Dúvida bobina de ignição

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Duvida bobina de ignição

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Bem pessoal, fiz a substituição da bobina conforme mencionei acima. Mas há uma dúvida: dois fios que vem de um chicote de cor preta (chicote cheio de fios) que são ligado no terminal denominado 15 que suponho seja o positivo.
Do outro terminal saem dois fios verdes, um que vai para dentro da cabine que acredito que seja o do módulo de ignição (é um fio verde claro, mas encapado e parece que esse é o resistivo mas está ligado no terminal negativo)? O outro sai de um chicote também, porém é um fio mais fino e verde mais escuro
foto:

Vale dizer que eu fiz a ligação exatamente como estava antes. Mas o que estou achando é que a bobina está esquentando demais.
É assim mesmo? ou tem algo errado?
Abs,
Gilmar
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Vectra 97 GLS
Gilmar Martins

Outra coisa, medindo os terminais da bobina com a chave do contato ligada, sem funcionar o motor a voltagem é a mesma da bateria. Quando o motor funciona e começa a carregar a bateria, o terminal positivo da bobina vai para o valor de 13,8 v e o negativo fica em torno de 8/9 v.
Não sei se esses valores estão corretos.
Por favor me ajudem.
Abs.
Gilmar
Vectra 97 GLS
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Essa bobina que aplicou é para uso de pré resistência. Se não tiver o fio resistivo no positivo da bobina ou não colocar a pré resistência (ou um ou outro), vai danificar a bobina de ignição por excesso de tensão e com isso, super aquecimento.
Sequência positivo da bobina de ignição: Comutador, positivo do módulo de ignição e positivo da bobina de ignição. Entre o módulo e o positivo da bobina vai o fio resistivo, onde vai deixar a tensão aproximadamente em 10v.
Quando usa pré resistência, há um fio que sai do positivo da bobina de ignição ao motor de arranque.
Sequência do negativo da bobina de ignição: Chaveamento do módulo de ignição e outro fio para o conta giros do painel.

Se o chicote não tem o fio resistivo, aplique a bobina de ignição que não faz uso de pré resistência ou para manter essa, coloque o resistor ou troque o chicote para o que tem o fio resistivo.

Vale lembrar que em funcionamento a bobina gera aquecimento, mas não pode super aquecer.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Gilmar Martins

Pois é sr. Carlos entendi que é preciso colocar um resistor para baixar a tensão, mas de que valor?
Valor da resistência?
Valor da potência?
Abs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Gilmar Martins escreveu: 09 Abr 2018, 08:55 Pois é sr. Carlos entendi que é preciso colocar um resistor para baixar a tensão, mas de que valor?
Valor da resistência?
Valor da potência?
Abs,
Gilmar
Tem no mercado resistores próprio para essa função, onde se encontra fácil em casas de peças automotivas. Já vem no valor e com suporte para instalação.
Se não estiver enganado, o valor 2R.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 20-ohm-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-puma-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... co-12v-_JM

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Gilmar

Você substituiu a bobina de ignição do seu Monza 2.0 MPFI 91 a gasolina sem ter certeza se instalou a bobina correta. Certo?
O Carlos Freire disse que essa bobina que você instalou usa pré resistor. Acredito que ele tenha alguma informação além do que você colocou aqui no tópico, pois eu não consegui ver o número de peça da sua bobina. Vi que é vermelha, mas até aí morreu Neves, como diz o velho ditado.
Seu Monza é MPFI, Então a bobina do anúncio não serve nele. Aliás, o anúncio do Mercado Livre citado por você está com a foto da bobina errada, final 77, quando a anunciada tem o final 67.
A bobina Bosch vermelha com final 67 é equivalente à bobina original 94623322, já fora de catálogo, segundo o CepChev, e segundo esse mesmo Cep Chev é aplicável a Monza a álcool com motor 1.8 MPFI inclusive. Essa usa pré resistência. (vide fotos 4 e 5)

Segundo o catálogo de peças Chevrolet, que eu tenho aqui no computador, a bobina aplicável ao seu Monza, MPFI 1991 2.0, é a de número 52269744. (vide foto 2)
Segundo o catálogo Bosch, a bobina equivalente a esta é a de final 91. Ela não usa a pré resistência. (vide foto 3)
Olhando a foto que você postou, me pareceram estranhas as ligações, dá a impressão de que seu Monza usa bobina com pré resistência, e que as ligações estão invertidas, pela espessura dos fios. Convém chegar se aquele fio mais grosso está vindo do automático do motor de arranque, e se o fio verde está vindo da chave de ignição.
Bobinas com ligação errada funcionam, mas as centelhas saltam ao contrário nas velas. Isso pode ser checado usando um lápis.
Sobre instalar fio resistivo ou resistor, acho que você deve deixar como era originalmente, mesmo que tenha de comprar outra bobina. O sistema é muito sensível nesse ponto. Se instalar fio resistivo e não tiver o 'by pass' vindo do automático de partida, o motor pode não pegar se a bateria estiver com a voltagem um pouco baixa.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Gilmar Martins

Então sr Carlos (Rio), eu estou substituindo por similar à que estava,só que esta é Bosch e a que estava em funcionamento é da
Marflex. Pode ser que eu não vinha percebendo que esta também super aquecia.
Veja fotos
Sobre as ligações dos fios: no terminal positivo estão ligados dois fios de cor preta. O fio vermelho desligado é gambiarra que eu havia feito que está ligado na ignição (motor de partida) por que tem momentos que o motor tem dificuldade de pegar, principalmente quando está quente.
O terminal negativo tem dois fios ligados, um é bem grosso (verde claro) e o outro bem mais fino (verde escuro)
Difícil de saber donde vem pq entram no chicote. Um detalhe não sei se e relevante, mas o painel de instrumentos é digital.
Obrigado pelas dicas.
Abs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

um dos fios do negativo vai para o tacometro do painel e o outro é o pulso que vem do modulo seu monza ainda não tem ez-k correto? Para saber se tem ou não esse modulo é simples ele tem luz de injeção eletronica? (que no monza mpfi com ez-k na verdade é luz da ignição)
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder