Inspeção Veicular "grátis" da Porto Seguro = GOLPE!!!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Route 66
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Jan 2009, 19:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Inspeção Veicular "grátis" da Porto Seguro = GOLPE!!!

Mensagem não lida por Route 66 »

Já faz um tempo que eu tava pra escrever esse post, mas queria estar com os números em mãos.

Como vocês já devem saber, em SP a inspeção veicular de poluição agora é obrigatória pra todos os carros. Portanto, tive que levar o meu Vectra (CD 2002 auto) pra fazer a inspeção, que era no máximo até este mês. Ano passado ele escapou (2002), mas neste ano, não.

Como segurado da Porto Seguro, fui gentilmente informado de que poderia fazer gratuitamente uma verificação de poluentes na própria Porto para saber se meu carro passaria na inspeção ou se precisaria de manutenção antes dela. Muito bonito, mas nada bem intencionado... Mais uma vez o conflito de interesses e a ganância do lucro fácil colocam por terra algo que poderia ser uma boa ideia.

Cheguei no posto da Porto da Av Rio Branco por volta das 9 horas do dia 06/maio. Estava vazio. Perguntei se havia fila para fazer a inspeção e me disseram que não, mas pediram para que eu aguardasse. Aguardei por longos 40 minutos, sendo que não havia ninguém na máquina de inspeção. Não entendi na hora por que essa demora, mas depois entendi.

Pois bem, logo de cara já veio um carinha me perguntando como estava o ar-condicionado do meu carro. Eu disse que estava gelando bem, que não tinha problemas. Aí ele insistiu na higienização, foi quando eu falei que troco eu mesmo o filtro a cada 6 meses e que por isso não era necessário higienizar. Viu que desse mato não sairia coelho e desistiu. Mais uma empurroterapia de que eu me livro. E o tempo correndo...

Passados os 40 minutos, o cara finalmente resolve pegar o meu carro. Liga e manobra até a máquina de inspeção, colocando rapidamente o sensor no escapamento e começando a operá-la. Quando ele começa a mexer na máquina, vi que o último carro inspecionado foi um Comodoro 2.5 2010 (!). Quando ele colocou os dados do meu carro (bem rapidamente), informei que o ano do carro era 2002, e não 2010. Ele pôs 2002 lá.

Ignorando os avisos de colocar o sensores de rotação e de temperatura, começou a medição, ele parecia ter pressa. Foi aí que me caiu a ficha!!! Ele queria fazer o exame com o carro frio, justamente quando a mistura de aquecimento é mais rica! Por isso a pressa toda! Por isso o chá de cadeira de 40 minutos! Me toquei disso quando senti o cheiro de catalisador atrás do carro. Não fez a descontaminação, nada, era só pressa de medir. E mediu, chutando os 2500 rpm:

CO a "2500": 0,58% Em ML: 0,36%
HC a "2500": 162 ppm Em ML: 134 ppm
Diluição a "2500": 15,06% Em ML: 15,40%

Na máquina, deu tudo verdinho e saiu o relatório com o "aprovado". Com cara feia, ele me deu o papel e falou "Tá aprovado". Claro, não era pra aprovar, era pra reprovar pra eles ganharem serviço. Aprovando, ficava grátis e não dava lucro. Ele antes de colocar o carro lá já tinha me falado que se não passasse, precisaria ver bicos, velas, cabos, etc. (já preparando pra empurrar o serviço), mostrando um Polo 2003 que tinha sido reprovado.

Aí eu entendi o "Comodoro 2.5 2010": Eles colocam como 2010 porque os limites são muito mais estritos (0,3% de CO e 100 ppm de HC), aí dá vermelho na máquina e "reprovado" no relatório. E medem com o carro frio (deixam esfriar) pra terem certeza de que estes limites serão ultrapassados. E daí tome kit limpeza de bico, TBI, troca de velas, cabos, sensores de injeção, etc... Uma salgadinha conta de mais de 500 reais, alimentada pelo medo do incauto de não passar na inspeção. Provavelmente, após essa operação toda, devem medir de novo seguindo os parâmetros corretos e... BINGO, agora passa com louvor!

Se eu não tivesse avisado o cara pra mudar o ano de 2010 (vem como default) pra 2002, meu carro não teria passado e seria mais uma vítima do "reprovado".

Sem mexer nada no carro, fiz a inspeção em 28 de maio, os resultados foram:

CO a 2500: 0,20% Em ML: 0,01%
HC a 2500: 28 ppm Em ML: 44 ppm
Fator de diluição a 2500: 0,97 Em ML: 0,97 - Equivale a 15,40%

Ou seja, medido a quente como se deve, meu carro passaria inclusive nos limites pra inspeção de um carro 0 km. A quente, o truque do ano 2010 não funcionaria com o meu carro, por isso precisavam deixá-lo esfriar.

A coisa funciona assim: Como a Porto não quer arcar com o custo disso, ela repassa a inspeção pra uma empresa picareta estilo DPaschoal chamada TopStop, em que os mecânicos são os "vendedores" e são comissionados pelo quanto de serviço "vendem" aos clientes. A TopStop entra com todo o maquinário pra fazer a inspeção em troca de poder efetuar os serviços "necessários" nos carros inspecionados. Só que como os limites de inspeção são meio frouxos e a grande maioria dos carros passaria, eles desenvolveram esse método de inventar problema pra conseguirem coletar serviço. A Porto também tem culpa nisso porque, para poder oferecer o "serviço" sem ter que botar a mão no bolso, coloca uma raposa pra tomar conta do galinheiro.

Por isso, tomem muito cuidado com essas "inspeções gratuitas", é tudo engodo pra vender serviço. Um carro em bom estado passa facilmente na inspeção, os limites são frouxos pacas. No meu ano (2002), o limite é de 1% de CO e 700 ppm de HC, coisa que meu motor com 130k km e catalisador original ficou MUITO abaixo, pra não passar teria que estar bem zoado mesmo.
[]'s
Route 66
'93 Chevrolet Monza Classic SE 2.0 EFI automático a álcool
"1.0, mantenham-se à direita"
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Inspeção Veicular "grátis" da Porto Seguro = GOLPE!!!

Mensagem não lida por Leocastro »

Incrível como procuram forma de sair ganhando em cima dos outros, de tudo que é parte!
Pena que grande maioria são leigos no assunto!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder