Confecção do isolador do capuz moldado.
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Confecção do isolador do capuz moldado.
Caros amigos Monzeiros o sonho de muitos de nós é por um isolador do capuz moldado nos nossos Monzas, mas infelizmente a GM não mais fornece essa peça e sequer existe na rede de concessionárias, nem como peça obsoleta. Afirmo, pois fiz uma busca refinada, inclusive abrindo uma solicitação junto a GMB, mas não foi possível encontrar a tal peça.
Diante dessa dificuldade, decidi me dirigir a uma capotaria conceituada em minha cidade e tentar por em ação um plano mirabolante, mas que foi aceito e elogiado pelo capoteiro, que tem nada mais nada menos que 40 anos de experiência em capotaria.
O plano é o seguinte: sabemos que a maioria dos capoteiros quando vão fazer um isolador do capuz, eles simplesmente colam um carpete duro na parte interna do capuz e pronto, mas como eu sou uma pessoa bastante exigente desenvolvi uma técnica que possibilita ao capoteiro moldar o carpete à forma do capuz como se segue:
1º- É necessário retirar o capuz do veículo e virá-lo, de maneira que a parte posterior do capuz fique voltada para cima;
2º- A seguir deve-se estender um tecido que seja bem mole e um pouco impermeável sob a parte posterior do capuz.
3º- Em seguida, deve-se pincelar levemente resina epóxi (aquela mesma uilizada para compor a fibra de vidro) sob o tecido. Detalhe que deve ser uma camada bem fina, pois não pode ficar grosso demais, por que corre o risco de tocar no motor do veículo e gerar algum dano.
4º- Quando a resina começar a secar, marque nela os furos que serão utilizados para se colocar as presilhas (bujões), se não me engano são 20 presilhas (bujões). Nessa etapa marque também a forma que será dado ao isolador com giz, seguindo o contorno deste, pois assim ficará bem fácil de recortar o molde feito em resina com a forma correta;
5º- Seca a resina, basta retirar o molde do capuz, recortá-lo de acordo com a marcação feita anteriormente e fazer os furos nos devidos lugares em que se encaixarão as presilhas. Pronto dessa maneira você já tem o molde do capuz;
6º- O proximo passo é cobrir o lado do molde que ficara voltado para o motor com um feltro isolador. Esse feltro é facilmente encontrado em lojas de tecidos automotivos; consiste em um feltro fino que de um lado é recoberto por uma camada fina de tecido preto e o outro lado, que é apropriado para ser colado nas superfícies, é composto do próprio feltro;
obs: O feltro deve ser fino, para não pesar muito a estrutura, evitando que esta não fique presa pelos bujões e tamém para eviatr que toque no motr para evitar danos.
7º- A seguir cola-se na parte posterior do molde, que ficará voltada para o capuz, um tecido preto, qualquer ele que seja, somente para não arranhar a pintura interna da peça;
8º- Em seguida, fura-se os buraquinhos que serão encaixados os bujões de acordo com a marcação feita quando ainda estava sedo confeccionado o molde;
9º- Por fim basta encaixar o isolador já pronto no capuz, fixá-lo por meio dos bujões e recolocar o capuz no local.
Pronto agora o seu Monza tem um isolador do capuz moldado, muito próximo ao original de fábrica.
Assim que o processo estiver realizado em meu veículo, eu postarei as fotos neste tópico. Qualquer dúvida entrem em contato ok?
Abraços a todos e esero que tenham aprecisado a dica.
Diante dessa dificuldade, decidi me dirigir a uma capotaria conceituada em minha cidade e tentar por em ação um plano mirabolante, mas que foi aceito e elogiado pelo capoteiro, que tem nada mais nada menos que 40 anos de experiência em capotaria.
O plano é o seguinte: sabemos que a maioria dos capoteiros quando vão fazer um isolador do capuz, eles simplesmente colam um carpete duro na parte interna do capuz e pronto, mas como eu sou uma pessoa bastante exigente desenvolvi uma técnica que possibilita ao capoteiro moldar o carpete à forma do capuz como se segue:
1º- É necessário retirar o capuz do veículo e virá-lo, de maneira que a parte posterior do capuz fique voltada para cima;
2º- A seguir deve-se estender um tecido que seja bem mole e um pouco impermeável sob a parte posterior do capuz.
3º- Em seguida, deve-se pincelar levemente resina epóxi (aquela mesma uilizada para compor a fibra de vidro) sob o tecido. Detalhe que deve ser uma camada bem fina, pois não pode ficar grosso demais, por que corre o risco de tocar no motor do veículo e gerar algum dano.
