Alguma solução inovadora? (fios)

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Alguma solução inovadora? (fios)

Mensagem não lida por leeloy »

Pessoal, acho que como eu a maioria aqui ODEIA gambiarras, do tipo trabalho de porco mesmo. Mexendo na fiação do carro (alarme), veja com o que me deparei:

Imagem

Por que o distinto individuo não fez um terminal macho??? Já que os fios originais já possuíam terminais fêmeas. Ainda tem pessoas que pagam para fazerem isso com os seus carros :smt018 . Se o "estalador" fizesse uma extensão com um terminal fêmea não estragaria a fiação original do carro, já que teve que desencapar no meio do fio, e ainda ficaria mais limpo e bonito o serviço. A minha dúvida é se há no mercado algum produto que eu possa usar para encapar novamente esse fio sem ser a famosa fita isolante?

Eu tb odeio, minha opinião, fita isolante :smt011 :lol: , pois na hora que devem prender ela soltam, e na hora que elas devem soltar elas prendem, isso sem falar na melequeira que fica nos fios kkkkk. Há pouco eu conheci as termo-retrátil substituindo assim as fitas isolantes na maioria dos casos.

Espaguete termo-retrátil
Imagem

Para quem ainda não conhece trata-se de um espaguete que qdo é aplicado calor ele se contrai fixando ao fio.

Abrçs.
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
henrique.arthur
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina

Re: Alguma solução inovadora? (fios)

Mensagem não lida por henrique.arthur »

Boa noite.

A minha vontade é de refazer todos os chicotes/fios de alarmes, módulos de vidros (e etc) do carro usando espaguete termo-retrátil... O ruim é achar um eletricista decente que queira ter esse trabalho cobrando um preço justo pelo serviço.
Acho que eu mesmo vou meter a "mão na massa" quando tiver um tempo sobrando.
Abços.
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)

henrique.arthur escreveu:Boa noite.

A minha vontade é de refazer todos os chicotes/fios de alarmes, módulos de vidros (e etc) do carro usando espaguete termo-retrátil... O ruim é achar um eletricista decente que queira ter esse trabalho cobrando um preço justo pelo serviço.
Acho que eu mesmo vou meter a "mão na massa" quando tiver um tempo sobrando.
Abços.
Realmente o trabalho fica muito mais visível com o termo-retrátil.
"O ruim é achar um eletricista decente" Ruim??? Infelizmente eu digo "impossível" :smt011 .
Eu sugiro vc fazer o serviço, pelo menos eu acho a maior diversão mexer na parte elétrica do carro, e fico despreocupado sabendo que o serviço está bem feito já que quem fez fui eu :lol: .
Quer uma sugestão? Faça vc mesmo, mas aos poucos, pois assim vc se dedica melhor. Eu tirei este feriadão para mexer no alarme, então foi qdo eu descobri que e mesmo não é acionado qdo abre o porta-malas e nem o capô :smt010, quer dizer se eu não mexesse só saberia qdo arrombassem o carro por um desses acessos :smt018 :smt011.

Abrçs. :smt023
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Todo carro que já sofreu algum tipo de intervenção na parte elétrica (instalação de alarme, módulo de vidros, etc) apresenta esse mesmo problema, pois descascar parte do isolamento e ligar ali o acessório é o que os instaladores fazem. Alguns mais caprichosos soldam o novo fio no antigo, mas a fita isolante é sempre o meio usado para refazer o isolamento.
Existe uma fita isolante chamada de termo-fusão que após ser instalada não apresenta o problema de soltar as pontas.

O espagueti citado é um recurso, mas caro e nem sempre bom, pois para conseguir colocá-lo passando pelos conectores ele precisa ter um diâmetro bem maior que o fio. E custam caro, muito caro! Além de exigirem equipamento próprio para um bom acabamento.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Todo carro que já sofreu algum tipo de intervenção na parte elétrica (instalação de alarme, módulo de vidros, etc) apresenta esse mesmo problema, pois descascar parte do isolamento e ligar ali o acessório é o que os instaladores fazem. Alguns mais caprichosos soldam o novo fio no antigo, mas a fita isolante é sempre o meio usado para refazer o isolamento.
Existe uma fita isolante chamada de termo-fusão que após ser instalada não apresenta o problema de soltar as pontas.

O espagueti citado é um recurso, mas caro e nem sempre bom, pois para conseguir colocá-lo passando pelos conectores ele precisa ter um diâmetro bem maior que o fio. E custam caro, muito caro! Além de exigirem equipamento próprio para um bom acabamento.

Abraços
Oi Luiz Carlos, neste caso pergunto se há uma solução inovadora porque não acho viável colocar um termo-retrátril maior que o conector para transpassá-lo, ficando assim o mesmo muito maior que o diâmetro do fio ficando mais difícil fazê-lo retrair até fixar no fio.

Eu comento que substituí a fita isolante, na maioria dos casos, pelo termo-retrátil no meus serviços qdo é necessário remover o conector, ou qdo sou eu que faço a tomada. Por exemplo, qdo eu fiz a instalação do rádio eu removi todas as emendas que estavam com fita isolante e coloquei o espagueti termo-retrátil, a mesma coisa no alarme, e tb nas fiações do carro que, já visivelmente, estão preste a romper, eu já corto e emendo e isolo com o espaguete termo-retrátil :smt023 .

