PONTEIRO DO VOLTIMETRO

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

PONTEIRO DO VOLTIMETRO

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

olá monzeiros

Ao trocar esta semana o reg.de voltagem( bosh-032) do meu alternador´percebi que o multimetro subiu muito pouco. antes estava com 1/4 (baixo pra cima) agora se aproxima da metade. porem o altenador ficou legal com 13,8 v na lenta. tenho que informar tbm que quando aciono o comando de seta o ponteiro do voltimetro se mexe tipo que fazendo um tic-tac com o pisca seta. o que pode ser isto?? sensor do alternador???

abraços
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: PONTEIRO DO VOLTIMETRO

Mensagem não lida por José Leal »

Tá ideal o funcionamento do alternador.
Sobre o ponteiro na escala, veja como estão as conexões no painel, especialmente o aterramento. Pode ser que exista algum zinabre, que esteja dificultando a passagem de corrente.
Sobre o ponteiro dando "repiques", isso é normal. Com o acendimento das lâmpadas de seta, naturalmente a voltagem cai um pouco, pois, são 2 lâmpadas de 21W acendendo. Como o acendimento é muito rápido, o alternador não consegue corrigir a voltagem a tempo, então o ponteiro dá esses repiques na mesma frequência da seta.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
caramaneiro1
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 410
Registrado em: 16 Set 2010, 00:46
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: PONTEIRO DO VOLTIMETRO

Mensagem não lida por caramaneiro1 »

ok. deixa eu esclarecer minhas duvidas!!!
1-Quando vc diz conexoes de painel vc ta querendo dizer o que? onde? se for o chicote central que é plugado no painel ele esta legal pois fiz aquela instalaçao da lampada de mudança de marchas e ele estava 100%.
2-Aterramento do alternador ou painel onde fica?
3-sobre os repiques eu concordo com vc porem os repiques sao enormes o ponteiro cai do meio para 1/4 (pode ser que por um dos motivos acima mencionado eles estao mais intensos né.
GUARDIÕES DOS OCEANOS ---> SEA SHEPHERD!!!
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: PONTEIRO DO VOLTIMETRO

Mensagem não lida por filipenogueira »

amigos, essa oscilação rapida quando se liga a seta e/ou pisca-alerta não é normal, o meu estava assim mas consegui corrigir da seguinte forma, o meu alarme foi instalado pegando o positivo direto do cabo que alimenta a caixa de fusíveis, está errado pois deve-se pega da caixa de fusíveis, o cabo deve alimentar a caixa e alimentar o alarme depois, dá uma conferida nisso.
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9180
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: PONTEIRO DO VOLTIMETRO

Mensagem não lida por luiz sle »

filipenogueira escreveu:amigos, essa oscilação rapida quando se liga a seta e/ou pisca-alerta não é normal, o meu estava assim mas consegui corrigir da seguinte forma, o meu alarme foi instalado pegando o positivo direto do cabo que alimenta a caixa de fusíveis, está errado pois deve-se pega da caixa de fusíveis, o cabo deve alimentar a caixa e alimentar o alarme depois, dá uma conferida nisso.
Nada a ver. Qualquer consumo considerável de energia faz o ponteiro do voltímetro abaixar, ainda mais no caso das setas que dão piques de consumo de energia rápidos não dando tempo pro alternador corrigir a carga então oscila mesmo.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2318
Registrado em: 19 Jul 2010, 19:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: PONTEIRO DO VOLTIMETRO

Mensagem não lida por filipenogueira »

olha amigo Luiz sle, então meu painel ta zuado? pois depois que foi feita essa correção no meu carro o ponteiro não dá mais grandes pulos quando ligo a seta, claro que quando ligo o farol, farol alto, milha, ventilação forçada, desembaçador traseiro o ponteiro irá se mover, mas quando ligo a seta/pisca-alerta ele não fica mais dando saltos.
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9180
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: PONTEIRO DO VOLTIMETRO

Mensagem não lida por luiz sle »

filipenogueira escreveu:olha amigo Luiz sle, então meu painel ta zuado? pois depois que foi feita essa correção no meu carro o ponteiro não dá mais grandes pulos quando ligo a seta, claro que quando ligo o farol, farol alto, milha, ventilação forçada, desembaçador traseiro o ponteiro irá se mover, mas quando ligo a seta/pisca-alerta ele não fica mais dando saltos.
Grandes piques não. Piques comuns do consumo de duas lâmpadas de 21W acendendo e apagando rapidamente! Se as setas ascendessem e não apagassem com certeza o pique seria menor ainda já que o alternador teria tempo para corrigir a carga!

Depende do pique de carga que cada painel mostra! Se o meu ou o seu painel está com problemas eu não sei! :)
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: PONTEIRO DO VOLTIMETRO

Mensagem não lida por José Leal »

caramaneiro1 escreveu:ok. deixa eu esclarecer minhas duvidas!!!
1-Quando vc diz conexoes de painel vc ta querendo dizer o que? onde? se for o chicote central que é plugado no painel ele esta legal pois fiz aquela instalaçao da lampada de mudança de marchas e ele estava 100%.
2-Aterramento do alternador ou painel onde fica?
3-sobre os repiques eu concordo com vc porem os repiques sao enormes o ponteiro cai do meio para 1/4 (pode ser que por um dos motivos acima mencionado eles estao mais intensos né.
Amigo, descupe-me na demora em responder...

1-Sim, seria aquele conector retangular grande, que é plugado no centro do painel.
2-Citei o aterramento do painel, na minha mensagem anterior. O aterramento fica em um parafuso atrás do painel, na estrutura do console. Quando vc retira o painel, não existe uma estrutura de ferro, que sustenta o console? Pois é, não me lembro perfeitamente se é atrás ou abaixo do painel, mas existe um parafuso com uns 3, 4 fios marrons chegando. É lá que é o aterramento.
3-Como os repiques estão grandes, pode ser problema do aterramento mesmo. Normalmente o repique que o voltímetro dá quando se aciona a seta, é coisa pouca, menos de 1mm na escala.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Responder