1º passo - afrouxe as abraçadeiras que seguram a mangueira:


2º passo -
Tente retirar a mangueira, no meu caso ela soltou apenas a parte de cima, onde pega no radiador. Se isso acontecer, não se desespere, parta para posso nº 3.
3º passo - Vamos retirar os parafusos da válvula para fazer a troca da mesma. Para isto utilize um L10:

Já sem os parafusos:

Válvula já retirada do local:

4º passo -
Com a válvula fora do local, retire a mangueira dela. Como tem muito mais espaço, fica bem mais fácil retirar, se for necessário, utilize uma chave de fenda para descolar a mangueira da carcaça da válvula.
5º passo -
Faça uma limpeza na carcaça do termostato com uma lixa fina, grão 400 (peguei esta dica e as fotos referente a ela no kadetteitos.com)

Vamos começar a montagem:
Valvula velha:

E aqui a nova:

6º passo - Coloque a válvula no lugar e aperte os três parafusos até que eles encostem na carcaça da válvula, depois que os três estiverem encostados, damos o aperto final. Em seguida coloque a mangueira e aperte suas abraçadeiras.
7º passo - Parafusos e abraçadeiras apertados, agora é hora de completar o nível do sistema de arrefecimento. Para isso é necessário fazer a "sangria" do sistema, ou seja, tirar todo o ar existente. Para isso retiramos o sensor de temperatura com o auxilio de uma chave 19mm, veja a foto. Já sem o sensor:

Complete o nível de água até que saia pelo local do sensor de temperatura. Assim que isso começar a ocorrer, recoloque o sensor em seu lugar e aperte, complete o nível até a marca indicada, feche o reservatório e funcione o carro até a ventoinha disparar, o que deve ocorrer quando o marcador chegar no meio da escala, ou bem próximo disso.
Nos primeiros dias observe como fica o nível de água, se necessário complete.
Pronto, agora é so curtir o seu monzão trabalhando na temperatura ideal. :smt023
Abraço!