
Dúvida bobina de ignição
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Dúvida bobina de ignição
Salve galera; é o seguinte, hoje encontrei esta bobina pra comprar e de acordo com o vendedor, ela substitui todas as bobinas a óleo. Gostaria de saber se alguém a conhece ou usa dela e se realmente compensa a troca. Grato pela atenção.


- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Duvida bobina de ignição
Fiz algumas pesquisas na net e essa bobina plástica realmente é de uso universal...mas acredito que só para carros que usam bobina plástica.
Carros mais antigos principalmente carburados, como todos aqui sabem, usam bobina à óleo ou asfáltica.
A bobina à óleo acho que nem é mais fabricada, foi subtituída pela asfáltica.
Sistemas de ignição são projetados para funcionar harmonicamente, isto é, todos os componentes devem satisfazer as características do referido sistema.
As bobinas plásticas (o termo 'plástico' se refere ao encapsulamento das mesmas, com material plástico) são construídas para funcionar com regimes diferentes das asfálticas ou à óleo.
Refiro-me ao tempo em que o enrolamento primário das bobinas permanece alimentado.
Se o tempo for curto demais, o enrolamento primário não chega a atingir seu ponto ideal.
Se o tempo for longo demais, o enrolamento vai aquecer demais.
Motores carburados e motores a injeção eletrônica têm tempos diferentes (Dwell angle).
Nos carburados esse tempo é maior que nos injetados.
Sendo assim, na minha opinião, seriam necessários equipamentos de teste adequados para responder se a troca seria vantajosa.
De que adiantaria ter uma bobina mais moderna e bonitinha, se ela viesse a superaquecer e deixar você na mão na estrada?
Abs
Nota: o que eu escrevi acima é minha opinião pessoal, baseada principalmente no que eu aprendi, ouvi e li sobre o assunto durante minha vida toda.
Se alguém (com certeza vai aparecer alguém) não concorda com isso, peço que simplesmente deixe a sua opinião, sem desqualificar a minha.
Nota2: Não pensem que sou um proprietário velho e avesso a mudanaças, como a grande maioria dos velhos. Meu Chevette tinha tudo que era modificação visando melhorar o conforto e o desempenho. Por exemplo, instalei nele, cujo sistema de ignição era a platinado, que dava problemas demais, uma ignição capacitiva Mark Ten B, que produzia 40 mil volts, jogando 400 volts no enrolamento primário da bobina (ao invés dos 8 volts originais) e rodei mais de 30 anos sem nunca ter tido problemas com bobina (eu acho que ainda era bobina à óleo). Mas no manual da Mark Ten vinham todas as instruções, inclusive a que dizia que a bobina original poderia ser mantida e a remoção do fio resistivo era opcional. Dizia ainda que a bobina suportaria os 400 volts pela diminuição drástica do tempo de alimentação do primário.
Carros mais antigos principalmente carburados, como todos aqui sabem, usam bobina à óleo ou asfáltica.
A bobina à óleo acho que nem é mais fabricada, foi subtituída pela asfáltica.
Sistemas de ignição são projetados para funcionar harmonicamente, isto é, todos os componentes devem satisfazer as características do referido sistema.
As bobinas plásticas (o termo 'plástico' se refere ao encapsulamento das mesmas, com material plástico) são construídas para funcionar com regimes diferentes das asfálticas ou à óleo.
Refiro-me ao tempo em que o enrolamento primário das bobinas permanece alimentado.
Se o tempo for curto demais, o enrolamento primário não chega a atingir seu ponto ideal.
Se o tempo for longo demais, o enrolamento vai aquecer demais.
Motores carburados e motores a injeção eletrônica têm tempos diferentes (Dwell angle).
Nos carburados esse tempo é maior que nos injetados.
Sendo assim, na minha opinião, seriam necessários equipamentos de teste adequados para responder se a troca seria vantajosa.
De que adiantaria ter uma bobina mais moderna e bonitinha, se ela viesse a superaquecer e deixar você na mão na estrada?
Abs
Nota: o que eu escrevi acima é minha opinião pessoal, baseada principalmente no que eu aprendi, ouvi e li sobre o assunto durante minha vida toda.
Se alguém (com certeza vai aparecer alguém) não concorda com isso, peço que simplesmente deixe a sua opinião, sem desqualificar a minha.
Nota2: Não pensem que sou um proprietário velho e avesso a mudanaças, como a grande maioria dos velhos. Meu Chevette tinha tudo que era modificação visando melhorar o conforto e o desempenho. Por exemplo, instalei nele, cujo sistema de ignição era a platinado, que dava problemas demais, uma ignição capacitiva Mark Ten B, que produzia 40 mil volts, jogando 400 volts no enrolamento primário da bobina (ao invés dos 8 volts originais) e rodei mais de 30 anos sem nunca ter tido problemas com bobina (eu acho que ainda era bobina à óleo). Mas no manual da Mark Ten vinham todas as instruções, inclusive a que dizia que a bobina original poderia ser mantida e a remoção do fio resistivo era opcional. Dizia ainda que a bobina suportaria os 400 volts pela diminuição drástica do tempo de alimentação do primário.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Duvida bobina de ignição
Entendi perfeitamente Luiz Carlos, é que na relação de carros que ela substitui, esta o Monza carburado. Ou melhor eu colocar esta de alta performance ?


