Voltimetro e Alternador
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Distrito Federal-DF
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Voltimetro e Alternador
e ai galera blz?
aconteceu um problema meio teneboso com o "possante" ontem e hoje vamos lá:
ontem eu vindo do serviço tranquilo , a uns 140 km/h , quando o voltimetro ficou meio louco.
durante uns 3 segundos ele ficou no máximo e com uma leve perde de potencia e que também a luz de temperatura acendeu (o ponteiro estava normal).aconteceu isso algumas vezes até eu chegar em casa.
hoje sai no carro e aumentou essa falha.só que quando eu cheguei em casa , eu abri o capo , liguei o carro e esperei o problema aparecer e apareceu. agora pior. eu acelerava e a luz de cortesia ficava mais forte e até a luz do painel. então eu fui na frente do carro e acelerei ele , quando eu acelerei o problema apareceu e eu senti que o motor ficava pesado e o alternador fazia um assobio esquisito. eu notei que o alternador forçava demais o motor , parecia que tava travado.
eu não sei se expliquei direito o problema , mais qualquer duvida é só perguntar.
abraço!!
ontem eu vindo do serviço tranquilo , a uns 140 km/h , quando o voltimetro ficou meio louco.
durante uns 3 segundos ele ficou no máximo e com uma leve perde de potencia e que também a luz de temperatura acendeu (o ponteiro estava normal).aconteceu isso algumas vezes até eu chegar em casa.
hoje sai no carro e aumentou essa falha.só que quando eu cheguei em casa , eu abri o capo , liguei o carro e esperei o problema aparecer e apareceu. agora pior. eu acelerava e a luz de cortesia ficava mais forte e até a luz do painel. então eu fui na frente do carro e acelerei ele , quando eu acelerei o problema apareceu e eu senti que o motor ficava pesado e o alternador fazia um assobio esquisito. eu notei que o alternador forçava demais o motor , parecia que tava travado.
eu não sei se expliquei direito o problema , mais qualquer duvida é só perguntar.
abraço!!
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
-
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Voltimetro e Alternador
Boa noite! Amigo, eu tive um sério problema com o alternador do meu gls 96, primeiramente ele resolveu a morrer e só pegava no tranco, fui na loja que mexe com parte eletrica e eles disseram que tinha que trocar algumas peças do alternador....pois um alternador novo sairia por 900 reai + ou - e o meu ainda dava p recuperar, pois bem, trocaram se não me engano 3 ou 4 peças do alternador entre umas eu lebro que era o "rotor"( eu não lembro do nome das outras pois não estou em casa agora p ver a nota).....trocaram as peças fui buscar o carro e vi que estava tudo ok.......o precinho da mao de obra juntamente com as novas peças foi de 522 REAIS $$$, bom......passaram se alguns dias e o carro resolveu a perder carga novamente....o painel começou a apagar.....depois normalizou.....ai voltei la e eles disseram que não tinha nada.....entao voltei p casa e continuei a usar o carro......dias depois voltou o mesmo problema....andava um pouco e voltava ao normal......até que dexei o carro parado sem uso por mais tempo....quando fui coloca-lo para funcionar....deu uma doidera saiu um pouco de fumaça preta do escapamento e juntamente com um fedor de queimado.....cheguei la na loja e eles viram que a luz vermelha que fica eno centro do painel ( aquela que ascende quando vc vira a chave no 1º estagio sem colocar o carro p funcionar ) estava com mal contato ....uma hora acendia e outra hora não acendia.....pois bem....voltei p casa assim mesmo pois teve uma hora q ela resolveu a acender......( o mecanico pediu para eu ficar em observação se ela ia voltar a ficar sem acender )....não deu outra.....sai de casa certo dia sem conseguir colocar o ar condicionado para funcionar......depois de um certo trecho o ar funcionou......voltei na loja e pedi para acertarem o problema......fui descobrir que o problema era a minúscula lâmpada que fica atras do painel e faz com que essa luz vermelha acenda quando se vira a chave no 1º estágio.....era esse o problema naquele momento.....é lógico que teve que fazer o reparo de 522 reais no alternador também........POR FIM.... alâmpada era no valor de 1,50......e a mão de obra 20 reais......
ATE O MOMENTO POSSO DIZER QUE O CARRO NÃO DEU MAIS PROBLEMA COM ALTERNADOR......já tenho até trauma de alternador....auhauha......detalhe....quando ligo o arcondicionado o ponteiro de bateria fica no tracinho do meio.....e quando liga também os faróis ele desce um pouco....o carro tando em marcha lenta ele cai para o pontinho mais baixo do gráfico....o pontinho que fica logo de pois do risco vermelho.....mas quando o carro ta em movimento o ponteiro praticamente encosta no tracinho do meio!
Diz o mecânico que e assim mesmo pois o carro em movimento esta em uma rotaçao maior fazendo com q o alternador funcione melhor....em 13.20 amperes + ou -.....mas tando em lenta a 10000 giros é normal do ponteiro da bateria cair um pouco com ar e farol ligado
ABS!
