BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: BOBINA MI+VELA IRIDIUM

Mensagem não lida por Rafaelo »

como o hall e o vr sao nomes tecnico dificilmente vai achar pedindo isso no balcao quase impossivel rsrsr. mais pode se achar de sensor de rotaçao é o nome comercial da peça.

2,5 é muita coisa, ideal seria 1,5mm mais pode ser o 2mm
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Tamu junto José :smt023

Me perdoe, mas ainda nao fui olhar no carro pra ver que fio da bobina vai para o motor de arranque :smt017 . por isso neste momento nao posso te ajudar.
Para instalar a bobina MI apenas pequei os fios + - que ja tavam na asfaltica e coloquei nos respectivos polos + - do chicote 2 vias para bobina gol MI :
Imagem

Me parece que vc ta com problemas na bobina impulsora, a do nosso carro é essa aqui : (ja troquei uma vez) foi facil de achar:
ImagemImagem

Voce vai precisar refazer o chicote do modulo de igniçao, né, vou te dar uma ideia:
Vai num desmanche e compra um usado em bom estado, ou para voce "construir" um , vai numa garagem ou em alguen legal que vc conheça e tenha um Monza e tira fotos do chicote , tira varias, chega em casa coloca no seu conputador e vai fazendo, assim nao tem como errar, detalhe, vi ter que "puxar" o guarda pó dele pra tirar as fotos
Imagem

Espero ter ajudado
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Apenas como curiosidade, este é o sinal do sensor de rotação do distribuidor "aranha" (forma de onda senoidal), que medi no meu monza, com o brinquedinho novo (osciloscópio), que eu ainda estou aprendendo a mexer:

Enquanto o sinal de sensor hall teria a forma de onda quadrada (peguei na internet):

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso ae, o VR fornece tensao AC(corrente alternada) conforme mostrada no teste do eduardo, ela é progressiva no campo... progressiva pq varia conforme a rpm. rpm mais alta mais tensao de saida, mais baixa, menos tensao produz. ja o Hall é ativo precisa de energia pra funcionar 5v ou 12v dependendo do sensor. tem hall de 3 e 2 fios, o mais comum 3 fios.

VR = sinal analogico
Hall = sinal digital

a qualidade do sinal hall é indiscutível, mais estavel, menos ruido, resiste mais mecanicamente, mais preciso em alta rpm,mais confiavel em baixa rpm, menos falhas. sao sensores de alta precisao em qualquer situação de campo, muito usado em fase de comando devida a baixa rpm e a precisao. na minha mega e no motor N20XF uso sensor bosch de fase original hall no bloco do motor pra pegar a rpm. eu fiz um teste pra ver quanto ele capta de rpm na mega ECU, sem falhar... nada menos que 24,000 rpm hehehe sem falhar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

500EF escreveu:Apenas como curiosidade, este é o sinal do sensor de rotação do distribuidor "aranha" (forma de onda senoidal), que medi no meu monza, com o brinquedinho novo (osciloscópio), que eu ainda estou aprendendo a mexer:

Enquanto o sinal de sensor hall teria a forma de onda quadrada (peguei na internet):

Imagem
Amigo, este grafico (primeiro) foi fornecido pela sua igniçao da CM RACING, do seu carro turbo ?
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
500EF
MODERADOR

DÉCO escreveu: Amigo, este grafico (primeiro) foi fornecido pela sua igniçao da CM RACING, do seu carro turbo ?
É do meu carro turbo. Mas não tem nada a ver com a medição da ignição na bobina.

As formas de onda deste vídeo são do sinal de rotação que o distribuidor gera.

Explicando de uma forma mais didática do que técnica, este sinal serve para "informar" a injeção e o módulo de ignição original, para calcularem os momentos de disparo de bicos e centelha.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
500EF
MODERADOR

Este outro vídeo, que fiz do Astra Flex + taxa + ignição CMRacing indutiva (top) + velas diretas, é do primário da ignição.

Se medir a original do seu monza, verá que a tensão máxima ficará bem abaixo do que eu consigo com um módulo cmracing. Mesmo usando o mais fraquinho, indutivo.

Para ver a forma de onda dele completa na tela (é tão grande que não cabe nela), eu precisaria de uma ponta X100. Por enquanto, quando quero medir a tensão máxima, eu desloco o eixo para baixo até ver o final dela lááááááá em cima... Vai lá perto dos 600v... rsrsrs

Aqui uma medição que fiz no primário da bobina de um Palio 1.0 fiasa original, para compararem (fornece algo entre 250v ~ 280v).

Nos dois vídeos, cada quadradinho na vertical vale 50 volts e na horizontal representa 1 milisegundo.
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Jose JJ
Membro Class (Ní­vel 5)
Ano: 1988

Mensagem não lida por Jose JJ »

Boa noite amigos. Eae Deco descupa a demora, mas só vi sua mp hoje. Nao consegui postar nada esses dias por causa da correria do serviço. Ganhei meu presente de dia das criancas no sabado: tava eu tirando algumas pecas do outro monza ue tenho (sucata) e me deparei com o chicote completo do modulo e em perfeito estado :D só está meio sujo. Vou limpá-lo e instalar assim que possivel, aproveitando que hoje consegui comprar os fios que preciso pra refazer toda instalaçao de bobina, modulo, motor de partida e sensor vr. Como o Rafaelo orientou comprei fios de 1mm e 1,5mm. Agora essa bagaça vai andar e se me permitir postarei algumas fotos do serviço mostrando o que feito.
Abraço.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
Trancado