- tyo
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Re: Duvida bobina de ignição
eu uso no meu monza essa bobina na verdade ela é a original dele que sai de fabrica bobina kw12
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Duvida bobina de ignição
Bobina E-12
(alumínio ou prata):
Geralmente aplicada em veículos de 4
cilindros, a platinado e à gasolina
(Fusca).
Essa bobina possui o enrolamento
primário com aproximadamente 350
espiras. O enrolamento secundário tem
em torno de 20000 espiras.
Tensão máxima: 24000 volts
Faíscas por minuto: 13000
Bobina K-12
(Azul):
Aplicada em veículos
de 4 e 6 cilindros, a platinado e à
gasolina. Essa bobina pode substituir
a anterior por possuírem os
enrolamentos semelhantes, o que não
causa a queima do platinado.
Tensão máxima: 26000
volts
Faíscas por minuto: 16000
Bobina KW-12
(Vermelha):
Para veículos onde as
exigências do motor são maiores, como
maior rotação, maior quantidade de
cilindros maior compressão, foi
necessário desenvolver uma bobina que
pudesse produzir maior tensão e
disponibilizar maior quantidade de
centelhas por minuto.
Tensão máxima: 28000
a 34000 volts
Faíscas por minuto: 18000
Se considerarmos que a cada duas voltas do motor ocorrem 4 faíscas nas velas, ou 2 faíscas a cada volta, as bobinas acima suportariam, teoricamente:
1- E12 ( aluminio ou prateada): 6.500 RPM
2- K-12 (azul): 8.000 RPM
3- KW-12 (vermelha): 9.000 RPM
Para quem anda Zen como eu, raramente chegando a 4.000 RPM de motor, até a primeira serviria.
Em motores a etanol, cuja compressão é maior, certamente a azul daria um melhor retorno, principalmente para quem tem o pé nervoso e gosta de levar o motor a altos giros.
Abs
(alumínio ou prata):
Geralmente aplicada em veículos de 4
cilindros, a platinado e à gasolina
(Fusca).
Essa bobina possui o enrolamento
primário com aproximadamente 350
espiras. O enrolamento secundário tem
em torno de 20000 espiras.
Tensão máxima: 24000 volts
Faíscas por minuto: 13000
Bobina K-12
(Azul):
Aplicada em veículos
de 4 e 6 cilindros, a platinado e à
gasolina. Essa bobina pode substituir
a anterior por possuírem os
enrolamentos semelhantes, o que não
causa a queima do platinado.
Tensão máxima: 26000
volts
Faíscas por minuto: 16000
Bobina KW-12
(Vermelha):
Para veículos onde as
exigências do motor são maiores, como
maior rotação, maior quantidade de
cilindros maior compressão, foi
necessário desenvolver uma bobina que
pudesse produzir maior tensão e
disponibilizar maior quantidade de
centelhas por minuto.
Tensão máxima: 28000
a 34000 volts
Faíscas por minuto: 18000
Se considerarmos que a cada duas voltas do motor ocorrem 4 faíscas nas velas, ou 2 faíscas a cada volta, as bobinas acima suportariam, teoricamente:
1- E12 ( aluminio ou prateada): 6.500 RPM
2- K-12 (azul): 8.000 RPM
3- KW-12 (vermelha): 9.000 RPM
Para quem anda Zen como eu, raramente chegando a 4.000 RPM de motor, até a primeira serviria.

Em motores a etanol, cuja compressão é maior, certamente a azul daria um melhor retorno, principalmente para quem tem o pé nervoso e gosta de levar o motor a altos giros.
Abs
Luiz Carlos
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Re: Duvida bobina de ignição
Ressucitando o tópico. Como sabem, meu Classic é MPFI, quando o comprei veio com uma bobina de ignição toda vermelha sem nenhuma identificação. Eu substituí todo o conjunto de velas, cabos, tampa do distribuidor e o rotor, mas não a bobina. Estive pensando em colocar uma da bosch como a indicada nesse anúncio. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -bosch-_JM
Será que está correta para o sistema MPFI?
Abs,
Gilmar
Será que está correta para o sistema MPFI?
Abs,
Gilmar
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Re: Duvida bobina de ignição
Tem que verificar se o chicote é para bobina com ou sem pré resistência. Quando o chicote é resistivo, a resistência é o próprio fio que vai do módulo de ignição ao positivo da bobina. Ainda nesses casos, há um fio do positivo da bobina de ignição para o motor de partida. Com essas informações saberá a aplicação correta da bobina de ignição para o seu Monza.Gilmar Martins escreveu: ↑07 Mar 2018, 08:45 Ressucitando o tópico. Como sabem, meu Classic é MPFI, quando o comprei veio com uma bobina de ignição toda vermelha sem nenhuma identificação. Eu substituí todo o conjunto de velas, cabos, tampa do distribuidor e o rotor, mas não a bobina. Estive pensando em colocar uma da bosch como a indicada nesse anúncio. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -bosch-_JM
Será que está correta para o sistema MPFI?
Abs,
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Carlos Freire
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