LIMPANDO O TBI

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Calço Hidráulico é quando entra tanto combustível pra dentro do cilindro que ele não consegue mais comprimir a mistura e nem queima-la!
MIQUEIAS FABIANO
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por MIQUEIAS FABIANO »

show de bola !!!!!
mais um pra colecao!!!! :smt021
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Motor: 2.0

Mensagem não lida por rafamts »

Amigos, estou pensando em limpar meu tbi com ele instalado no lugar e o carro com motor ligado. Vi essa dica na página do ADG no Youtube. Nesse caso teria que desconectar o plug do bico injetor e pulverizar o descarbonizante com o motor funcionando ou posso deixar o bico ligado e ir pulverizando aos poucos?
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

rafamts escreveu:Amigos, estou pensando em limpar meu tbi com ele instalado no lugar e o carro com motor ligado. Vi essa dica na página do ADG no Youtube. Nesse caso teria que desconectar o plug do bico injetor e pulverizar o descarbonizante com o motor funcionando ou posso deixar o bico ligado e ir pulverizando aos poucos?
Rafael

Lá pelo ano 2000 havia uma limpeza do TBI com um produto da Würth. Era uma lata parecida com a dos inseticidas e tinha uma válvula a ser ligada numa mangueira e esta na entrada de combustível do TBI. O motor ficava funcionando até esgotar a lata cerca de 30 minutos. Diziam que limpava.

Ao meu ver poderia limpar a válvula injetora, as válvulas de admissão, talvez um pouco na câmara de combustão. Mas, não atingia o motor de passo e o alojamento e nem a meleca/goma da gasolina que fica da injeção da partida a frio.

não vi o vídeo. Por favor, coloque o link

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
rafamts

Waldir, segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=04gBxLTn-fE

Abraço,
Rafael
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Rafael,

nem se compara ao nosso TBI que é um carburador melhorado e com controle da UCE.
A carbonização da borboleta do nosso TBI é quase desprezível por que diversamente deste video a requeima dos gases e vapores de óleo do comando de válvula a entrada é no coletor de admissão e parte (se houver) vai melar o filtro de ar.

Como eu disse na mensagem anterior uma parte critica da marcha lenta/motor de passo vai ficar sem limpeza. E o que acontece na câmara de combustão só com câmera(de um laringoscópio) antes e depois da limpeza.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
rafamts

Waldir, ou seja, no nosso caso a limpeza do tbi tem que ser feita com a remoção do mesmo, correto? Essa de pulverizar na borboleta seria mais para os carros de injeção multiponto.

Abraço,
Rafael
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

rafamts escreveu:Amigos, estou pensando em limpar meu tbi com ele instalado no lugar e o carro com motor ligado. Vi essa dica na página do ADG no Youtube. Nesse caso teria que desconectar o plug do bico injetor e pulverizar o descarbonizante com o motor funcionando ou posso deixar o bico ligado e ir pulverizando aos poucos?
O que o ADG faz é limpar o corpo de borboleta motorizado de veículos MPFI moderno.
Esse procedimento não se aplica ao TBI do Monza EFI, onde tem o atuador de marcha lenta que suja muito por conta do respiro do motor, como mencionou o Waldir, além dos furos de passagem do vácuo para tomadas do MAP, EGR e Canister.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder