e no dia seguinte estourou o radiador de novo :smt010 naquela lateral de plástico, mandei o radiador para a troca dessa lateral e aparentemente agora ficou bom, mas (masssss) agora ta vazando água na parte de trás do motor :smt005 :smt005 acho que só rindo mesmo...
Abraço.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por frfavoreto »

Caramba, quanto problema de uma vez só! Troque todos os selos de uma vez, são baratos e aproveite a mão de obra pra fazer tudo logo.

Agora, estourar 2 radiadores em pouco tempo pode ser até mesmo compressão dos cilindros passando para o sistema de arrefecimento. Observe se com o motor ligado formam-se bolhas no reservatório com a tampa aberta.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)

frfavoreto escreveu:Caramba, quanto problema de uma vez só! Troque todos os selos de uma vez, são baratos e aproveite a mão de obra pra fazer tudo logo.

Agora, estourar 2 radiadores em pouco tempo pode ser até mesmo compressão dos cilindros passando para o sistema de arrefecimento. Observe se com o motor ligado formam-se bolhas no reservatório com a tampa aberta.

Então frfavoreto, o primeiro radiador estourou porque ja estava quebrado onde é presa a parte de metal com a parte de plástico, mas o segundo realmente me deixou prostituto da vida. Sobre esse teste da compressão do cilindro, teve um dia que eu estava completando o nivel da agua com o carro ligado e notei que estavam saindo as tais bolhas pelo reservatorio, mas achei que era apenas o ar saindo do sistema :smt017 . Não entendo uma coisa: se vaza compressão com o carro ligado, não era para entrar água na câmara com o carro desligado?? :smt017
Abraço e valeu pela dica.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por frfavoreto »

Opa, parece que encontramos o problema!

Não necessariamente a água tem que retornar à câmara de combustão com o motor desligado porque nesta situação não há pressurização no sistema de arrefecimento. Já reparou que se você pegar um copo de vidro trincado e colocar água nele a água não passa pela fissura? Agora se você aplicar uma certa pressão, a água vai passar. É mais ou menos o que acontece quando existem rompimentos na junta do cabeçote entre o cilindro e a galeria de água.

A pressão existente dentro do cilindro quando o pistão sobe é muito maior que a pressão atmosférica, por este motivo se houver uma pequena abertura na junta do cabeçote a pressão do cilindro vaza para o sistema de arrefecimento, provocando bolhas de ar no reservatório. Se o reservatório estiver tampado a pressão da água aumenta muito e vai aparecer um rombo em algum lugar para aliviar a pressão. O certo era a tampa do reservatório aliviar a pressão automaticamente, mas muitas vezes isso não funciona muito bem e a pressão acaba sendo aliviada em outro ponto mais frágil. Isso explica também os estouros dos selos do motor, eles também tem essa função de aliviar uma pressão excessiva.

Recomendo fazer novamente esse teste de verificar as bolhas saindo pelo reservatório, se continuar vai ter que retirar o cabeçote para trocar a junta, aproveitando para dar uma plaina na face do cabeçote e outros detalhes que possam ser necessários, mas isso depende de uma inspeção detalhada.

Faça um vídeo dessas bolhas pra gente dar uma olhada.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Responder