4º- Quando a resina começar a secar, marque nela os furos que serão utilizados para se colocar as presilhas (bujões), se não me engano são 20 presilhas (bujões). Nessa etapa marque também a forma que será dado ao isolador com giz, seguindo o contorno deste, pois assim ficará bem fácil de recortar o molde feito em resina com a forma correta;
5º- Seca a resina, basta retirar o molde do capuz, recortá-lo de acordo com a marcação feita anteriormente e fazer os furos nos devidos lugares em que se encaixarão as presilhas. Pronto dessa maneira você já tem o molde do capuz;
6º- O proximo passo é cobrir o lado do molde que ficara voltado para o motor com um feltro isolador. Esse feltro é facilmente encontrado em lojas de tecidos automotivos; consiste em um feltro fino que de um lado é recoberto por uma camada fina de tecido preto e o outro lado, que é apropriado para ser colado nas superfícies, é composto do próprio feltro;
obs: O feltro deve ser fino, para não pesar muito a estrutura, evitando que esta não fique presa pelos bujões e tamém para eviatr que toque no motr para evitar danos.
7º- A seguir cola-se na parte posterior do molde, que ficará voltada para o capuz, um tecido preto, qualquer ele que seja, somente para não arranhar a pintura interna da peça;
8º- Em seguida, fura-se os buraquinhos que serão encaixados os bujões de acordo com a marcação feita quando ainda estava sedo confeccionado o molde;
9º- Por fim basta encaixar o isolador já pronto no capuz, fixá-lo por meio dos bujões e recolocar o capuz no local.
Pronto agora o seu Monza tem um isolador do capuz moldado, muito próximo ao original de fábrica.
Assim que o processo estiver realizado em meu veículo, eu postarei as fotos neste tópico. Qualquer dúvida entrem em contato ok?
Abraços a todos e esero que tenham aprecisado a dica.
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Bom tentando solucionar as questões postas pelos amigos Henrique e RicardoDS venho explicar:
Essa dica de confecção do isolador do capuz moldado está voltada aos amigos que assim como eu, já buscaram essa peça em todo o país e não a encontraram, pois realmente ela não é mais comercializasa, sequer como peça obsoleta.
O Monza "A" utilizava isolador do capuz, porém esse isolador era composto de três peças separadas que eram coladas na parte posterior do capuz do motor, nos vincos formados pela estrutura e pela "folha" do capuz. Esse tipo de isolador estava também presente na linha Opala/Caravan e D-20, por exemplo.
Com a reestilização do Monza em 1991, a GMB passou então a utilizar no seu então sedã campeão de vendas o isolador do capuz moldado, que recobria toda a parte posterior do capuz, bem como era fixado neste por meio de bujões, ou presilhas. Um exemplo de veículos que utilizaram esse mesmo isolador foram Omega "A", "B", "C" e "D"; Vectra "A", "B" e "C"; Astra "A" e "B"; Meriva, Zafira, etc.
Em 1993, a GMB como medidas iniciais que visavam a descontinuação da versão Classic Se no mesmo ano, bem como a descontinuação da linha Monza em 1996, retirou tal equipamento do Monza, portanto este isolador foi usado somente nas versões SLE e Classic Se de 1991 e 1992.
Porato amigos ai está a dica, caso alguém tenha mais dúvidas, por gentileza entrem em contato.
Essa dica de confecção do isolador do capuz moldado está voltada aos amigos que assim como eu, já buscaram essa peça em todo o país e não a encontraram, pois realmente ela não é mais comercializasa, sequer como peça obsoleta.
O Monza "A" utilizava isolador do capuz, porém esse isolador era composto de três peças separadas que eram coladas na parte posterior do capuz do motor, nos vincos formados pela estrutura e pela "folha" do capuz. Esse tipo de isolador estava também presente na linha Opala/Caravan e D-20, por exemplo.
Com a reestilização do Monza em 1991, a GMB passou então a utilizar no seu então sedã campeão de vendas o isolador do capuz moldado, que recobria toda a parte posterior do capuz, bem como era fixado neste por meio de bujões, ou presilhas. Um exemplo de veículos que utilizaram esse mesmo isolador foram Omega "A", "B", "C" e "D"; Vectra "A", "B" e "C"; Astra "A" e "B"; Meriva, Zafira, etc.
Em 1993, a GMB como medidas iniciais que visavam a descontinuação da versão Classic Se no mesmo ano, bem como a descontinuação da linha Monza em 1996, retirou tal equipamento do Monza, portanto este isolador foi usado somente nas versões SLE e Classic Se de 1991 e 1992.
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Não é melhor usar um velcro? quando for lavar o motor, é removido facilmente.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
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2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
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2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
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Olhem só, a minha proposta é deixar o meu Classic Se o mais original possível. A minha intenção em confeccionar um isolador do capuz moldado artesanalmente foi pensando exatamente nisso; manter a originalidade do veículo.
Eu prefiro que o isolador seja preso au capuz por presilhas, mas quem desejar colar um velcro no capuz fique à vontade, mas como eu vou pintar e envernizar inclusive as partes internas das peças essa opção está completamente descartada para mim.
Eu prefiro que o isolador seja preso au capuz por presilhas, mas quem desejar colar um velcro no capuz fique à vontade, mas como eu vou pintar e envernizar inclusive as partes internas das peças essa opção está completamente descartada para mim.
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Qual seria a real função desse isolador? é pra atenuar o barulho?
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