ATE O MOMENTO POSSO DIZER QUE O CARRO NÃO DEU MAIS PROBLEMA COM ALTERNADOR......já tenho até trauma de alternador....auhauha......detalhe....quando ligo o arcondicionado o ponteiro de bateria fica no tracinho do meio.....e quando liga também os faróis ele desce um pouco....o carro tando em marcha lenta ele cai para o pontinho mais baixo do gráfico....o pontinho que fica logo de pois do risco vermelho.....mas quando o carro ta em movimento o ponteiro praticamente encosta no tracinho do meio!
Diz o mecânico que e assim mesmo pois o carro em movimento esta em uma rotaçao maior fazendo com q o alternador funcione melhor....em 13.20 amperes + ou -.....mas tando em lenta a 10000 giros é normal do ponteiro da bateria cair um pouco com ar e farol ligado
ABS!
- leeloy
- Membro SL/E (Nível 3)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Combustível:: Etanol
Eduardo, o carro está com sobre tensão é melhor vc não usá-lo, pois pode acabar queimando a UCE.eduardomonza1996 escreveu:e ai galera blz?
abraço!!
Tem que ser visto o alternador, pois pode ser só o regulador de tensão ou algo mais.
Abrçs. :smt023
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Ano: 1996
Acredito que seja o regulador. Se tiver multimetro, veja quanto o alternador está gerando.... se não me engano, não é muito bom passar de 14.5....
Abraço!
Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
Como já disseram, o sintoma é de excesso de tensão vinda do alternador, normalmente provocada por regulador de tensão defeituoso. Evite andar com o carro assim, esse defeito pode danificar todos os equipamentos elétricos do carro.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
uma pergunta:Carlos A. Freire escreveu:Como já disseram, o sintoma é de excesso de tensão vinda do alternador, normalmente provocada por regulador de tensão defeituoso. Evite andar com o carro assim, esse defeito pode danificar todos os equipamentos elétricos do carro.
Abs,
Carlos Freire
o regulador quando da defeito ,
ele quebra de uma vez ou fica naquela "ora melhora , ora fica ruim"???
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
Eduardo,
nesses 10 anos com meu Monza GLS 96, que tem alternador Bosch de 75Ah de fábrica, das 4 vezes que deu problema, uma vez não carregava bateria e as outras dava excesso de tensão. Todas as vezes o defeito era do regulador de tensão.
No meu Monza, quando dava sobre tensão, o primeiro sintoma era acender a luz de advertência de alta temperatura do motor, com ele frio e logo em seguida, o ponteiro do voltímetro "batia lá no alto". Eu desligava o motor e religava e o sintoma sumia. Esse sintoma apresentava sempre de forma intermitente. Nunca deixei mas de dois dias sem resolver esse problema, porque corria o risco de danificar os equipamentos elétricos, módulo HEI, ECM, rádio...
No caso do alternador Bosch, a troca do regulador de tensão pode ser feita sem retirar o equipamento do carro. Na última vez que tive esse problema, paguei R$40,00 na peça original Bosch com nº 032 (final) e eu mesmo troquei. Tinha marcas paralelas que custavam entre R$12,00 e R$20,00, mas não quiz nem saber.
Como pode perceber, comigo esse defeito sempre apresentou de forma intermitente e, ao trocar a peça, o problema foi solucionado. Verifique qual a marca do seu alternador e procure solucionar rapidamente esse problema. Lembre-se que o regulador tem código diferente para modelos com A/C e sem o equipamento.
Abs,
Carlos Freire
nesses 10 anos com meu Monza GLS 96, que tem alternador Bosch de 75Ah de fábrica, das 4 vezes que deu problema, uma vez não carregava bateria e as outras dava excesso de tensão. Todas as vezes o defeito era do regulador de tensão.
No meu Monza, quando dava sobre tensão, o primeiro sintoma era acender a luz de advertência de alta temperatura do motor, com ele frio e logo em seguida, o ponteiro do voltímetro "batia lá no alto". Eu desligava o motor e religava e o sintoma sumia. Esse sintoma apresentava sempre de forma intermitente. Nunca deixei mas de dois dias sem resolver esse problema, porque corria o risco de danificar os equipamentos elétricos, módulo HEI, ECM, rádio...
No caso do alternador Bosch, a troca do regulador de tensão pode ser feita sem retirar o equipamento do carro. Na última vez que tive esse problema, paguei R$40,00 na peça original Bosch com nº 032 (final) e eu mesmo troquei. Tinha marcas paralelas que custavam entre R$12,00 e R$20,00, mas não quiz nem saber.
Como pode perceber, comigo esse defeito sempre apresentou de forma intermitente e, ao trocar a peça, o problema foi solucionado. Verifique qual a marca do seu alternador e procure solucionar rapidamente esse problema. Lembre-se que o regulador tem código diferente para modelos com A/C e sem o equipamento.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
valeu carlosCarlos A. Freire escreveu:Eduardo,
Abs,
Carlos Freire
o meu alternador também é bosch (75 ah)
eu vou trocar hoje essa peça , junto com os coxins.
obrigado!!!