Confecção do isolador do capuz moldado.

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Confecção do isolador do capuz moldado.

Mensagem não lida por Sheldonn »

Caros amigos Monzeiros o sonho de muitos de nós é por um isolador do capuz moldado nos nossos Monzas, mas infelizmente a GM não mais fornece essa peça e sequer existe na rede de concessionárias, nem como peça obsoleta. Afirmo, pois fiz uma busca refinada, inclusive abrindo uma solicitação junto a GMB, mas não foi possível encontrar a tal peça.
Diante dessa dificuldade, decidi me dirigir a uma capotaria conceituada em minha cidade e tentar por em ação um plano mirabolante, mas que foi aceito e elogiado pelo capoteiro, que tem nada mais nada menos que 40 anos de experiência em capotaria.
O plano é o seguinte: sabemos que a maioria dos capoteiros quando vão fazer um isolador do capuz, eles simplesmente colam um carpete duro na parte interna do capuz e pronto, mas como eu sou uma pessoa bastante exigente desenvolvi uma técnica que possibilita ao capoteiro moldar o carpete à forma do capuz como se segue:
1º- É necessário retirar o capuz do veículo e virá-lo, de maneira que a parte posterior do capuz fique voltada para cima;

2º- A seguir deve-se estender um tecido que seja bem mole e um pouco impermeável sob a parte posterior do capuz.

3º- Em seguida, deve-se pincelar levemente resina epóxi (aquela mesma uilizada para compor a fibra de vidro) sob o tecido. Detalhe que deve ser uma camada bem fina, pois não pode ficar grosso demais, por que corre o risco de tocar no motor do veículo e gerar algum dano.

4º- Quando a resina começar a secar, marque nela os furos que serão utilizados para se colocar as presilhas (bujões), se não me engano são 20 presilhas (bujões). Nessa etapa marque também a forma que será dado ao isolador com giz, seguindo o contorno deste, pois assim ficará bem fácil de recortar o molde feito em resina com a forma correta;

5º- Seca a resina, basta retirar o molde do capuz, recortá-lo de acordo com a marcação feita anteriormente e fazer os furos nos devidos lugares em que se encaixarão as presilhas. Pronto dessa maneira você já tem o molde do capuz;

6º- O proximo passo é cobrir o lado do molde que ficara voltado para o motor com um feltro isolador. Esse feltro é facilmente encontrado em lojas de tecidos automotivos; consiste em um feltro fino que de um lado é recoberto por uma camada fina de tecido preto e o outro lado, que é apropriado para ser colado nas superfícies, é composto do próprio feltro;
obs: O feltro deve ser fino, para não pesar muito a estrutura, evitando que esta não fique presa pelos bujões e tamém para eviatr que toque no motr para evitar danos.

7º- A seguir cola-se na parte posterior do molde, que ficará voltada para o capuz, um tecido preto, qualquer ele que seja, somente para não arranhar a pintura interna da peça;

8º- Em seguida, fura-se os buraquinhos que serão encaixados os bujões de acordo com a marcação feita quando ainda estava sedo confeccionado o molde;

9º- Por fim basta encaixar o isolador já pronto no capuz, fixá-lo por meio dos bujões e recolocar o capuz no local.

Pronto agora o seu Monza tem um isolador do capuz moldado, muito próximo ao original de fábrica.
Assim que o processo estiver realizado em meu veículo, eu postarei as fotos neste tópico. Qualquer dúvida entrem em contato ok?
Abraços a todos e esero que tenham aprecisado a dica.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
Henrique
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por Henrique »

Boa sheldonn.

Mas eu não entendi porque que precisa desses bujões ai para a fixação. Não dá para colar, como o original???

abs
Henrique
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por RicardoDS »

Não tenho certeza, mas nos Monzas caixotes é colado e nos tubarões é fixado através de presilhas.

:wink:
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Sheldonn

Bom tentando solucionar as questões postas pelos amigos Henrique e RicardoDS venho explicar:
Essa dica de confecção do isolador do capuz moldado está voltada aos amigos que assim como eu, já buscaram essa peça em todo o país e não a encontraram, pois realmente ela não é mais comercializasa, sequer como peça obsoleta.
O Monza "A" utilizava isolador do capuz, porém esse isolador era composto de três peças separadas que eram coladas na parte posterior do capuz do motor, nos vincos formados pela estrutura e pela "folha" do capuz. Esse tipo de isolador estava também presente na linha Opala/Caravan e D-20, por exemplo.
Com a reestilização do Monza em 1991, a GMB passou então a utilizar no seu então sedã campeão de vendas o isolador do capuz moldado, que recobria toda a parte posterior do capuz, bem como era fixado neste por meio de bujões, ou presilhas. Um exemplo de veículos que utilizaram esse mesmo isolador foram Omega "A", "B", "C" e "D"; Vectra "A", "B" e "C"; Astra "A" e "B"; Meriva, Zafira, etc.
Em 1993, a GMB como medidas iniciais que visavam a descontinuação da versão Classic Se no mesmo ano, bem como a descontinuação da linha Monza em 1996, retirou tal equipamento do Monza, portanto este isolador foi usado somente nas versões SLE e Classic Se de 1991 e 1992.
Porato amigos ai está a dica, caso alguém tenha mais dúvidas, por gentileza entrem em contato.
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Não é melhor usar um velcro? quando for lavar o motor, é removido facilmente.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Sheldonn

Olhem só, a minha proposta é deixar o meu Classic Se o mais original possível. A minha intenção em confeccionar um isolador do capuz moldado artesanalmente foi pensando exatamente nisso; manter a originalidade do veículo.
Eu prefiro que o isolador seja preso au capuz por presilhas, mas quem desejar colar um velcro no capuz fique à vontade, mas como eu vou pintar e envernizar inclusive as partes internas das peças essa opção está completamente descartada para mim.
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Qual seria a real função desse isolador? é pra atenuar o barulho?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Sheldonn

Bom caro amigo Marcel Murai a função de isolador é bastante simples e se resume a atenuar o barulho produzido pelo motor e evitar o aquecimento do capuz e a danificação da pintura deste.
Responder