Luiz Carlos (Rio) escreveu:Todo carro que já sofreu algum tipo de intervenção na parte elétrica (instalação de alarme, módulo de vidros, etc) apresenta esse mesmo problema, pois descascar parte do isolamento e ligar ali o acessório é o que os instaladores fazem. Alguns mais caprichosos soldam o novo fio no antigo, mas a fita isolante é sempre o meio usado para refazer o isolamento.
Existe uma fita isolante chamada de termo-fusão que após ser instalada não apresenta o problema de soltar as pontas.
O espagueti citado é um recurso, mas caro e nem sempre bom, pois para conseguir colocá-lo passando pelos conectores ele precisa ter um diâmetro bem maior que o fio. E custam caro, muito caro! Além de exigirem equipamento próprio para um bom acabamento.
Abraços
Oi Luiz Carlos, neste caso pergunto se há uma solução inovadora porque não acho viável colocar um termo-retrátril maior que o conector para transpassá-lo, ficando assim o mesmo muito maior que o diâmetro do fio ficando mais difícil fazê-lo retrair até fixar no fio.
Eu comento que substituí a fita isolante, na maioria dos casos, pelo termo-retrátil no meus serviços qdo é necessário remover o conector, ou qdo sou eu que faço a tomada. Por exemplo, qdo eu fiz a instalação do rádio eu removi todas as emendas que estavam com fita isolante e coloquei o espagueti termo-retrátil, a mesma coisa no alarme, e tb nas fiações do carro que, já visivelmente, estão preste a romper, eu já corto e emendo e isolo com o espaguete termo-retrátil :smt023 .
E o espaguete termo-retrátil não está tão caro assim não :smt018 . Da última vez que comprei, que deve fazer uns 2 meses, paguei se não me engano R$1,10 o metro por um de 3mm. Ainda tem várias opções de compra mais barata no Mercado Livre, por exemplo.
Eu sei que existe equipamentos específicos para trabalhar com esses espaguetes, soprador térmico, etc. Mas o ferro de solda mesmo quebra um galho, pois basta aproximá-lo do espaguete que o mesmo já retraí, e fica bom.
Abrçs.