E o espaguete termo-retrátil não está tão caro assim não :smt018 . Da última vez que comprei, que deve fazer uns 2 meses, paguei se não me engano R$1,10 o metro por um de 3mm. Ainda tem várias opções de compra mais barata no Mercado Livre, por exemplo.

Eu sei que existe equipamentos específicos para trabalhar com esses espaguetes, soprador térmico, etc. Mas o ferro de solda mesmo quebra um galho, pois basta aproximá-lo do espaguete que o mesmo já retraí, e fica bom.

Abrçs.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983

Mensagem não lida por Fastback »

Leeloy, realmente os espaguetes termo retráteis são uma tremenda mão na roda. Simples, fáceis de usar e rápidos. Fazem o serviço da fita isolante de uma forma mais "Limpa", mas o problema, como o próprio amigo Luiz ressaltou, é que nem sempre é possível colocá-la onde deveria. No caso de emendas em fios onde não se acha a ponta, por exemplo, fica difícil usar um espaguete desses. Não testei pra ver o que acontece se abrir no meio e tentar colocá-lo como se fosse uma "casca" no fio contínuo mas, pelo o que imagino, a reação dele deverá ser retrair e com isso as pontas não se fixarem em nada, já que o efeito de "grudar" dele está justamente na hora em que ele aparenta reduzir de tamanho aderindo ao diâmetro do fio perfeitamente.

Mesmo assim, parabéns pela iniciativa... Acho muito legal fazer um serviço assim, de nível acima dos "profissionais" que encontramos por aí, pena que eu mesmo ainda não tenho paciência (ou nem sempre disponibilidade) para estar fazendo serviços como esse. No rádio por exemplo, geralmente é um caso delicado, tanto por estar dentro do carro e, principalmente dependendo do tamanho do seu chicote, perto demais do painel. Aí já sabe né? Painel, plástico, ferro de solda, calor... hehehe Um leve descuido e eis uma nova tatuagem no seu painel! :smt005
Portanto, muita atenção com o ferro de solda! ;)
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )

EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Fastback escreveu:Leeloy, realmente os espaguetes termo retráteis são uma tremenda mão na roda. Simples, fáceis de usar e rápidos. Fazem o serviço da fita isolante de uma forma mais "Limpa", mas o problema, como o próprio amigo Luiz ressaltou, é que nem sempre é possível colocá-la onde deveria. No caso de emendas em fios onde não se acha a ponta, por exemplo, fica difícil usar um espaguete desses. Não testei pra ver o que acontece se abrir no meio e tentar colocá-lo como se fosse uma "casca" no fio contínuo mas, pelo o que imagino, a reação dele deverá ser retrair e com isso as pontas não se fixarem em nada, já que o efeito de "grudar" dele está justamente na hora em que ele aparenta reduzir de tamanho aderindo ao diâmetro do fio perfeitamente.

Mesmo assim, parabéns pela iniciativa... Acho muito legal fazer um serviço assim, de nível acima dos "profissionais" que encontramos por aí, pena que eu mesmo ainda não tenho paciência (ou nem sempre disponibilidade) para estar fazendo serviços como esse. No rádio por exemplo, geralmente é um caso delicado, tanto por estar dentro do carro e, principalmente dependendo do tamanho do seu chicote, perto demais do painel. Aí já sabe né? Painel, plástico, ferro de solda, calor... hehehe Um leve descuido e eis uma nova tatuagem no seu painel! :smt005
Portanto, muita atenção com o ferro de solda! ;)
Fastback lendo com calma e revendo o post acho que acabei fazendo uma lambança :lol: .

Pois no tópico eu começo perguntando se alguém sabe se há alguma solução para o meu problema, que no caso são esses fios desencapados no meio, já que eu quero encapá-los de novo sem usar fita isolante, por isso eu pergunto no assunto do tópico "Alguma solução inovadora?", e depois eu faço um comentário sobre os espaguetes termo-retrátil que eu passei a usá-los ao invés da fita isolante. Eu não estou dizendo que os espaguetes termo-retrátil são a solução para o meu problema, foi apenas um comentário e ainda preciso de ajuda :lol: .

Desculpa se eu embolei o meio de campo, espero que agora fique claro :smt023 .

Obs.: Vc está certo, pois eu já tentei, se cortar este espaguete ao meio para colocar numa situação igual ao que eu estou precisando, quer dizer sem colocar nas extremidades do fio, ele chega a encolher, mas não fica fixo no fio, portanto não isolando o mesmo.

Abrçs.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

leeloy pq vc nao corte essa parte descascada, compra 2 femea (0,20 as 2) + capa (0,30 as 2) nao 1 real tudo e fica novo e original

vc acha em qualquer buteco isso, depois e so grimpar ele no corpo da femea e se quiser solde, eu fiz na minha eletrica completa assim alem de grimpar eu soldo. nao da trabalho 5min vc faz isso.

tenho umas foto do meu arquivo quando fiz a eletrica no monza.
Imagem

as capa vc sabe qual é. fica algo bem profissional e com segurança e com pontas novas...
Editado pela última vez por Rafaelo em 15 Out 2009, 16:49, em um total de 2 vezes.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder