Substituir mangueira de pressão da DH

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Substituir mangueira de pressão da DH

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

A mangueira de pressão da direção hidráulica do meu Monza GLS 94 está vazando há algum tempo. Até uma semana atrás, esse vazamento não me incomodava, pois era tão pequeno que nem pingava no chão, somente molhava a mangueira, no ponto onde ela é prensada na parte tubular, próximo da bomba.
Acontece que começou a vazar na outra ponta, e esse vazamento é mais grave, chega a pingar no chão e o nível do reservatório baixa rapidinho.
Então, aqui vai a pergunta:
1- Alguém já substituiu essa mangueira "em casa"?
2- Existe uma maneira prática de esvaziar o reservatório e a mangueira, para não derramar muito óleo?
3- Há necessidade de alguma 'purga' no sistema, isto é, tirar o ar que porventura entrar no sistema?
4- No catálogo de peças constam gaxetas nessa mangueira, alguém sabe se essas gaxetas existem mesmo?

Aguardo sugestões. (Ah, uma oficina aqui perto de casa pediu 80 paus para fazer isso, só a mão de obra)
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Substituir mangueira de pressão da DH

Mensagem não lida por david crozeta »

luiz...sei que meu sistema é diferente do meu... mas o meu tinha um pequeno um vazamento próximo da bomba... o problema estava naquele anel do olhete (igual que vai no parafuso do cárter) troquei e parou o vazamento. mas se for pra trocar a mangueira não deve ser muito dificil.
e para repor o óleo não precisa fazer sangria, levante as rodas dianteiras e basta virar a direção varias vezes para os lados.
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886

Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Substituir mangueira de pressão da DH

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Eu iniciei esse tópico falando sobre vazamentos na mangueira de pressão da DH do meu Monza GLS 94 e fazendo uma pergunta (na verdade 4 perguntas):

1- Alguém já substituiu essa mangueira "em casa"?
2- Existe uma maneira prática de esvaziar o reservatório e a mangueira, para não derramar muito óleo?
3- Há necessidade de alguma 'purga' no sistema, isto é, tirar o ar que porventura entrar no sistema?
4- No catálogo de peças constam gaxetas nessa mangueira, alguém sabe se essas gaxetas existem mesmo?

A 3 foi respondida pelo David, mas ficaram a 1, a 2 e a 4, que ontem, depois de criar disposição e partir para a troca da referida mangueira, foram finalmente respondidas por mim mesmo. :lol:

Comprei a mangueira, na Accioly Rio, original, por 60 reais. Comprei também 2 embalagens de meio litro do óleo Texamatic B, por 7 reais cada uma.
Como eu não posso sujar a garagem, já que moro em prédio e a garagem é área comum, forrei com jornal a área sob a mangueira e sobre o jornal coloquei uma bacia.
Com uma faca afiada fiz um corte no meio da mangueira, de forma a que o óleo que fatalmente iria vazar não caísse sobre alternador, etc. Fiquei segurando sob o corte uma garrafa pet devidamente presa a um funil feito de um gargalo de outra garrafa igual. Isso respondeu à pergunta 2.
Depois de escorrer uns 250 ml de óleo, soltei as duas extremidades da mangueira usando uma chave de boca de 17 mm próximo ao reservatório da DH e uma chave de boca de 19 mm. Para melhorar a área de atuação da chave de 19 mm, soltei a ponteira de direção da roda esquerda, tomando antes o cuidado de marcar a posição do parafuso de regulagem. Para isso recortei um pedaço de folha de alumínio fino, do tamanho exato da folga.
Instalei a mangueira nova, dei o aperto adequado e completei o óleo.
Ah, a mangueira veio completa, já com os dois 'O rings', o que responde à pergunta 4 lá no primeiro tópico.
Depois de completar o óleo (marca do meio da varetinha) girei o volante para ambos os lados (com o motor funcionando) e tornei a encher o reservatório até a marca do meio. Havia minúsculas bolhas de ar no óleo.
Virei o motor de novo e tornei a movimentar as rodas para os dois lados. As bolhinhas sumiram.
Então a pergunta 1 foi finalmente respondida: Sim, alguém ja substituiu a mangueira em casa...Eu! :smt023

Nota: para ter espaço disponível, é necessário remover a caixa do filtro de ar e algumas outras coisinhas que atrapalham que se mexa na mangueira.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder