Trocar o câmbio? Realmente necessário?

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 14 Dez 2006, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Trocar o câmbio? Realmente necessário?

Mensagem não lida por mattador »

Olá amigos.

Meu Monza SL/E 1990 tem apresentado um problema que está me irritando muito. Quando estou andando na cidade e preciso trocar a marcha, ele dá um tranco. Mas tipo essa tranco não é do motor apagando, ignição falhando ou qualquer coisa do gênero. O mecânico que levo o carro me disse que isso pode ser problema no diferencial, pois ele falou que está com folga e por isso que quando troco marchas com o carro andando acontece isso. Ele fez um teste pra me mostrar, com o carro desligado ele soltou o freio de mão e engatou uma marcha, dai ele empurrou o carro pra frente e para trás, e segundo ele o carro se descola muito, e nessas condições se o diferencial estive bom ele não conseguiria mexer o carro com ele engatado.

Antes desse diagnóstico, trocamos os coxins do motor, achando que eram eles que estavam deixando motor solto e fazendo esses trancos, mas essa troca não resolveu.

Dai então ele me recomendou trocar o câmbio inteiro! Disse que não compensava arrumar... Agora me pergunto se ele está realmente certo, será que não compensa arrumar o câmbio atual? Pois pra trocar só comprando um câmbio usado, o que não me deixa seguro de que não terei outros gastos com ele.

E então, o que acham que devo fazer?
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Trocar o câmbio? Realmente necessário?

Mensagem não lida por david crozeta »

eu acho que você tem que trocar de mêcanico! :smt005 :smt005 :smt005 como vai condenar um câmbio sem menos ter aberto ele? acho melhor voçê ir numa oficina especializada, ai te dizem na hora oque é melhor!
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Trocar o câmbio? Realmente necessário?

Mensagem não lida por Rafaelo »

vcs chegaram a trocar o kit embreagem? fizeram a regulagem dela tudo? eu nunca ouvi fala que problema no diferencia faria algo assim pq se o diferencial ta com problema antes de sair catando um cambio vai em outro mecanico pra avaliar a situação. nao conheço de caixa de marcha, mas os dentes das engranagem gasta fariam outros sintomas

um cambio no carro e praticamente eterno se souber usar a emgreagem e nao der pau no carro, meio forçado essa do cara ae ja condenando a peça.

se o cara empurro o carro e fico leve pq condena o cambio e nao revisa a embreagem meio estranho isso.
ta com cara de embragem isso e nao diferencial sei la troca de mecanico pra ver.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 14 Dez 2006, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocar o câmbio? Realmente necessário?

Mensagem não lida por mattador »

Outro sintoma que deixei de informar na primeira mensagem, foi que o pedal da embreagem está pesado... Será que isso tem relação? Mas será que a embreagem está fazendo dar esses trancos?

Vou tentar explicar melhor o sintoma: Estou la´dirigido em uma marcha qualquer, dai preciso mudar para a próxima, piso na empreagem e passo a marcha, dai parece que o carro leva 1 segundo pra pegar a marcha (isso é a impressão que tenho), e dai é onde acontece o tranco.. A mesma coisa acontece quando reduzo a marcha, o carro dá umas balançadas também parecendo que esta´dando um trancho. Ou seja acontece isso tanto marcha acima quanto marcha a baixo. Isso encomoda bastante, pois fico andando com um carro que parece um liquidificador e fica chacoalhando quando mudo marcha!

Por isso que trocamos os coxins que apoioam o motor, pois estava parecendo que o motor estava solto...
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1136
Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocar o câmbio? Realmente necessário?

Mensagem não lida por rogertecmec »

Isso ta com cara de embreagem com problema. Como se o conjunto da prensa estivesse prendendo e depois se soltando de uma vez só (por isso o do tranco).
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 143
Registrado em: 14 Dez 2006, 16:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocar o câmbio? Realmente necessário?

Mensagem não lida por mattador »

Para a troca do kit embreagem é necessário soltar a caixa de câmbio para afastá-la do motor?
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1136
Registrado em: 30 Nov 2007, 10:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocar o câmbio? Realmente necessário?

Mensagem não lida por rogertecmec »

mattador escreveu:Para a troca do kit embreagem é necessário soltar a caixa de câmbio para afastá-la do motor?
Sim, só afastar a caixa de câmbio e da pra trocar o kit de embreagem.
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Marcelo_Classic
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 411
Registrado em: 06 Jan 2008, 20:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Trocar o câmbio? Realmente necessário?

Mensagem não lida por Marcelo_Classic »

rogertecmec escreveu:
mattador escreveu:Para a troca do kit embreagem é necessário soltar a caixa de câmbio para afastá-la do motor?
Sim, só afastar a caixa de câmbio e da pra trocar o kit de embreagem.
No seu carro, não precisa. Nos monza até 93 (92-93=F16, não sei o modelo dos mais antigos), basta tirar a tampa lateral da caixa, e puxar o eixo piloto atráves do meio da engrenagem de 5a do eixo de entrada. Nos 94 (F18) em diante, precisa tirar a caixa toda.
Monza Classic SE 1993, desde 2001
Responder